Greenplac, em 2021, tem crescimento sustentável lado a lado com clientes

Um ano para ficar para a história: mais recente fabricante de painéis conta como a empresa caminhou em 2021 com investimentos realizados

Publicado em 23 de dezembro de 2021 | 15:00 |Por: Thiago Rodrigo

Os efeitos a nível mundial, alheio à vontade de qualquer empresa, foi o que mais impactou a Greenplac em 2021. A alta e sobrecarga de fretes internacionais e falta de containers ou mesmo a alta demanda de papel decorativo e impregnação e aumento expressivo do custo de toda a matéria-prima, foram problemas comuns em muitas empresas, mas a empresa buscou estar lado a lado com os clientes para ter crescimento sustentável.

Ao longo deste ano, houve grandes desafios, mas com reuniões diárias e direcionamento entre equipes e com fornecedores, a Greenplac buscou superar cada um deles, atingindo resultados muito positivos, segundo Valmir Souza, diretor da indústria de MDF, como a conquista de recordes consecutivos de produção. Em meio a isso, ele assinala que o maior desafio foi manter a essência comercial, que tem como base cumprir os compromissos firmados com nossos clientes.

“Para a Greenplac, a transparência nas negociações é o que nos move e é onde queremos nos diferenciar dos concorrentes, pois acreditamos em um crescimento que é sustentável e que caminha lado a lado com nossos clientes. Este ano, tudo isso foi feito e reconhecido pelo mercado, mesmo com os desafios que surgiram”, declara.

Para vencer esse desafio, Souza diz que a empresa teve um trabalho realizado com maestria pela equipe comercial, que controlou a entrada de alta demanda e realizou uma divisão justa com cada um dos clientes. “O mesmo foi feito para os processos internos com nossa área de planejamento e suprimentos, que buscou um relacionamento muito próximo com nossos fornecedores, a fim de que não houvesse ruptura de fornecimento de nenhum dos nossos produtos”, conta.

Leia a última edição da Móbile Fornecedores de 2022

A Greenplac tem a mais recente fábrica de painéis de madeira no Brasil e a única localizada na região Centro-Oeste. Nos últimos anos, investiu na ampliação da planta fabril para crescer no extremamente competitivo mercado de chapas. Souza aponta que a empresa está confiante de que os investimentos realizados estão diretamente ligados à verticalização dos processos produtivos e acredita que isso ajudará a conquistar ainda mais competitividade no mercado nacional.

A empresa está efetuando o desenvolvimento de uma planta química com a autossuficiência de seus processos com a produção de formol. “É um passo muito importante que, aliado aos investimentos na linha de impregnação que deverá iniciar suas atividades em março de 2022, teremos um importante processo internalizado. Com isso, nos tornaremos menos vulneráveis às movimentações fortes de mercado como as causadas pela pandemia e, também, seremos cada vez mais autossuficientes em nosso processo fabril”, explica o diretor industrial.

Durante a pandemia, a Greenplac procurou ser realmente transparentes, tanto na relação com os clientes quanto com os fornecedores e com a equipe interna. “Seguramos a abertura de novas parcerias para atendermos com fidelidade nossos atuais clientes, com o nosso volume de produção, sendo de fato, honestos com cada um deles sobre tudo o que foi acordado. Fizemos o mesmo com nossos fornecedores, buscando dentro do possível entender a alta demanda mundial e chegando a um acordo para que pudéssemos, com o apoio deles, cumprir com nossos compromissos com os clientes”, explica Souza.

Além disso, o diretor assinala que a Greenplac investiu no forte alinhamento interno com as equipes, que mostraram total envolvimento e comprometimento durante todo o período. “Este ano de 2021 foi, realmente, muito desafiador, porém entendo como um desafio vencido, já que durante este período não tivemos ‘ruptura’ de fornecimento de nenhum dos nossos 38 padrões, o que reforça o trabalho em conjunto detalhado acima”, finaliza.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas