Gostos dos consumidores de móveis
Conheça os quatro grupos de gosto do estudo da Tendere para a Eucatex, avaliando macrotendências e comportamento de consumidor
Publicado em 15 de maio de 2024 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
Por meio de pesquisas que a Eucatex, fabricante de painéis de madeira, realiza periodicamente, a empresa estuda sobre a jornada de compra de móveis. Como resultado, compreende que o móvel é um sonho, uma compra planejada, não sendo comprado por impulso.
“Temos uma série de perfis de consumidores e diferentes gostos. A Eucatex trabalha com quatro perfis de consumidores, que chamamos de Latino Urbano, Pop Tropical, Karioka e Sofisticado”, diz Andrea Krause, consultora de marketing do departamento de marketing inovação da Eucatex.
Esse trabalho sobre os tipos de consumidores é realizado por meio da agência Tendere. Em função das mudanças de comportamento detectadas, criam-se as tendências e os gostos. “Todos sabemos que as mudanças, a evolução da tecnologia, a internet, trouxeram muitas transformações para o gosto das pessoas”, afirma a consultora de marketing.
Duas pesquisas anuais junto a consumidores que tenham realizado grandes reformas e tenham comprado móveis no período são realizadas pela companhia e, analisando esses consumidores, foram detectados que existem vários critérios para a compra que se traduzem diante da expectativa que esse consumidor tem em relação à experiência de compra.
– Leia mais sobre o perfil de consumidores de móveis na Móbile Fornecedores 337
“Hoje, não resumimos os critérios de compra em preço, marca, qualidade e status. Há uma série de pré-requisitos que o consumidor entende e que explicam por que ele escolhe um canal em detrimento de outro”, diz Andrea. Com efeito, se, por um lado, as pesquisas apontam que no magazine o atributo principal é preço, de outro o levantamento mostra que o consumidor hoje não quer só preço, mas sim novas experiências.
“Quando olhamos, por exemplo, para o segmento dos home centers, a pesquisa indica que o atributo de escolha mais valorizado é a presença de showroom com exposição dos móveis simulando ambientes”, declara.
O fator preço vai aparecer na quarta colocação, atrás ainda de atributos como praticidade e a oferta exatamente daquilo que se buscava. No canal marcenaria, móveis sob medida, confiança e atendimento diferenciado estão bem à frente do requisito preço.
Já a diversidade dos tipos de móveis oferecidos, a oferta de móveis compactos e de móveis multifuncionais são atributos entre os que mais importam para os que optam pelas lojas de móveis planejados.
“Ou seja, a experiência hoje está conquistando um espaço maior, porque o móvel passou a ser um objeto de realização e as pessoas querem comprar o que desejam. É claro que o consumidor está muito mais aberto a outros atributos além daqueles mais focados no varejo razão”, avalia Andrea.
Quatro grupos de consumidores de móveis
Leia mais sobre os quatro grupos de perfis de consumidores que a Eucatex trabalha.
Pop Tropical: com bases de cultura popular e no barroco-rococó brasileiro de todo dia, opulência, exuberância, sensualidade e uma pitada de excentricidade é a maneira de pensar e sentir a casa e os ambientes de uma pessoa Pop Tropical.
A aparência de sua casa ou de seu ambiente de trabalho é um meio poderoso de expressão, pode, não raro, ser dramático e acumular muitas referências no décor de sua casa ou negócio.
O excesso de elementos e a sensualidade exacerbada são a base, mas isso vem fundido às raízes populares (suas próprias, e não “importadas” do imaginário). É alguém que sabe (e gosta) de fundir o local e o global com facilidade.
Latino Urbano: une a ousadia sexy latina com o cosmopolitismo urbano de quem vive em grandes cidades (o que tem esse estilo de vida como referência). Sua expressão é “ousada” e gosta de mostrar que sabe usar a última novidade nacional e/ou internacional com desenvoltura. Gosta de moda, design, arquitetura, enfim, tudo o que é informação estética internacional.
De certa maneira, adora se ver como alguém que é trendy, trazendo para o seu grupo as últimas novidades. Tem uma certa queda por vintages, porque isso mostra que tem repertório.
É uma pessoa vaidosa que gosta que os outros reconheçam aquilo que está disposto em sua casa, em seu escritório, em seu look. Tudo é milimetricamente pensado, adora décor instagramável e sua imagem é um patrimônio que constrói a cada dia.
Karioka: a base é a bossa casual que busca um espaço conectado com o que é natural, uma decoração que traz uma beleza sem esforço. É ligada nas informações internacionais de design, moda, arquitetura e decoração internacionais, mas dilui tudo para uma abordagem descomplicada e simples.
Tem como ideal ser chique casual, iluminação natural, materiais com toque natural, cores “naturais”, sua busca é pelo que é naturalmente bonito e charmoso. Com informação de tendências, mas sem ser vítima da moda, é solar e “good vibes”.
Sofisticado: tem uma construção de imagem muito consciente, é iniciado(a) em arquitetura, design, cinema, música, artes, etc. Compreende a construção das peças e os processos dos quais cada uma faz parte. Por isso é exigente com acabamentos, forma, cores, afinal, pensa as composições de maneira a expressar seu gosto sofisticado, pois tem repertório aprofundado.