Formas de utilizar a pintura no mobiliário
Sayerlack aponta formas de utilizar a pintura para o design do mobiliário
Publicado em 26 de junho de 2023 | 11:19 |Por: Thiago Rodrigo
O design pode ser utilizado de diferentes formas por uma indústria. De maneira estratégica no negócio, para a experiência do usuário ou simplesmente para o produto, sua forma mais conhecida. No mobiliário, diversas soluções podem ser aplicadas pela indústria moveleira. As tintas e vernizes, por exemplo, podem ser utilizadas praticamente em todas as formas de design do mobiliário. A principal vantagem da pintura no mobiliário é poder desenvolver soluções que envelopem o móvel, favorecendo e destacando suas formas e sua funcionalidade.
– Abicol escolhe ODS para colocar em prática
Aspectos estéticos, é claro, são possíveis com a pintura de várias modos. Afinal, um dos objetivos do design é criar uma superfície que não só agrade visualmente, mas também proporcione uma experiência tátil confortável e transmita o diferencial do produto, influenciando a decisão de compra do consumidor. Nesse sentido, soluções da fornecedora de tintas e vernizes, Sayerlack, englobam uma série de acabamentos que podem ser usados de forma única ou combinando texturas e efeitos. Além disso, proporcionam proteção na pintura no mobiliário. São elas:
Texturas: são um recurso tátil importante para agregar valor ao móvel, como o toque suave e agradável da madeira natural, a superfície lisa e brilhante de um verniz ou uma laca High Gloss.
Madeiras com veios marcantes: o uso de lâminas de madeiras com veios marcantes, adicionam textura e profundidade à superfície, tornando-a mais interessante e agradável ao toque.
Superfícies metálicas: o uso de efeitos metálicos, como o alumínio, o cobre e o aço, adicionam brilho e um toque industrial à superfície do móvel.
Vidro colorido: o vidro colorido é um acabamento moderno que pode ser utilizado para dar um toque de elegância e sofisticação à superfície do móvel.
Cores: as cores podem influenciar a aparência e o estilo do móvel, bem como o seu impacto visual no ambiente em que foi projetado. Observar as tendências de outros segmentos, favorece a escolha de tonalidades, além dos tons neutros, uma vez que o design irá absorver as cores escolhidas.
Processos de impressão: para criar diferentes efeitos visuais e texturas. A criatividade no desenvolvimento de padrões madeirados e efeitos visuais como tecido, tramas artesanais, couro e metais é infinita. Por exemplo, interiores de roupeiros com um padrão visual que simulam um tecido, como o linho, conferem sofisticação e aconchego para o consumidor que também observa o acabamento interno dos móveis.
Continue lendo a reportagem na Móbile Fornecedores 327