Farben realiza workshop HighDecor com tendências de Milão

Evento contou com insights exclusivos de arquiteto e artista plástica que visitaram o Salone del Mobile, principal evento de design mundial

Publicado em 19 de maio de 2025 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Em uma noite marcada pela criatividade e inovação, a Tintas Farben realizou o Workshop HighDecor, reunindo mais de 40 profissionais entre arquitetos, designers e proprietários de marcenarias. O evento, sediado no Lounge Elas do Nações Shopping, foi uma imersão nas tendências mundiais de design apresentadas na 63ª edição do Salone del Mobile, realizada em Milão entre 8 e 13 de abril.

O workshop trouxe à tona as novas direções estéticas e conceituais observadas na maior feira mundial de design e arquitetura, por meio de dois profissionais renomados: o arquiteto Marcos Sônego e a artista plástica Simoni Coelho, que compartilharam suas experiências e principais descobertas.

Produção de móveis cresce

O CEO da Farben, Edmilson Zanatta, abriu o evento destacando a importância de aproximar a marca dos profissionais criativos e da comunidade.“Esse espaço é uma oportunidade de apresentar todas as novidades da nossa empresa, criando possibilidades para que arquitetos e designers desenvolvam projetos cada vez mais interessantes e bonitos”, afirmou.

Ele reforçou a importância de inspirar a criatividade local. “O Brasil tem um potencial criativo único. Precisamos criar nossas próprias tendências e mostrar ao mundo que o design brasileiro pode liderar.”

Para complementar, o supervisor comercial da Farben, Fernando Martinhago, destacou o potencial da linha HighDecor para atender projetos de alta decoração. “Temos uma solução para cada tipo de projeto, superfície e substrato. A linha HighDecor oferece acabamentos sofisticados e personalizados para móveis, acessórios, vitrais e efeitos especiais, possibilitando criações únicas para cada cliente”, afirmou.Farben

Milão: epicentro de ideias e design global

O arquiteto Marcos Sônego descreveu a experiência em Milão como transformadora. “É um epicentro de ideias, fervilha arte e conceito. Todo arquiteto deve ir, pelo menos uma vez, a Milão”, revelou. Sônego, que mantém uma parceria com a Farben há mais de 30 anos, apontou uma forte influência dos anos 70, marcada por cores vibrantes, psicodelismo e o uso expressivo da madeira. “Móveis com cantos arredondados, curvas suaves e materiais como vidro pintado, aço envelhecido e couro aplicado em paredes e mesas foram destaques”, completou.

A sustentabilidade também se mostrou um elemento central no design contemporâneo, com marcas globais priorizando práticas mais responsáveis.“É uma tônica mundial que está muito presente nos projetos”, reforçou.

Cores, materiais e o olhar artístico

A artista plástica Simoni Coelho complementou a visão trazendo seu olhar sobre as cores e materiais que dominarão o design nos próximos anos. “A cidade de Milão não dorme. Em todos os cantos há coisas interessantes”, comentou Simoni, que visitou a feira com o objetivo de entender o processo criativo e as motivações por trás de cada obra.

Segundo a artista, as paletas de cores predominantes giram em torno de tons terrosos.“O ocre, o terracota, o mocha, eleita cor do ano pela Pantone, além do verde, uva, marsala, mostarda e vermelho vibrante”, destacou.

Simoni ressaltou ainda as influências culturais presentes no evento, com forte presença da estética asiática, particularmente japonesa, e de elementos da América Latina. “Os materiais naturais continuam em alta, com pedras naturais mantendo sua relevância, o retorno de pedras retrô e objetos minimalistas com design clean e leve”, relembrou.

O arquiteto e a artista plástica também observaram uma valorização crescente do artesanal, com madeira, cerâmica e lãs aplicadas de formas inovadoras. “Vimos, por exemplo, luminárias confeccionadas com lã e tapetes que subiam pelas paredes”, destacaram.

Um marco para o design no Brasil

O Workshop HighDecor consolidou a Farben como uma ponte entre as tendências globais e a criatividade local, oferecendo aos profissionais uma oportunidade única de se conectar com o que há de mais atual na arquitetura e no design. “O design agrega valor ao produto. Queremos incentivar esses profissionais a pensar fora da curva, criar tendências que inspirem o mundo”, afirmou o CEO Edmilson Zanatta.

Com iniciativas como o Workshop HighDecor, a Farben reafirma seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a valorização do design brasileiro. “Até 2030, queremos nos consolidar globalmente, vendendo não somente tintas, mas conceitos”, destacou o CEO, reforçando o compromisso da empresa em estar alinhada às tendências mundiais e fomentar a criatividade local.Farben

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas