Gostos dos consumidores de móveis

Conheça os quatro grupos de gosto do estudo da Tendere para a Eucatex, avaliando macrotendências e comportamento de consumidor

Publicado em 15 de maio de 2024 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Por meio de pesquisas que a Eucatex, fabricante de painéis de madeira, realiza periodicamente, a empresa estuda sobre a jornada de compra de móveis. Como resultado, compreende que o móvel é um sonho, uma compra planejada, não sendo comprado por impulso.

“Temos uma série de perfis de consumidores e diferentes gostos. A Eucatex trabalha com quatro perfis de consumidores, que chamamos de Latino Urbano, Pop Tropical, Karioka e Sofisticado”, diz Andrea Krause, consultora de marketing do departamento de marketing inovação da Eucatex.

Esse trabalho sobre os tipos de consumidores é realizado por meio da agência Tendere. Em função das mudanças de comportamento detectadas, criam-se as tendências e os gostos. “Todos sabemos que as mudanças, a evolução da tecnologia, a internet, trouxeram muitas transformações para o gosto das pessoas”, afirma a consultora de marketing.

Duas pesquisas anuais junto a consumidores que tenham realizado grandes reformas e tenham comprado móveis no período são realizadas pela companhia e, analisando esses consumidores, foram detectados que existem vários critérios para a compra que se traduzem diante da expectativa que esse consumidor tem em relação à experiência de compra.

Leia mais sobre o perfil de consumidores de móveis na Móbile Fornecedores 337

“Hoje, não resumimos os critérios de compra em preço, marca, qualidade e status. Há uma série de pré-requisitos que o consumidor entende e que explicam por que ele escolhe um canal em detrimento de outro”, diz Andrea. Com efeito, se, por um lado, as pesquisas apontam que no magazine o atributo principal é preço, de outro o levantamento mostra que o consumidor hoje não quer só preço, mas sim novas experiências.

“Quando olhamos, por exemplo, para o segmento dos home centers, a pesquisa indica que o atributo de escolha mais valorizado é a presença de showroom com exposição dos móveis simulando ambientes”, declara.

O fator preço vai aparecer na quarta colocação, atrás ainda de atributos como praticidade e a oferta exatamente daquilo que se buscava. No canal marcenaria, móveis sob medida, confiança e atendimento diferenciado estão bem à frente do requisito preço.

Já a diversidade dos tipos de móveis oferecidos, a oferta de móveis compactos e de móveis multifuncionais são atributos entre os que mais importam para os que optam pelas lojas de móveis planejados.

“Ou seja, a experiência hoje está conquistando um espaço maior, porque o móvel passou a ser um objeto de realização e as pessoas querem comprar o que desejam. É claro que o consumidor está muito mais aberto a outros atributos além daqueles mais focados no varejo razão”, avalia Andrea.

Eucatex

Andrea Krause

Quatro grupos de consumidores de móveis

Leia mais sobre os quatro grupos de perfis de consumidores que a Eucatex trabalha.

Pop Tropical: com bases de cultura popular e no barroco-rococó brasileiro de todo dia, opulência, exuberância, sensualidade e uma pitada de excentricidade é a maneira de pensar e sentir a casa e os ambientes de uma pessoa Pop Tropical.

A aparência de sua casa ou de seu ambiente de trabalho é um meio poderoso de expressão, pode, não raro, ser dramático e acumular muitas referências no décor de sua casa ou negócio.

O excesso de elementos e a sensualidade exacerbada são a base, mas isso vem fundido às raízes populares (suas próprias, e não “importadas” do imaginário). É alguém que sabe (e gosta) de fundir o local e o global com facilidade.

Latino Urbano: une a ousadia sexy latina com o cosmopolitismo urbano de quem vive em grandes cidades (o que tem esse estilo de vida como referência). Sua expressão é “ousada” e gosta de mostrar que sabe usar a última novidade nacional e/ou internacional com desenvoltura. Gosta de moda, design, arquitetura, enfim, tudo o que é informação estética internacional.

De certa maneira, adora se ver como alguém que é trendy, trazendo para o seu grupo as últimas novidades. Tem uma certa queda por vintages, porque isso mostra que tem repertório.

É uma pessoa vaidosa que gosta que os outros reconheçam aquilo que está disposto em sua casa, em seu escritório, em seu look. Tudo é milimetricamente pensado, adora décor instagramável e sua imagem é um patrimônio que constrói a cada dia.

Karioka: a base é a bossa casual que busca um espaço conectado com o que é natural, uma decoração que traz uma beleza sem esforço. É ligada nas informações internacionais de design, moda, arquitetura e decoração internacionais, mas dilui tudo para uma abordagem descomplicada e simples.

Tem como ideal ser chique casual, iluminação natural, materiais com toque natural, cores “naturais”, sua busca é pelo que é naturalmente bonito e charmoso. Com informação de tendências, mas sem ser vítima da moda, é solar e “good vibes”.

Sofisticado: tem uma construção de imagem muito consciente, é iniciado(a) em arquitetura, design, cinema, música, artes, etc. Compreende a construção das peças e os processos dos quais cada uma faz parte. Por isso é exigente com acabamentos, forma, cores, afinal, pensa as composições de maneira a expressar seu gosto sofisticado, pois tem repertório aprofundado.

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