Greenplac apresenta novos horizontes ao setor florestal
Fabricante de MDF do Grupo Asperbras utiliza mais de dez variedades genéticas de eucalipto que foram aperfeiçoadas nas últimas décadas para garantir produtividade e oferecer qualidade ao mercado moveleiro
Publicado em 16 de maio de 2019 | 12:07 |Por: Thiago Rodrigo
A Greenplac, indústria de painéis de madeira do Grupo Asperbras, instalada no Mato Grosso do Sul, na cidade de Água Clara, viabiliza um novo negócio para o estado que garante diversificação, geração de empregos e, principalmente, a agregação de valor às florestas do país. O MDF da Greenplac, utiliza mais de dez variedades genéticas de eucalipto que foram aperfeiçoadas nas últimas décadas para garantir produtividade e qualidade.
O painel de composição homogênea e ecologicamente correto, é feito a partir da aglutinação de resina sintética e fibras de madeira reflorestada, tal como o eucalipto que, no caso da Greenplac, é proveniente dos cerca de 12 mil hectares de plantações próprias.
O gênero Eucalyptus, de origem australiana, foi introduzido no Brasil por volta de 1825. Nas décadas de 1940 e 1950, iniciaram-se os estudos sobre melhoramento genético e as primeiras iniciativas de clonagem de eucalipto no País. Na década de 1980, o estado de Mato Grosso ganhou destaque no mercado por conta das grandes plantações industriais com foco na fabricação de celulose. Hoje, o estado é tido como a principal fronteira desta cultura para o Brasil e para o mundo.
A fim de impulsionar o aumento da escala comercial, no início dos anos 1990, tornou-se comum a propagação clonal por meio de estaquias. Registros mostram que na década de 1970 a produtividade florestal era em torno de 20 m³ anuais por hectare. O Brasil lidera atualmente o ranking global de produtividade florestal. Tem uma média de 35,7 m³ por hectare ao ano para os plantios de eucalipto, segundo a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).
MDF da Greenplac
A Greenplac já obtém uma média de mais de 42 m³ anuais por hectare. Esse resultado decorre do fato de a empresa ser abastecida por floresta plantada própria, que recebe os melhores clones. Assim sendo, esses materiais genéticos estão adaptados para a região com o objetivo de elevar a qualidade da madeira utilizada na produção das placas de MDF da Greenplac.
– Tendências do iSaloni 2019 by Impress
No mosaico genético do plantio, utiliza-se mais de dez tipos diferentes de materiais genéticos, com foco em alta produtividade e densidade básica da madeira. Assim, a Greenplac destaca que emprega o estado da arte do desenvolvimento tecnológico que o Brasil conquistou nessa área para oferecer ao mercado um produto altamente qualificado.
Vislumbrando oportunidades, a empresa incentivou, partindo de seu ciclo de planejamento estratégico, um grande investimento florestal. Tendo como parceira de gerenciamento de operações a Innovatech Gestão, empresa do Grupo Innovatech, o projeto florestal tem planos de plantio de 12 mil hectares de florestas de ciclo de seis anos e garante autossuficiência no abastecimento da Greenplac com fonte renovável de madeira e certificada FSC.
Práticas silviculturais de alta tecnologia, gerenciamento de ponta e pacote tecnológico de alta produtividade são os princípios de gestão adotados desde o início para a produção de florestas de alta rentabilidade, baixo custo e sustentabilidade empresarial.
(com informações de assessoria)