Maclinea comemora 50 anos celebrando o futuro

Fabricante de máquinas para o setor moveleiro, Maclinea celebra 50 anos com presenças ilustres de autoridades e anuncia parceria com Masterwood

Publicado em 10 de abril de 2024 | 16:25 |Por: Thiago Rodrigo

A Maclinea, fabricante de máquinas para linhas de pintura, coladeiras de borda, lixadeiras e outras tecnologias para a fabricação de móveis, comemorou neste dia 10 de abril em sua matriz em Curitiba (PR), 50 anos de história. Com o mote “Celebrando o futuro”, a empresa de raíz italiana comemorou em festa com a presença de 100 convidados entre diretores, funcionários, clientes, parceiros, imprensa e autoridades ilustres.

Entre elas, o vice-governador Darci Piana, a cônsul geral da Itália em Curitiba, Eugenia Berti, o presidente do conselho geral dos italianos no exterior, Walter Petruzziello, o cônsul honorário da Hungria no Paraná, Marco Aurélio Schettino, o vice-presidente da Fiep, Virgílio Moreira Filho, o vice-presidente executivo do Simov, Edson Vasconcellos, o presidente da Aecic, Alaídes Francisco de Oliveira e o diretor executivo da Aecic, João Barreto Lopes.

Na ocasião, os irmãos Attilio Brivio e Susanna Brivio, agradeceram a presença de todos e parabenizaram a empresa pelos 50 anos de sua fundação, saudando o pai, Massimo Brivio, que fundou a empresa em 1974 e que devido a problemas de saúde, não pode estar presente. Eles também homenagearam Marcello Luparia, do qual em 1976, passou a dirigir a empresa, estruturando e desenvolvendo a Maclinea no mercado moveleiro brasileiro da época até os dias de hoje.

Thiago Rodrigo

Maclinea

Benção pré-corte da faixa do showroom “Massimo Brivio”, fundador da Maclinea

Maclinea: 50 anos celebrando o futuro

Os irmãos apresentaram o mote da nova jornada da Maclinea, que “se encontra em fase emocionante com novos projetos, desenvolvimentos sociais e time proposto com profissionais sérios e capazes”, disse Attilio. “Lançamos novas máquinas para novos mercados em uma estreita relação com a Masterwood. Celebrar o futuro significa não trair as expectativas de todos vocês”, garantiu.

“Agradecemos com amor e respeito por todos aqueles que levaram a Maclinea até aqui com seus respectivos trabalhos e esforços. Nessa celebração, gostaria de lembrar que Maclinea é uma história de pessoas como minha mãe, meu pai, seu Lazzaro e Nicolini, nossa irmã Elena (que também não pode estar presente), também a um grande profissional e amigo, um pai industrial, Marcello Luparia”, afirmou Susanna em sua palavra.

Em seguida, Alberto Luparia, diretor comercial da Maclinea, questionou qual o maior patrimônio de uma empresa celebrando o futuro? “É o capital humano. A Maclinea atingiu 50 anos pelo esforço, dedicação e empenho de diversas pessoas importantes que trilharam o caminho junto à Maclinea. A empresa investiu nos últimos três anos em capital humano. Desse time forte, presenciamos uma parte do resultado e esforço dessa equipe. Estamos em fase de mudança para celebrarmos o futuro com diferentes soluções e desafios que o mercado impõe diariamente”, contou.

A partir dessa transformação, a empresa aumentou sua equipe comercial, fortaleceu o departamento de pesquisa de produtos, processos, a parte administrativa e formalizou uma parceria tecnológica e industrial com a Masterwood, empresa italiana de máquinas com 60 anos de história e faturamento de 400 milhões de euro, de acordo com o CEO, Giancarlo Santoro.

“Sou muito orgulhoso de estar aqui hoje neste dia importante para a Maclinea, agradeço a família Brivio e Luparia. Para a Masterwood é um dia muito importante porque se abre oficialmente uma colaboração sobre a qual colocamos muita expectativa para o futuro. Alçamos objetivo de criar algo em comum e que damos vida hoje”, pontuou – leia mais a respeito nas edições futuras da revista Móbile Fornecedores.

Thiago Rodrigo

Maclinea

Attilio e Susanna Brivio, filhos do fundador da Maclinea, junto a Giancarlo Santoro, CEO da Masterwood

Autoridades ilustres nos 50 anos da Maclinea

Também tiveram voz o presidente da Associação Recreativa dos Funcionários da Maclinea (Armac), Nilton Cesar de Araújo que mostrou os projetos sociais e esportivos do qual a companhia apoia localizado em sua própria área, incluso o Projeto Esquerdinha do ex-jogador de futebol, João Marques Emiliano; e o vice-presidente da Aecic, que declarou: “O futuro da Maclinea está na capacidade de se reinventar e no espírito de comprometimento com a excelência. Queremos expressar profundo respeito e gratidão a todos que fazem parte da jornada e que façam um futuro brilhante”.

Virgílio Moreira Filho, da Fiep, assinalou: “Para nós, é sempre orgulho e alegria quando completa meio século, o que exige talento e persistência e histórias como da Maclinea que sempre investiu em inovação e qualidade, são exemplos evidentes para o desenvolvimento da indústria a empresa faz máquinas que são referência no setor moveleiro e estão entre os mais relevantes do estado do Paraná”.

Thiago Rodrigo

Maclinea

Marcello Luparia, diretor da Maclinea desde 1976 e bastante homenageado nos 50 anos da empresa

A cônsul general de Curitiba, Eugenia Berte, destacou a relação Brasil-Itália presente na Maclinea. “Estamos em momento único para Itália e Brasil, comemoramos este ano 150 anos da imigração da Itália e muitos chegaram ao Paraná, os laços são muito fortes. A evolução industrial italiana é reconhecida em todo mundo, no design de produto e industrial visto no desenvolvimento econômico do Paraná e de empresas como a Maclinea”.

Darci Piana, vice-governador do Paraná e governador em exercício, agradeceu aos ilustres presentes e brincou: “Bendita cachaça que trouxe essa empresa para cá”, disse, fazendo alusão à história inicial que Attilio contou sobre seu pai ter se apaixonado pela caipirinha brasileira e decidir investir com a Maclinea em Curitiba, no Paraná. “Brincadeiras à parte, em nome do governador, esta parceria com a Masterwood é um prenúncio do que acontece no Paraná”, acrescentou.

Thiago Rodrigo

O vice-prefeito, Eduardo Pimentel Slaviero, e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, estiveram presentes nos 50 anos da Maclinea, empresa com registro de número seis na Cidade Industrial de Curitiba

Após falas das autoridades, foi realizado o corte de faixa de inauguração do Showroom Massimo Brivio, com tecnologias da Masterwood para o setor moveleiro. José Pio Martins apresentou a palestra “Aspectos do Cenário Econômico”. Depois do almoço, a fabricante de tintas, Sayerlack, fez uma homenagem à Maclinea e, especialmente, à pessoa de Marcello Luparia.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, esteve presente junto ao vice-prefeito, que também falaram no evento e parabenizaram a sexta empresa com registro na Cidade Industrial de Curitiba, iniciativa do ex-prefeito e ex-governador da cidade, o falecido arquiteto Jaime Lerner, também mencionado e lembrado na comemoração. Greca convidou a todos para o brinde do jubileu da Maclinea – a companhia, a partir de agora, convida a todos os fabricantes de móveis para conhecerem as novidades da empresa e visitar o showroom com as tecnologias que a marca oferece ao mercado moveleiro.

Foto Gabriel Rosa AEN

Susanna Brivio, Darci Piana, Eugenia Berte e Attilio Brivio

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas