Koria destaca soluções em pintura de móveis
Empresa de equipamentos de pintura apresenta diversas soluções em pintura de móveis para o setor
Publicado em 16 de setembro de 2025 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

A Koria apresenta ao mercado moveleiro lançamentos em soluções em pintura de móveis. Uma delas é a Curadora Manual à Bateria – Fast Curing Evo, curadora ultravioleta LED que garante maior facilidade e mobilidade de aplicação com a mesma potência que a elétrica. Já a pistola aplicadora de resina para reparação, Wood Repair, tapa rachaduras da madeira com a mesma coloração, facilitando o processo produtivo e a aplicação de pintura em cima.
“Muitas madeiras têm pequenas rachaduras e o Wood Repair tem uma série de colorações que vai chegar mais próximo do material e com um reparo instantâneo, possibilitando rapidamente lixar e pintar, dando um reparo rápido na madeira maciça”, explica o CEO, Renato Valcarengh Nunes.
Cabine de pintura Blocko
A cabine pintura Blocko possui as versões seco e água com 3 m de comprimento e ganhou a versão box, com 2,75 metros, para poder ser entregue em transportadoras sem frete dedicado. “Conseguimos diminuir muito o custo de transporte devido ao peso e volume. Fizemos um estudo e adequamos as medidas para poder ter esse transporte facilitado. Também fizemos um vídeo para o cliente poder montar a cabine de pintura”, diz Nunes.
O rotor, que era em aço, passou a ser de alumínio para diminuir o peso em mais de 40%, viabilizando a venda da cabine para outras regiões do Brasil com embalagem própria. Nesta mesma linha, a empresa lançou a cabine de lixação Blocko, utilizando alumínios e o painel Isoplate. “Antes era fabricada com aço galvanizado e painel recheado e agora está no conceito novo, que ainda é um processo que vai acontecer com mais produtos até a ForMóbile, no ano que vem”, adianta o diretor.

Com a versão box da cabine de pintura Blocko, a Koria oferece diminuição de custos de transporte e de instalação para o mercado de marcenaria
Soluções em pintura de móveis
A Koria também mostrou todas as etapas de pintura com demonstrações, um conceito da empresas em feiras. Assim, exibiu os processos de tingimento de selador, a lixação e depois aplicação de verniz de acabamento. Este último foi feito também com a tinta eletrostática líquida, que proporciona ganhos de produtividade e de taxa de transferência de tinta mais alta que outros equipamentos como o Airmix® (da marca francesa Sames do qual a Koria é a maior revendedora na América do Sul) que garante 85% de uso de tinta.
“Na pintura de cadeiras, berços, cômodas e camas, oferecemos o eletrostático líquido que pintando de um lado faz o envolvimento da peça. Então, se antes demorava para pintar uma cadeira em um minuto e meio, agora leva uns 40 segundos, ganhando tempo”, explica Nunes. Segundo ele, também se ganha em taxa de transferência de tinta alcançando 95% de uso do insumo.
– Leitz destaca novidades em ferramentas
A diferença está no uso da tinta eletrostática líquida que tem essa capacidade de envolvimento, sendo uma tecnologia utilizada em metal e que agora tem se utilizado na madeira. “Existe um sistema que consegue fazer o aterramento e consegue ter esse envolvimento da tinta em peças tubulares. É o mesmo conceito do eletrostático a pó, só que agora no líquido e para madeira, pois o que mudou é o diluente. Então, o valor é o mesmo, ganhando com menor consumo de tinta e maior produtividade de aplicação no mercado de cadeiras”, salienta Nunes.
A Koria também traz para o Brasil soluções de vanguarda na Europa, como o Nitrowise 150, da italiana Kromavis, que substitui o ar comprimido por nitrogênio ionizado, garantindo uma aplicação rápida, com ganhos maiores de economia e de performance. Além de acessórios e equipamentos como macacão (BodyGuard) e máscara respiratória da marca holandesa Colad.

Cabine de lixação Blocko foi lançada utilizando alumínios e o painel Isoplate
Ensinar a pintar
Outra ação da marca está no ensino do moveleiro na aplicação da tinta e uso dessas tecnologias. Para isso, a empresa busca sempre mostrar nas feiras o modo de fazer e ensinar ao vivo como que funciona a pintura para que indústrias e marcenarias consigam incorporá-la. Isso faz parte do princípio da Koria de vender e ensinar a utilizar o equipamento e aplicar o produto antes de aplicar no processo produtivo dos clientes, tornando-se referência em dúvidas técnicas.
Em grandes fábricas de móveis, tem feito treinamentos mostrando boas práticas, limpeza e manutenção dos equipamentos para os colaboradores. Com tudo isso, a empresa se posiciona como o maior ecossistema de soluções para pintura do Brasil, da preparação ao acabamento, o que foi demonstrado na feira. Também tem a maior fábrica de filtros para pintura do Brasil, adquirida no final do ano passado, com soluções também exibidas na Fimma Brasil 2025.