Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na indústria moveleira

Desafios que a ONU criou para a sociedade até 2030 ajudam empresas a terem atuação melhor social, ambiental e econômica em benefício próprio e geral

Publicado em 25 de julho de 2023 | 09:00 |Por: Thiago Rodrigo

Todo mundo conhece a Organização das Nações Unidas (ONU) como uma entidade mediadora dos países que compõem o planeta Terra. Fundada após a Segunda Guerra Mundial, em 1945 e atualmente composta por 193 Estados Membros, é o local onde as nações se reúnem, discutem problemas e encontram soluções em benefício da humanidade. A ONU tem sua atuação guiadas pelos propósitos e princípios contidos em sua carta fundadora. Em meio a diversas ações ao longo dos anos, como por exemplo declarar o estado de pandemia de coronavírus por meio da subordinada Organização Mundial da Saúde (OMS), algo que tem chamado a atenção de toda a sociedade são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na indústria (ODS).

Trata-se de um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Fazem parte da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, um acordo entre todos os membros da ONU com 17 objetivos para direcionar o mundo a um caminho sustentável a serem atingidas até o citado ano.

Häfele com mais vida por metro quadrado

O conjunto de objetivos voltados ao desenvolvimento sustentável da sociedade, consideram a solução de fatores sociais, ambientais e econômicos como a fome e a pobreza, desigualdades sociais, saúde, ações contra as mudanças do clima, necessidades de água limpa e saneamento, melhorias da vida terrestre e na água, responsabilidades no consumo e formas de produção, trabalho decente e crescimento econômico. Representam todas as questões fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da sociedade global e, interligados, requerem uma ação conjunta e coordenada entre governos, empresas, sociedade civil e indivíduos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na indústria moveleira

Por sua relevância na sociedade as empresas devem estar cientes e agir em prol dessa agenda, por diversos fatores, como demonstrar o alinhamento e compromisso em alcançar resultados positivos para os grandes desafios sociais, ambientais e econômicos globais. Em uma perspectiva mais pragmática, a integração dos ODS ao negócio também é uma oportunidade de tornar as empresas resilientes e longevas, pelo gerenciamento dos riscos socioeconômicos e ambientais que podem impactar negativamente os negócios, incluindo o financeiro.

“As novas gerações, mais sensíveis ao significado do trabalho, são atraídas e se engajam mais às empresas com um propósito além do lucro. Ou seja, a integração é boa para o negócio e para pessoas”, destaca Patricia Rabello, sócia da Ideia Sustentável, consultoria empresarial especializada em sustentabilidade corporativa e ESG.

É recente a transformação das empresas que passaram do contexto único de geração de lucro para acionistas. Na atualidade, muitas visam a geração de valor compartilhado, considerando todos os públicos com os quais se relaciona. Para comunidades (responsabilidade social), o meio ambiente (preservação e/ou regeneração da biodiversidade) e para a sociedade como um todo. “Isso sendo ética, diversa e transparente, assim como criando serviços e produtos que considerem necessidades de todas as pessoas que se relacionam com ela, ao mesmo tempo que preservam recursos naturais”, diz Patricia.

Continue lendo a reportagem na edição 328 da revista Móbile Fornecedores

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas