Homag: diversas novidades no segundo semestre
Fornecedora de máquinas muda estratégia, inaugura showroom e destaca soluções para indústria moveleira e marcenaria
Publicado em 28 de novembro de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
Com 34 filiais e 14 fábricas, presente em mais de 100 países, o Grupo Homag é um dos maiores fabricantes de máquinas para madeira do mundo. Com tecnologias para diferentes mercados que trabalham o substrato, a indústria moveleira e marcenaria apresentou algumas mudanças no segundo semestre de 2023.
Em agosto, a Homag esteve presente na Fimma Brasil 2023 com uma participação institucional em outro estande, que contou com câmera ao vivo dentro do novo showroom da empresa em Bento Gonçalves (RS). Com um óculos de realidade virtual, foi possível ver apresentações ao vivo do showroom desde o espaço na feira.
A fabricante alemã está lançando diversas máquinas este ano, como o centro de furação H308, com três cabeçotes e que faz furação de duas peças simultâneas; novas linhas de coladeiras de borda, como a KL126, com alta velocidade com 28 metros por minutos e fim de canto; e a seccionadora B180 para suprir a necessidade de mais velocidade no corte.
A nova linha Nesting da Homag é configurável de acordo com as necessidades dos clientes, tendo alimentação automática e integração ao gerenciador de estoque da empresa. Trata-se de uma inteligência artificial que faz toda a administração do estoque de chapas e reduz o tempo de alimentação e tempo de parada a zero. “Além disso, a empresa tem o software de integração de todas essas máquinas para uma produção 4.0, no qual estamos trabalhando muito forte para a Indústria 4.0”, destaca o Regional Sales, Flávio Farage.
O showroom da Homag foi inaugurado na mesma semana da feira e é o primeiro escritório regional da marca fora a matriz em São Paulo. “Temos funcionários, técnicos, peças de manutenção, máquinas expostas para demonstração dos clientes, vai ser permanente com máquinas e eventos”, destaca Farage. São 600 m² de espaço, com quatro máquinas montadas e, posteriormente, cinco.
Mudança de estratégia da Homag
A concentração de lançamentos de máquinas está baseada na mudança de estratégia da companhia, a partir do novo diretor Mathias Runk. “Ele tomou a decisão de abrirmos o mercado mundial da Homag para o Brasil. Estamos trazendo muita novidade porque ele considera essa estratégia primordial dentro da Homag, uma empresa de ponta de tecnologia para movelaria com mais de mil patentes ativas”, diz Farage.
Ele também enaltece que 30% das máquinas para madeira vendidas no mundo são Homag. “A cada dez máquinas, três são Homag e as outras sete se dividem entre todos os outros fabricantes mundiais. Assim, com a Homag sendo a maior desenvolvedora de máquinas para móveis do mundo, o Mathias quer mostrar toda essa força para o Brasil”, garante.
A Homag está investindo pesado não só no showroom, mas em máquinas novas, sendo nove modelos novos de coladeiras de borda que serão lançados a partir de agora, com três equipamentos para indústrias e seis para marcenarias. A seccionadora B180 é modular, para marcenaria sem mesa elevadora e com pinça ou para indústria com mesa elevadora e o sistema Power Concept que é a pinça adicional para indústria que aumenta em 30% a produtividade da máquina.
“No geral, a empresa foca 50% para indústria e 50% para marcenaria e a Homag igualmente é conhecida pelas qualidades das máquinas, por ser uma empresa extremamente tecnológica, temos o lema ‘Your Solution’, então sempre que for pensar em uma nova máquina, olhe para a Homag que sempre temos uma solução para você”, enaltece Farage.