Impress Decor apresenta novo conceito do viver
Novo conceito Uchronia é apresentado na feira em São Paulo (SP)
Publicado em 7 de julho de 2022 | 15:32 |Por: Thiago Rodrigo
A Impress Decor, especialista no desenvolvimento e produção de superfícies decorativas para a indústria de painéis, móveis e pisos, participa da nona edição da ForMóbile — Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira — um evento destinado aos profissionais e empresas do setor moveleiro de toda a cadeia: marceneiros, arquitetos, designers e indústrias.
O novo conceito Uchronia, que será apresentado na feira e traduzido no estande da Impress Decor pela dupla de designers André Romitelli e Martina Brusius, do ateliê Pistache Ganache, traz a ideia de fugir do relacionamento com o tempo da maneira como estamos habituados, desapegando da ideia de que tempo livre é sinônimo de tempo mal aproveitado e fugindo da rotina onde os relógios estruturam, controlam e direcionam o comportamento humano.
O Uchronia é a representação de um mundo com maior liberdade atemporal, repleto de fluidez, onde as vidas não são ditadas por horas, minutos e segundo, alarmes e agenda cheia de compromissos, mas suavemente influenciadas pelos nossos próprios ritmos naturais.
“A nova campanha nos inspira a refletir e desconstruir a maneira como nos relacionamos com o tempo. Faz pensar sobre as reais necessidades de nos conectarmos ou darmos um tempo para apreciar cada coisa em seu momento. Trata-se, portanto, de um convite a desacelerar e a respirar fundo, explorar novas relações entre tempo, espaço e nós mesmos”, comenta Alexandre Chiquiloff.
Nesta premissa, o estande traz um percurso convidativo, guiando o visitante pelo jardim de produtos da Impress Decor até a instalação assinada pelo ateliê Pistache Ganache, chamada O Tempo Suspenso. Nela, os visitantes poderão produzir fotos com uma cenografia de uma casa em suspensão. As divisões espaciais são construídas de forma leve, com o tecido voil, que encapsulam todo o universo de Uchronia dentro de si. Estes tecidos representam uma “pele” para o estande, como o produto Impress Decor que é uma pele de textura e história para os revestimentos.
– Veja fotos do Prêmio Top Móbile 2022
“Para o estande desdobramos o conceito de Uchronia em uma tentativa de materializar um período utópico pós-apocalíptico onde o tempo torna-se o bem mais precioso de uma sociedade. Podemos dizer ainda que o estande segue diretrizes do conceito de biofilia, que demonstra uma afinidade inata aos seres humanos de se relacionar com todas as formas da natureza,” comenta o designer André Romitelli.
Os padrões apresentados pela marca se colocam quase como esculturas expostas em um jardim de memórias. São 20 produtos dentro de uma seleção feita sob a especificidade do conceito Uchronia e das tendências interligadas a essa campanha, de maioria amadeirados e unicolores, mas com padrões de tecidos, híbridos e pedras presentes. Além disso, fazem parte dos produtos selecionados, unicolores promovidos na campanha da marca “Cores do Ano”, como a “Alma”, uma cor que transita entre tons de lilás e azul, talvez um tanto acinzentado, e alguns tons da paleta “Mescla”, que representa a diversidade imensa por onde a alma transita, se mistura e se completa.
O jardim com vegetação orgânica e instigante, com estímulos sensoriais, foi executado pelos designers florais Rosendo Marvulo e Rodrigo Lima, e traz leveza desempenhando o seu papel de guiar o percurso dentro do espaço. A natureza consegue remeter à noção do tempo, o jardim cria um espaço que convida a parar e respirar, a natureza traz uma percepção diferente ao tempo e sua passagem. Ele proporciona a aglutinação de todos os elementos trazidos nessa história contada.
Um bioma que instiga e cria vida através das diferentes cores, texturas e alturas propositalmente arranjadas criando uma simbiose com o que brota dele. “Nossa inspiração para esse universo botânico tange os grandes campos verdes com a aridez do cerrado. Nossas seleções foram espécies que criassem essas paisagens. Integramos, ao campo de texturas em tons de verde, outras cepas com gêneros aromáticos e de florações sutis para criar cor”, conta Rosendo.