Indústria brasileira de móveis presente no iSaloni e Fuorisalone

Sustentabilidade, inovação e bem-estar são pilares da participação da indústria brasileira de móveis na Semana de Design de Milão

Publicado em 20 de março de 2025 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Em 2025, a indústria e o design de móveis brasileiros marcam mais uma vez presença na Semana de Design de Milão, na feira iSaloni e no Fuorisalone. Com sustentabilidade, inovação, originalidade e qualidade de vida, mais de 65 indústrias e designers brasileiros estarão na feira que ocorre de 8 a 13 de abril.

A cada edição do Salone del Mobile Milano – o iSaloni –, toda a cadeia do mobiliário se volta a Milão, na Itália, para observar e absorver novos conceitos, tendências e movimentos. Assim, a indústria brasileira de móveis estará presente por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, uma ação promovida pela Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

O “Espaço Brasil”, localizado em uma área de 970m² no Pavilhão 3 do Rho Fiera Milano, reunirá marcas e profissionais brasileiros que apresentarão suas novidades em produtos com design assinado, matérias-primas e técnicas originais, tecnologias aplicadas, processos produtivos ambientalmente responsáveis e, claro, um toque de brasilidade por meio de cores, formas e texturas que convidam ao aconchego e ao bem-estar típicos da cultura e da produção nacional.

Já no Fuorisalone, circuito de eventos realizado de 07 a 13 de abril nos principais distritos da cidade – considerada a meca do design mundial –, o Brasil levará mais uma vez sua tradicional exposição à mostra organizada pela Interni na Università degli Studi di Milano, ampliando a mensagem da indústria e do design brasileiros ao apresentar soluções inovadoras em mobiliário, decoração, iluminação e novos conceitos de integração com o usuário.Abimóvel

Indústria brasileira de móveis no iSaloni 2025

No Salone del Mobile Milano, a cenografia assinada pela Estojo para o “Espaço Brasil” articula a interação entre linhas minimalistas e elementos orgânicos, refletindo a diversidade de materiais e o compromisso com processos de produção de baixo impacto ambiental. Representando essa convergência entre o construído e o natural, o espaço contará ainda com uma árvore posicionada ao centro. Mais do que um símbolo estético, esse elemento ressalta o papel da biodiversidade no processo criativo e produtivo no Brasil.

Fator que deverá ser visto e sentido também nos produtos expostos, que ressignificam não só a madeira brasileira – reconhecida no mundo todo por sua resistência, veios, curvas e calor –, mas também introduzem materiais inovadores e outras formas de explorar com responsabilidade os recursos naturais.

São exemplos as fibras extraídas de folhas de árvores, rochas e minerais esculpidos para revelar texturas singulares, tramas tradicionais redescobertas ou reinventadas, tecidos orgânicos e couros produzidos de maneira sustentável – elementos que compõem uma paleta sensorial e inovadora, elevando o design a um novo patamar de diálogo entre a natureza e a tecnologia.

Expo Revestir mostra lançamentos em padrões de MDF

Tal conceito responde ao tema da campanha do iSaloni para esta edição – “Thought for Humans” –, destacando o design voltado à experiência humana, considerando desafios como inclusão e usabilidade, a multifuncionalidade dos espaços e o uso de recursos renováveis.

“Estamos observando cada vez mais a demanda por produtos que equilibrem design, bioeconomia, inovação tecnológica, sustentabilidade e bem-estar. E o Brasil, sem dúvida, tem muito a oferecer nesse sentido, ao unir uma rica diversidade de recursos naturais, com um olhar criativo, design afetivo e capacidade industrial para entregar soluções inovadoras, com matérias-primas singulares e desenho original para compradores e consumidores de diferentes partes do mundo. Levando, portanto, conforto, segurança e aconchego visual aos espaços. E é isso o que mostraremos em Milão neste ano”, pontua a diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri.

A Abimóvel e a ApexBrasil realizam também mais uma edição da mostra “Design + Indústria” no Salone del Mobile Milano. Uma das mais aguardadas atrações brasileiras durante o evento, a ação — fruto das articulações promovidas pelo Projeto Brazilian Furniture — reúne o trabalho de cerca de 30 fabricantes e 50 designers de diferentes regiões do Brasil, conectados por meio do programa que dá nome à mostra, resultando em peças autorais e atuais, exibidas na mostra com curadoria de Liana Tessler e cenografia também assinada pela Estojo. Sete empresas brasileiras – ArboREAL, by Kamy, Century, CGS, IBTW, Modalle e St. James – contarão com áreas exclusivas de exposição no Espaço Brasil.

Perspectivas 2025
Em 2024, o iSaloni recebeu cerca de 370 mil visitantes (23% a mais do que na edição anterior) oriundos de aproximadamente 200 países. O que resultou em um ambiente propício para trocas culturais, parcerias e negociações. A participação brasileira contou com cerca de 30 indústrias e 40 designers, alcançando mais de US$ 40 milhões em negócios fechados e prospectados apenas em reuniões no evento. Para 2025, a meta é reforçar o posicionamento do setor de móveis brasileiro no mercado europeu, ampliar a atuação em outras regiões e promover o intercâmbio de práticas e tendências que fortaleçam a indústria nacional.

Fuorisalone: chuva de caju na Itália

Enquanto o Rho Fiera recebe o iSaloni, os distritos de Milão são tomados por instalações, exposições e mostras no vibrante circuito do Fuorisalone. Depois do êxito da “Coccoloba – Brazilian Exhibition” em 2024, recebendo cerca de 139 mil pessoas na Università degli Studi di Milano, junto à mostra Interni Cross Vision, para este ano, o Brasil leva a energia e a inspiração do fenômeno popularmente conhecido como “Chuva de Caju” (Cashew Rain).

A “chuva de caju” – primeira chuva depois da pós-estação (junho e julho) na região Nordeste do Brasil – simboliza a transformação e a imprevisibilidade, surgindo em períodos de seca para nutrir e promover novos ciclos de vida. Dentro do universo do design, esse conceito reflete a capacidade de se criar soluções inovadoras e sustentáveis diante das incertezas geradas pelas aceleradas mudanças climáticas e dinâmicas sociais.

Assim, a presença do Brasil no Fuorisalone 2025 — organizada pela ApexBrasil, com apoio da Abimóvel, e curadoria de Bruno Simões — convida o público a mergulhar na ideia de que o design pode germinar novas formas de viver e de conviver um com os outros e também com o mundo ao nosso redor.

“O Fuorisalone cria um ambiente aberto e inclusivo para novas propostas industriais e conceituais, ao mesmo tempo em que intensifica o diálogo e o contato direto com o público. Esse caráter de proximidade impulsiona o engajamento e a visibilidade das empresas e profissionais brasileiros”, comenta Maria Paula Velloso, gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil.

“Nossa missão é fomentar a competitividade da indústria e do design nacional, mostrando que aliamos tecnologia, qualidade de produção, criatividade e uma narrativa cultural singular para compartilhar com o mundo”, complementa.Abimóvel

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas