Homag fortalece atuação na indústria moveleira brasileira

Com nova sede, Homag fortalece operações no Brasil e América do Sul, além de apresentar soluções digitais e integradas para aumentar a produtividade

Publicado em 6 de agosto de 2025 | 14:00 |Por: Thiago Rodrigo

Referência global em soluções para marcenarias e indústria moveleira, a Homag Brasil iniciou uma nova fase de crescimento com a chegada em São Paulo, unindo-se ao espaço físico do Grupo Dürr, ao qual pertence desde 2014. A mudança, realizada em abril de 2025, reforça a integração, agilidade e o fortalecimento da marca na América do Sul.

Anteriormente localizada em Taboão da Serra (SP), a Homag agora opera na Rua Arnaldo Magniccaro, 500 – São Paulo, SP, a cerca de 15 minutos do Aeroporto de Congonhas. Além da localização estratégica, a nova sede conta com um showroom moderno e completo, que oferece uma experiência imersiva em tecnologia e inovação, alinhada às tendências do setor.

Com foco no cliente e em um portfólio sustentável, a Homag mantém sua tradição em tecnologia alemã, agora com uma estrutura ainda mais flexível. A presença global em mercados estratégicos, como Alemanha, China, EUA, Espanha, Polônia e Índia, permite à Homag oferecer máquinas de diferentes origens com o melhor custo-benefício, sem abrir mão da qualidade.

Ainda mais próxima dos clientes

Atualmente, a Homag Brasil conta com a maior estrutura técnica própria do segmento no país, composta por mais de 30 colaboradores especializados, número que segue em expansão: os times de atendimento ao cliente, pós-vendas, peças e serviços também vêm sendo reforçados, garantindo diagnósticos precisos, prazos ágeis e suporte completo.

Uma das novidades é a Central de Atendimento Homag Brasil via WhatsApp, que agiliza o suporte técnico, permite solicitações de peças e agendamento de serviços, além de manter um histórico organizado dos atendimentos.

A capacitação contínua dos profissionais também é prioridade para a Homag, que realiza treinamentos técnicos periódicos com alinhamento a especialistas locais e internacionais. Esse padrão de excelência é reconhecido internacionalmente, com serviços técnicos exportados para mercados como os Estados Unidos.

Presença confirmada na Fimma Brasil 2025

A Homag está na Fimma Brasil 2025, a Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis, que acontece em Bento Gonçalves (RS), destacando soluções digitais e inovações para a indústria moveleira. Com um estande voltado para a experiência tecnológica, a Homag apresentará softwares e sistemas integrados que elevam a eficiência e o controle produtivo, atendendo à demanda crescente por automação inteligente.

Além do estande na Fimma, a empresa convida os visitantes a vivenciarem uma experiência completa no showroom, localizado a apenas 10 minutos do pavilhão da feira na Rua Fernando Antônio Merlin Rachelle, 48 – Bairro Ouro Verde, Bento Gonçalves (RS). Aberto ao público durante todos os dias da feira, o espaço possui uma estrutura moderna e uma linha de produção completa, oferecendo uma imersão prática em soluções aplicadas no dia a dia de marcenarias e fábricas de móveis.

Homag

Homag

Vista aérea do novo endereço da Homag em São Paulo

Soluções Homag na Fimma Brasil 2025

O foco da multinacional alemã na Fimma deste ano está na integração inteligente entre softwares e máquinas, oferecendo mais flexibilidade, controle e produtividade, conectado com as demandas crescentes de automação e digitalização da indústria moveleira.

– EDGETEQ S-300: coladeira de bordas de alto desempenho, foi projetada para oferecer flexibilidade e alta performance na produção moveleira. O equipamento conta com sistema de aplicação de cola flexível, que facilita a troca de cores e tipos de cola, unidade de fresagem multiperfis para arredondamento de cantos e fresagem faceadora, além de ajustes pneumáticos que reduzem os tempos de setup.

– WoodWOP: simplifica a programação de usinagem com sua interface visual e amigável, permitindo que as equipes realizem cortes e processos com mais qualidade e em menos tempo. Sua interface 3D permite visualizar detalhes antes do corte, garantindo precisão e segurança. Com programação baseada em objetos e simulações realistas, o woodWOP integra-se totalmente a sistemas CAD/CAM, transferindo projetos diretamente para a máquina, reduzindo retrabalhos e aumentando a autonomia dos operadores.

– Cut Rite: permite calcular planos de corte em segundos, com precisão milimétrica e redução de desperdícios, maximizando o uso de cada chapa de MDF. A solução realiza otimização automática, análises de perdas e gera relatórios detalhados, oferecendo maior controle do processo. Com rastreabilidade, etiquetas automáticas e gestão de sobras, é possível economizar até 20% em matéria-prima, contribuindo para uma produção mais sustentável e econômica.

– Homag iX: conecta projeto e produção de forma ágil, gerando automaticamente projetos 3D paramétricos, listas de corte, usinagem e ordens de produção. Com regras de produção integradas e total integração com woodWOP, Cut Rite e a fábrica, o sistema elimina erros, padroniza processos e facilita a escalabilidade por meio de modernização e automação.

– Tapio: marketplace digital da Homag e de parceiros globais, reúne soluções em software que podem ser acessadas e instaladas diretamente nas máquinas, permitindo maior agilidade, autonomia e integração ao processo produtivo. Lançado na Europa, o tapio transformou fábricas ao redor do mundo e agora chega ao Brasil para atender à crescente demanda do mercado local por soluções digitais inovadoras.

Novidades para o mercado brasileiro e sul-americano

Após participações de destaque em eventos globais como a Ligna, na Alemanha e o Homag Treff Xangai, na China, a marca anuncia importantes lançamentos no Brasil:

– EDGETEQ P-200: primeira impressora digital de bordas do mundo, que imprime padrões, imagens, logotipos e textos diretamente na borda ou no material, com velocidade de até 13 metros por minuto.

– STORETEQ P-500: sistema de gerenciamento de estoque com duas pontes sobrepostas operando de forma independente, dobrando a produtividade sem necessidade de expansão da área fabril e permitindo a criação de linhas de produção verticais.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas