Intersind completa 31 anos

Intersind foi fundado com a missão de promover o crescimento produtivo e tornar Ubá (MG) e região um polo de móveis. A entidade obteve o registro em 1989. Hoje, Ubá ostenta o título de Capital Estadual da Indústria Moveleira

Publicado em 1 de dezembro de 2020 | 08:41 |Por: Cleide de Paula

No dia 22 de novembro, o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind) completou 31 anos. O polo moveleiro de Ubá (MG) responde por quase 70% da movimentação econômica da microrregião, abrangendo 22 municípios no entorno de Ubá que ostenta o título de Capital Estadual da Indústria Moveleira. Essa conquista ocorreu em 2019, sob a gestão de Aureo Calçado Barbosa, atual presidente da entidade já pelo segundo mandato.

– Congresso consolida Paraíba no setor moveleiro do Nordeste

Aureo destaca que a entidade é uma das mais atuantes no estado de Minas Gerais, dentre os sindicatos industriais. “São anos de dedicação em prol ao Polo Moveleiro de Ubá, com muita responsabilidade e cuidado. A entidade cresceu muito durante os anos e está certa que isso é apenas o início de uma grande jornada”, avalia. 

A gerente executiva Heliane Martins de Souza Hilário​ frisa que este ano, a entidade comemora 31 anos de trabalho constante em defesa dos interesses da indústria moveleira local.

Banner com foto da sede do Intersind O presidente Aureo também integra a diretoria da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e da Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário (Abimóvel). A atuação dele nessas entidades é fortemente voltada a temas relacionados a Relações Trabalhistas, Câmara de Indústria de Base Florestal, Câmara de Energia Elétrica, e à Frente Parlamentar para a Indústria Moveleira Nacional, um movimento impulsionado pela Abimóvel.

Agora em dezembro de 2020, Aureo recebe o título de Personalidade do ano 2020 da cidade de Ubá (MG).

“Agradecemos aos associados, a quem nos acompanha e a todos que fizeram e ainda fazem parte da nossa história, por confiarem em nosso sindicato”, reflete o presidente. 

A história do Intersind inicia-se em 1986, a partir da união de 20 empresários que sonhavam organizar a classe moveleira e trazer melhorias ao setor criando a Associação dos Fabricantes de Móveis de Ubá. Em 1989, os moveleiros conseguiram realizar a tão sonhada conquista: o registro do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Marcenaria de Ubá, Intersind, que teria a função de promover o crescimento produtivo e tornar a cidade um polo de móveis.

O Polo Moveleiro de Ubá, liderado pelo Intersind, é hoje reconhecido em todo o país como um arranjo produtivo modelo. Uma Portaria Interministerial assinada, em 2004, pelos Ministérios do Desenvolvimento, Planejamento, Ciência e Tecnologia e Integração Nacional, atestou o APL certificando-o para receber apoio integrado do Governo Federal para a execução das ações necessárias ao crescimento de toda a região.

*A imagem que ilustra a matéria refere-se à comemoração do aniversário dos 30 anos do Intersind em 2019, quando a pandemia e as medidas de isolamento social ainda não existiam.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646