Padrões e acabamentos dos laminados decorativos

As novidades em padrões e acabamentos dos laminados decorativos das fornecedoras Formica®, Pertech e Lamiecco

Publicado em 16 de junho de 2023 | 10:55 |Por: Thiago Rodrigo

Os laminados de alta pressão são os produtos de melhor qualidade para o revestimento do mobiliário. Esse material oferece uma gama muito grande de desenhos, os chamados padrões, todos muitos diferenciados, bem como texturas, os conhecidos acabamentos, exclusivas e que muitas vezes não são encontradas em outros tipos de revestimento, seja pelo toque ou pela profundidade.

Por esses motivos, além da alta resistência proporcionada pelo modo de fabricação do material, os laminados são utilizados em móveis de alta decoração, no segmento de sob medida e em algumas coleções de maior valor agregado das indústrias de móveis planejados, que querem ter diferenciais em seus produtos e marcas.

Dentro do mobiliário dessas indústrias, os laminados são aplicados, em maior volume, em portas e frente de gavetas/gavetões, utilizando-se dos desenhos diferenciados e texturas especiais.

Entre esses acabamentos, estão o Ultra Poro (UP) em madeirados, Spatolatto (SA) em pedras e híbridos, como também o Ultimate Mate (UM) utilizado em cores escuras como preto e grafite, com tecnologia “anti finger print”, todos da fabricante de revestimentos laminados Pertech.

Finalistas do Prêmio Top Móbile 2023

Em outra fabricante, a Formica®, os revestimentos são tradicionalmente utilizados no revestimento dos tampos dos móveis, sendo a participação mais significativa. A empresa tem tido maior volume de vendas em empresas como Florense, Kitchens e Ornare, havendo ainda uma participação muito importante das indústrias de móveis escolares.

Conforme aponta Libânio Goulart, gerente comercial da Formica®, os revestimentos laminados são indicados para diversas aplicações, são muitas possibilidades. “É de grande vantagem revestir frentes de armários, móveis com grandes portas, como a de guarda-roupas e em substituição ao vidro, como os revestimentos de maior espessura com acabamento em brilho, que entrega um efeito incrível”, assinala.

Edilson Dominicheli, diretor comercial e marketing da Pertech, nota também um aumento na demanda pelo “laminado compacto estrutural” ou “TS”, em chapas com espessuras que variam de 4 mm para portas colados em perfis a 15 mm para utilização em tampos podendo, em ambos os casos, ter o miolo da mesma cor da superfície.

Por sua vez, os revestimentos ecológicos da Lamiecco, que ainda que não sejam produzidos em alta pressão, entram nesta categoria, são utilizados por marcas de móveis planejados, sob medidas e alta decoração, sendo aplicados em portas de cozinha, portas de roupeiros e armários, móveis corporativos, painéis de decoração e móveis de banheiro, principalmente.

“Mas também podem ser aplicados em caixarias de cozinha, perfis de montagem da cozinha, ou seja, ambientes que necessitam de resistência a umidade, além de painéis de sala que demandam design arrojados e outra aplicação que pode ser expandida”, acrescenta Keni Pacheco, gerente comercial da Lamiecco.laminados decorativos

Acabamentos

Lamiecco
Com os produtos da empresa, os moveleiros ajudam a retirar da natureza 8 milhões de garradas de PET. O produto não é fabricado em prensas, assim não é considerado um revestimentos de alta pressão, mas conta com processo moderno e atual, reciclando cerca de 47 milhões de garrafas PET por ano e colaborando para a retirada de resíduos plásticos do meio ambiente. Assim, são fabricados com até 90% de matéria-prima reciclada. “Com o aperfeiçoamento do nosso processo produtivo, ampliamos a gama de matérias-primas utilizadas, trabalhando com reciclagem pós-industrial e pós-consumo, reaproveitamento de sobras e aparas internas e coleta de aparas dos nossos clientes”, destaca Keni Pacheco. Entre os resíduos pós indústria, está a utilização de resíduos de fibra têxtil, que são compactados e inseridos no processo. Segundo a companhia, um levantamento realizado pelo WWF (Fundo Mundial para a Natureza) com base nos dados do Banco Mundial, analisou a relação com o plástico em mais de 200 países e apontou que o Brasil produz, em média, 1 kg de lixo plástico por habitante a cada semana. “A quantidade reciclada pela Lamiecco em um ano corresponde à produção de resíduo plástico de uma cidade com 40 mil habitantes pelo mesmo período”, compara a gerente.

Na Lamiecco, os acabamentos mais comercializados pela empresa são os madeirados Noce Amêndoa rajado, Gris Montana rajado, Noce Califórnia, Oliva Zayit Rajado, Noce Málaga Rajado; e os coloridos com textura Gianduia, Cinza Médio, Vermelho Cardeal e Ovo.

Keni assinala que os padrões aço escovado, alto brilho, padrões laqueados estão crescendo em procura pelas empresas moveleiras. “O motivo é a demanda de mercado e percepção que os clientes querem agregar valor devido a alta competitividade nos commodities”, avalia.

Na Formica, Libânio Goulart considera que as indústrias buscam sempre um acabamento diferenciado a cada coleção e a intenção é que ampliem os seus portfólios. “Nos revestimentos madeirados, buscam acabamentos que deixem a madeira de forma cada vez mais natural. Para as cores lisas, o acabamento oferece sensações especiais”, afirma.

Enquanto na Pertech, Edilson Dominicheli conta que desenhos e cores que remetem a natureza e provoquem estímulos sensoriais e aconchego são os mais demandados. “Destaque para nossa coleção Velutto, produto que conta com nano tecnologia, oferecendo um toque acetinado, ultra mate e com altíssima resistência a riscos superficiais, que inclusive podem ser removidos com uma esponja de melamina”, diz.

Inovações em laminados decorativos

Uma nova tecnologia da Pertech é a de “poro sincronizado”, no qual o gerente destaca que a Pertech® é pioneira e tem exclusividade dessa tecnologia nos laminados de alta pressão. Além da já destacada coleção Velutto que, como mencionado, utiliza nano tecnologia em seu processo.

Na Formica®, um acabamento de toque acetinado, que não registra a marca dos dedos quando o revestimento é tocado, foi o último grande lançamento: trata-se do acabamento antifingerprint da linha Ônix.

O revestimento antibactericida e antiviral, além de madeirados com alto desempenho técnico, resistência a umidade, padrões com imitação de madeiras nobres e acabamentos em relevos foram as novidades recentes da Lamiecco.

Tendências em laminados

Atualmente, existe um olhar especial para os ambientes e o momento em que vivemos acelerou a inserção do conceito de biofilia, além de trazer a necessidade de sentir bem-estar, acolhimento e aconchego. “Nesse contexto, os acabamentos estão com papel de destaque nas tendências, que explora a sensibilidade pelas texturas, não apenas por cores, tons e design”, aponta Goulart, da Formica® – o acabamento de toque acetinado da linha Ônix da empresa vai de encontro a isso.

A Pertech acredita muito nos padrões naturais como forte tendência, por isso a coleção Pietra ganhou dois novos desenhos que serão exibidos na ForMóbile. “Tem textura sincronizada e é diferente de tudo que já foi mostrado nos últimos anos, sendo uma tecnologia exclusiva da Pertech® para laminados de alta pressão”, pontua Dominicheli.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas