Observatório de Colchões realiza vigilância de conformidades
Observatório de Colchões realiza vigilância do produto e apresenta marcas não conformes em seu site
Publicado em 26 de maio de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
Desde 2021, a indústria de colchões possui uma instituição independente para que os colchões comercializados no mercado brasileiro sejam seguros e estejam em conformidades às regras vigentes. Em parceria com a Associação Brasileira de Combate à Falsificação, o Observatório da Conformidade de Colchões tem o objetivo de apoiar a disseminação e o cumprimento de normas e regulamentos do setor colchoeiro, para maior segurança na escolha do colchão por parte do consumidor.
Recebendo uma média de doze denúncias por mês, o instituto aponta que as não conformidades mais comuns estão relacionadas a composição interna do produto, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, como é o caso de reprovação em densidade. Cleriane Lopes, consultora técnica do Observatório de Colchões, destaca que também já foi observado no ensaio de colchões denunciados significativa presença de teor de cinzas.
Denúncia
Os canais de denúncia de colchões não conformes são:
– Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol)
– Instituto de Pesos e Medidas (Inmetro nos estados)
– Ouvidoria do Inmetro
– Ouvidoria do Ministério Público
– Procons Estaduais
Cleriane explica que o observatório atua dentro de um programa, estabelecido e aprovado, realizando a compra de colchões do qual o observatório recebe a denúncia de uma possível fraude e verifica se a denúncia é procedente. “Não é qualquer denúncia que o observatório realiza a compra, é necessário que hajam evidências que suportem que aquele produto possa ter uma potencial não-conformidade, então o produto entra no radar e então é feito a compra do mesmo”.
Feito isso, o instituto envia o colchão adquirido para laboratórios independentes acreditados pelo Inmetro. Então, é feita a análise dos laudos e envio de notificações. Após o recebimento do resultado de ensaio, o observatório informa o Inmetro (ou ao Ipem, Instituto de Pesos e Medidas, dos respectivos estados) da não conformidades e, em seguida, envia as não conformidades ao fabricante do colchão. Quando uma marca está sendo monitorada, é feito a repetição desse ciclo para três coletas de produtos, embora existam não conformidades que em um primeiro relatório de ensaio há um desvio das normas.
Nos ensaios são feitos verificação dimensional, marcações e identificações da etiqueta, verificação visual das colagens, determinação da densidade e determinação do teor de cinzas. Após os ciclos de ensaios, o programa realiza a divulgação das marcas de colchões que não estão conformes, em seu site, algo que foi realizado em fevereiro último a respeito das marcas monitoradas no decorrer de 2022.
Continue lendo a reportagem na edição 326 da Móbile Fornecedores