Impress Decor apresenta Horizon como sua cor do ano 2026

Em evento com diretores e gestores de fabricantes de painéis, Impress Decor apresenta cor do ano 2026 com criação global da empresa

Publicado em 24 de outubro de 2025 | 11:00 |Por: Thiago Rodrigo

A Impress Decor, referência no desenvolvimento e produção de superfícies decorativas para a indústria de painéis, móveis e pisos, que comemora 25 anos de Brasil em 2025, revelou ontem (24/10) em seu Design Center em Curitiba (PR) para clientes e players do segmento, sua cor do ano 2026, Horizon.

A cor foi escolhida em um momento de profundas reflexões sobre o estado do mundo e as emoções que dominam a vida cotidiana. É uma cor que convida voltar à essência, símbolo de inovação, transformação e infinitas possibilidades porque a empresa acredita que a mudança é e sempre será uma grande forma de inspiração.

Marciel Nogaroto, presidente da Impress Decor no Brasil, deu as boas-vindas aos presentes, em sua maioria diretores e gestores de marketing de fabricantes de painéis de madeira e passou a palavra para Jessica Hori, gerente de design e produto da Impress Decor. Sendo uma criação da filial brasileira que se consolidou no grupo, a cor do ano é um xodó para a Impress Decor Brasil e um orgulho de ter se tornado global.

A criação da cor foi processo de escuta e conexão com dez pessoas do time de design da Impress Decor Brasil com outras equipes da Impress no mundo na Alemanha, Áustria, China, Colômbia, Espanha, Polônia, Turquia e Estados Unidos. “Convidamos vocês a esquecer o mundo lá fora e navegar conosco nesta noite porque hoje celebramos esta síntese de culturas, ideias e sensibilidades”, disse Jéssica.

Antes de conhecer a cor do ano 2026 da Impress Decor, o arquiteto e urbanista Rodrigo Ohtake (filho de Ruy Ohtake), foi convidado pela empresa a falar sobre cor, design e identidade. Segundo ele, o olhar é um exercício que tem de ser feito constantemente, inclusive quando se está sonhando.

“O Ruy tinha um caderninho na cabeceira e quando acordava no meio da madrugada e desenhava. Então, a gente precisa ter o olhar atento o tempo todo escaneando absolutamente tudo para criar nosso repertório. Acho que a partir desse nosso repertório a gente consegue criar uma coisa autoral, somente sua. Essa bagagem é fundamental para potencializar a intuição no momento da criação”, contou.

Segundo Rodrigo Ohtake, o papel do arquiteto e designer também é de reeducar o cliente. Ao apresentar diversos projetos arquitetônicos e urbanísticos no qual ele utilizou a cor como elemento importante em seus projetos, em sua apresentação Ohtake destacou como é possível fazer uso dela. “Uma cor do ano é uma possibilidade. Ousadia é fundamental para chegar aonde queremos chegar”, definiu.

Cor do ano 2026 da Impress Decor

Um passo inédito foi dado Pela empresa em sua história ao lançar a primeira Cor do Ano concebida em nível global. O processo, que até então era conduzido pela equipe brasileira desde 2018, ganhou nova escala com a participação de profissionais de todos os países onde a empresa atua. O resultado é uma cor que traduz a pluralidade de perspectivas e sensibilidades: uma síntese entre culturas distintas, mas unidas pelo mesmo desejo de compreender o presente e projetar o futuro.

Essa ampliação de perspectiva reflete um momento de maturidade criativa para a Impress Decor: o design se torna uma forma de pensar o tempo em que vivemos. Horizon nasce, portanto, de um processo de escuta e conexão, no qual designers da Alemanha, Áustria, Itália, Espanha, China, Turquia, Estados Unidos, Colômbia e Brasil compartilharam percepções, contextos e realidades diversas e, ainda assim, chegaram ao mesmo sentimento essencial: o de um mundo em constante transformação, buscando novos pontos de equilíbrio.

“Foi muito interessante transformar um processo do Brasil em uma criação coletiva, com vários designers de diferentes culturas e visões de mundo. Alguns mais práticos, outros mais poéticos, mas todos alinhados aos acontecimentos locais e globais”, conta Jessica Hori sobre o processo de criação. “Essa troca trouxe novas perspectivas sobre como cada país enxerga o tempo e o papel do design na interpretação das transformações sociais, reforçando o caráter coletivo e contemporâneo da criação”, comenta Luiz Gorgen, designer da equipe da Impress Brasil.

Criação da Horizon

Horizon é a cor que nasce no ponto de encontro entre o céu e o mar, onde o visível se mistura com o imaginário. Equilibrada entre o verde e o azul, ela traduz o movimento e a profundidade de um tempo que clama por pausa e atenção. É um tom limiar, entre o natural e o tecnológico, o humano e o mineral, como o próprio horizonte, um ponto onde a realidade se dissolve no imaginário. Sua natureza híbrida reflete o espírito da época, em que as fronteiras se tornam porosas e o essencial se confunde com o efêmero.

“Para a criação desta cor, buscamos algumas referências em elementos da natureza, onde nem sempre encontramos cores puras. Quando olhamos, por exemplo, para as folhas de algumas plantas, para certos pássaros e, principalmente, para o mar, percebemos esse tom híbrido – uma combinação de verde e azul que varia muito de acordo com a incidência de luz”, explica Adelita Lenartowski, designer da equipe da Impress no Brasil.

Do ponto de vista técnico, Horizon foi pensado para ser maleável e integrador. Seu equilíbrio entre pigmentos frios e neutros proporciona uma base sólida, capaz de dialogar com uma ampla gama de materiais, da madeira natural aos metais escovados, dos mármores claros às fibras têxteis. Sua superfície carrega uma densidade tátil, que convida ao toque e ao olhar atento, potencializando o uso de acabamentos foscos, microtexturas e veios sutis que reforçam a sensação de naturalidade.

“A cor propõe uma experiência de continuidade visual: em vez de criar contrastes abruptos, ela unifica e expande, funcionando como um pano de fundo que sustenta o design contemporâneo. É uma cor que se articula com diferentes geografias e culturas, mantendo a coerência entre o essencial e o inovador”, afirma Luiz Gorgen. “O bonito de Horizon é que ele não pertence a um só lugar. É uma cor que fala muitas línguas, mas mantém uma essência única. Representa a perspectiva coletiva da Impress, que entende o design como uma ponte entre culturas e emoções”.

Segundo a Impress, Horizon é uma cor que simboliza a travessia, traduzindo a vontade de seguir em frente, mesmo diante das incertezas. Não é uma cor de conclusão, mas de descoberta contínua. Representa o momento em que o design começa a respirar novamente, a se reconectar com o humano e a natureza. Em um momento em que o caminho parece instável, Horizon oferece um ponto de ancoragem: o equilíbrio entre contemplação e movimento, uma maneira de continuar navegando com propósito e clareza.cor do ano 2026 Impress Decor

Receba nossa Newsletter
Matérias Relacionadas