Missão Comercial Chile reuniu 35 empresas brasileiras
Organizada pela Abimóvel em parceria com ApexBrasil, Missão Comercial Chile teve compradores de móveis de sete países da região
Publicado em 29 de agosto de 2024 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
Nos dias 23 e 24 de julho de 2024, a capital chilena, Santiago, foi palco de mais uma ação estratégica para o mercado de móveis na América Latina: a Missão Comercial Chile 2024, promovida por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture.
Organizada pela Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a iniciativa reuniu 35 empresas brasileiras ligadas ao projeto e 23 compradores internacionais de sete países distintos: Chile, Paraguai, Guatemala, República Dominicana, Equador, Uruguai e México.
– Missão Comercial no Oriente Médio
O encontro, delineado para fortalecer as relações comerciais e expandir a presença de móveis brasileiros na região, resultou em 323 rodadas de negócios. O êxito da missão pode ser mensurado pelos números alcançados: foram estabelecidos 344 contatos, dos quais 250 foram novas conexões, movimentando cerca de US$ 15,115 milhões em negócios fechados ou prospectados para os próximos 12 meses.
O desempenho confirma o potencial de ampliação da presença do mobiliário nacional em diferentes mercados, reafirmando os investimentos constantes na modernização dos parques fabris, bem como a capacidade produtiva, a qualidade material e o design original dos produtos desenvolvidos pela indústria brasileira de móveis, maior produtora do setor na região e a sexta maior do mundo. Além disso, também reflete as vantagens estratégicas proporcionadas pelo acordo de livre-comércio no Mercosul, que elimina tarifas aduaneiras e facilita a entrada dos produtos brasileiros nesses mercados.
Missão Comercial Chile
Além de fortalecer laços comerciais, a Missão Comercial serviu, portanto, como uma vitrine para as empresas brasileiras apresentarem produtos que combinam qualidade, design e sustentabilidade, elementos cada vez mais valorizados no mercado chileno.
O Chile tem se consolidado como uma das economias mais dinâmicas da América Latina, impulsionando o acesso à moradia e bens de consumo para sua população. Dentre esses bens, os móveis ganham uma participação importante, com as famílias destinando, em média, 5,25% de suas receitas para a categoria.
Com um potencial de crescimento a curto e médio prazos estimado em US$ 57,6 milhões, as exportações brasileiras para o Chile representam uma oportunidade para empresas do setor moveleiro, especialmente aquelas de médio e pequeno porte, que buscam expandir sua atuação para além do mercado nacional.