Homag garante confiabilidade produtiva
Qualidade e melhora do fluxo produtivo são objetivos buscados pela indústria moveleira que a Homag busca atender com alta capacidade de entrega de resultados
Publicado em 24 de março de 2023 | 08:22 |Por: Thiago Rodrigo
Nos últimos anos, houve uma mudança no planejamento produtivo e uma transformação dos processos para alcançar maior produtividade. Isso foi provocado pelas mudanças no perfil do consumidor durante o processo de compra de móveis, principalmente devido à pandemia do Covid-19.
A mudança no comportamento de compra de móveis ocasionou um nível mais alto de personalização dos móveis, com mais ofertas de acabamentos, tonalidades e texturas. Além disso, também gerou uma busca por entrega mais rápida, o que exigiu, por sua vez, cada vez mais velocidade e flexibilidade dos processos, além da obrigatoriedade da redução do retrabalho.
Desse modo, segundo Flávio Farage, regional sales da Homag, um Supply Chain mais confiável tornou-se um desafio cada vez maior para o planejamento produtivo e a confiabilidade de produção. “A Homag, por meio da análise de processos produtivos e posicionamento estratégico do cliente no mercado moveleiro, têm ajudado os fabricantes a serem mais precisos no planejamento e execução da produção com soluções cada vez mais personalizadas”, garante.
Práticas Homag
Farage destaca que a Homag sempre mantém o foco na excelência produtiva do cliente. Produtividade, qualidade e melhora do fluxo produtivo, alinhado à alta capacidade de entrega de resultados, trazem confiabilidade ao processo produtivo para a indústria moveleira e marcenaria.
“A Homag sempre enxerga todos os aspectos do cliente e não somente o produtivo, como também, a estratégia comercial e cultura do cliente.
A demanda por resultados cada vez mais acertados nos mantém motivados a entender e alinhar as expectativas e exigências de nossos clientes, oferecendo a solução correta para o desenvolvimento da tarefa com excelência e lucratividade”, aponta o profissional.
Para a indústria moveleira obter maior produtividade e, consequentemente, menos custos, vários fatores são levados em consideração pela Homag ao configurar uma solução de alta produtividade e qualidade. Entre elas, estão: quantidade, variedade produzida e flexibilidade necessária ao processo.
“Uma vez definido a solução correta para o cliente, ele pode esperar o que chamamos de confiabilidade produtiva”, diz Farage. Em outras palavras, significa a execução do processo produtivo, com velocidade e alto padrão de acabamento. “Por exemplo: nossas linhas de colagem flexíveis para lote 0, em que se pode produzir rapidamente variados tipos de acabamento em bordas”, exemplifica.
– Leia Móbile Fornecedores 324
Além das máquinas e equipamentos, para obter maior produtividade é preciso considerar pessoas e materiais. A Homag considera homem e máquina como necessários se complementarem para que a tarefa ou o processo sejam executados com excelência.
Assim sendo, os softwares das máquinas Homag são extremamente intuitivos e desenhados para a melhor integração com o operador e fáceis de operar, de acordo com o regional sales da empresa alemã que produz seus próprios softwares para cada máquina. “Por sua vez, as máquinas consideram os tipos de materiais que serão beneficiados, sempre cuidando para que o acabamento seja o melhor, inclusive na alta velocidade”, afirma.
A Homag é um grande desenvolvedor de soluções de controle e gestão de produção, diz Farage. Entre as várias soluções que fornece, há a Storeteq. O equipamento gerencia o estoque de chapas e alimenta linhas de corte, poupando tempo na logística de movimentação e controle de estoques. “As chapas são movimentadas automaticamente pelo Storeteq. O risco de danificar o revestimento dos materiais reduz drasticamente, elevando a qualidade e diminuindo o retrabalho, gerando confiabilidade produtiva”, ressalta o profissional.