Produção de móveis cai 4,7% em outubro

Acumulado da produção de móveis no ano registra -17,7%, enquanto acumulado dos últimos 12 meses é de -18,5%

Publicado em 2 de dezembro de 2022 | 11:30 |Por: Thiago Rodrigo

A produção de móveis em outubro de 2022, comparado a setembro de 2022, caiu 4,7%. Com o resultado, a produção de móveis no acumulado do ano, janeiro-outubro, é de -17,7% em relação ao mesmo período de 2021, maior queda das atividades industriais devido ao ótimo 2021 vivenciado pela indústria moveleira.

Em relação a outubro de 2021, o setor moveleiro registrou queda de 15,4%. No acumulado dos últimos 12 meses, a produção de móveis é de -18,5% comparada a igual período do ano anterior, a menor entre as atividades industriais e muito menor que os -1,4% da indústria geral. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Indústria geral

Em outubro de 2022, a produção industrial nacional cresceu 0,3% frente a setembro, na série com ajuste sazonal. Frente a outubro de 2021, na série sem ajuste, a indústria cresceu 1,7%. No ano, a indústria acumula queda de 0,8% e, em 12 meses, recuo de 1,4%.

Com esses resultados, o setor industrial se encontra 2,1% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 18,4% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

Oito valores da Ikea

Ainda na série com ajuste sazonal, com a perda de ritmo da indústria nos últimos meses, a média móvel trimestral permaneceu mostrando recuo em outubro de 2022 e intensificou a magnitude de queda frente ao registrado nos meses de setembro e agosto últimos.

Na variação positiva de 0,3% da atividade industrial na passagem de setembro para outubro de 2022, duas das quatro grandes categorias econômicas e apenas 7 dos 26 ramos pesquisados mostraram crescimento na produção. Entre as atividades, as influências positivas mais importantes foram assinaladas por produtos alimentícios (4,8%) e metalurgia (4,6%), com a primeira eliminando parte da perda de 7,1% acumulada nos meses de setembro e agosto últimos; e a segunda voltando a crescer após recuar 7,6% no mês anterior.

Leia nova edição da Móbile Fornecedores

Por outro lado, entre as dezenove atividades que apontaram queda na produção, veículos automotores, reboques e carrocerias (-6,7%), máquinas e equipamentos (-9,1%) e bebidas (-9,3%) exerceram os principais impactos em outubro de 2022, com a primeira marcando o segundo mês seguido de redução na produção e acumulando perda de 6,8% nesse período; a segunda eliminando parte do avanço de 16,9% acumulado nos meses de setembro e agosto de 2022; e a última intensificando o recuo verificado no mês anterior (-5,7%).

Análise da indústria

“Embora a produção industrial tenha mostrado alguma melhora no início do ano, uma vez que marcou resultados positivos por quatro meses em sequência, nos últimos meses o setor apresenta um comportamento de predominância negativa. Nos últimos cinco meses, em três oportunidades, observa-se queda na produção e com a característica de um número maior de atividades industriais no campo negativo, permanecendo longe de recuperar as perdas de um passado recente”, analisa o gerente da pesquisa, André Macedo.

🔗 Acompanhe as notícias sobre a indústria moveleira! Siga o Instagram da Revista Móbile 360° e não perca as principais novidades!

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas