Fiama se destaca com vasta gama de tecidos para móveis

Fiama Tecidos tem mais de seis décadas de história e se destaca no mercado moveleiro por produção vertical e vasta gama de tecidos para móveis

Publicado em 21 de agosto de 2023 | 09:00 |Por: Thiago Rodrigo

Foi em Campinas (SP), em 1961, que a Fiama começou a trabalhar com tecidos. Em 2023, a empresa completa 62 anos com a terceira geração da família Omati. Construindo muitas histórias e trabalhando para inovar no mercado de decoração no Brasil e no exterior, atualmente a Fiama é uma marca consolidada no mercado de tecidos para decoração e móveis, sendo referência em produtos têxteis com fabricação nacional.

No início, a empresa apenas estampava tecidos de terceiros, mas com a alta demanda, a família Omati visualizou novas oportunidades. “Um ano depois já estávamos com grande parte do nosso parque fabril estruturado com outros processos de beneficiamento e oferecendo produtos completos”, conta Thiago Omati, diretor comercial nacional e exportação, filho do presidente José Omati e irmão de Gustavo Omati, diretor financeiro da companhia.

Abicol apresenta demandas do setor colchoeiro

Juntos eles administram o negócio que possui uma produção vertical com a realização de todos os processos de fabricação dos tecidos. Assim, oferecem ao mercado produtos de alta qualidade, utilizando as melhores matérias-primas e controlando todos os processos fabris internamente. “Hoje, somos verticalizados e com tecnologias completas e inovadoras que poucas indústrias nacionais conseguem oferecer”, diz Thiago.

Na fábrica da empresa são realizados os processos de fiação, tecelagem, tingimento de tecidos, tingimento de fios, estamparia convencional e digital, além de acabamento especiais que são um dos grandes diferenciais da marca. A Fiama possui mais de cinco mil produtos em linha como: linhos, algodão, viscose, poliéster, poliéster tinto em massa, boucle, fibras mescladas e jacquares, para ambientes de áreas internas e externas.

As dificuldades no mercado de tecidos no Brasil são influenciadas principalmente pela tributação e pela política econômica instável, de acordo com o diretor. Externamente, como cada país possui sua política econômica, isso acaba favorecendo a exportação em alguns momentos.

Continue lendo a reportagem na edição 329 da Móbile Fornecedores

Fiama

Fiama

“Estamos constantemente buscando por inovações tecnológicas e investindo em máquinas, matérias-primas e processos modernos para oferecer produtos inovadores ao nosso mercado de decoração”, diz o diretor comercial Thiago Omati

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas