México e Estados Unidos são destinos do Orchestra Brasil
Projeto levará empresas fornecedoras da cadeia moveleira para prospectarem negócios em dois dos principais mercados-alvo do setor
Publicado em 15 de agosto de 2022 | 20:50 |Por: Thiago Rodrigo
México e Estados Unidos estão entre os cinco principais compradores de acessórios, componentes, máquinas, ferramentas, acabamentos, matérias-primas, insumos e tecnologia do setor de móveis brasileiro. Considerando a relevância desses mercados, em agosto o projeto de fomento às exportações Orchestra Brasil – mantido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e atração de investimentos (ApexBrasil) – levará 16 empresas às feiras Tecno Mubele, no México, e IWF, nos Estados Unidos.
A primeira parada será em Guadalajara, no México, esta semana, de 17 a 20 de agosto. Onze fornecedores da indústria moveleira estarão na Tecno Mueble para conquistar e dar continuidade aos negócios com o país – responsável por aproximadamente US$ 181,4 milhões das exportações brasileiras do segmento.
Ana Cristina Schneider, coordenadora do Orchestra Brasil, destaca que essa aproximação é estratégica para sustentar a importância do Brasil nesse mercado. “Jalisco, estado onde ocorre a Tecno Mueble, é forte polo produtor de móveis e concentra importantes clientes para as nossas empresas, então a expectativa é de que durante o evento sejam firmadas ou mesmo alinhadas parcerias vantajosas”, acrescenta.
Lá estarão Crippa Máquinas e Equipamentos; Cruzeiro Papéis Industriais; Joelini Ind. de Produtos Plásticos e Metais; Lidear Máquinas; LRB Indústria e Comércio de Produtos Químicos; Lufati; MP Maquinapack Máquinas Industriais para Embalagens; Projepack Máquinas para Embalagens; Relvaplac; Tramontina e Wirutex.
Entre os dias 23 e 26 de agosto, a missão continua rumo à International Woodworking Fair (IWF) Atlanta, nos Estados Unidos, país que é o principal importador da cadeia de móveis do Brasil. Somente em 2021, foram movimentados cerca de US$ 1,35 bilhão.
“Esse é um dos eventos mais importantes do mundo para os fornecedores do setor moveleiro, especialmente nos segmentos de máquinas, ferramentas, insumos, matérias-primas, colas e acabamentos. Por isso, a aproximação com o mercado norte-americano será extremamente rica aos participantes do projeto”, explica Ana Cristina.
Na IWF Atlanta estarão as empresas Alternativa Componentes; Brasmacol; Cruzeiro Papéis Industriais; Effisa Indústria de Máquinas; Portas Prontas Barreto e Rometal Componentes para Móveis.
Orchestra Brasil
O projeto realiza estudos de mercado; missões comerciais e prospectivas; ações individuais e Projetos Comprador – além da participação nas principais feiras mundiais do setor, como Fimma Brasil, Interzum Bogotá, Interzum Alemanha, Fitecma Argentina e IWF EUA.
Atualmente, participam do Orchestra Brasil 52 empresas brasileiras fornecedoras de insumos, componentes, acessórios, químicos, máquinas, ferramentas e software para a cadeia moveleira. Elas negociam 138 tipos de produtos com quase 100 países – especialmente Estados Unidos, Argentina, Chile, México, Bolívia, Reino Unido, Colômbia, Peru e Índia.