Produção de móveis cresce apenas 0,2% em fevereiro
Produção de móveis inicia 2023 tendo alta pelo segundo mês consecutivo, mas queda em relação ao mesmo mês do ano anterior
Publicado em 25 de abril de 2023 | 16:00 |Por: Thiago Rodrigo
A produção de móveis em fevereiro de 2023, registrou aumento de 0,2% comparado ao mês anterior. Na comparação com igual período, fevereiro de 2022, houve queda de 0,7%.
No acumulado do ano, a produção de móveis registra, 4,1%, quinto maior setor em alta. Enquanto no acumulado dos últimos 12 meses, por outro lado, registra queda de 10,4% na produção de móveis, contudo com diminuição frente aos 12,8% anteriores.
– iSaloni encerra com aumento de visitantes
Os dados são da atualizada Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a primeira divulgação da nova série da pesquisa, que passou por atualizações na seleção da amostra de empresas, ajustes nos pesos dos produtos e das atividades, além de alterações metodológicas, para retratar mudanças econômicas da sociedade. São atualizações já previstas e implementadas periodicamente pelo IBGE.
Produção industrial
Em fevereiro de 2023, a produção industrial nacional variou -0,2% frente a janeiro, na série com ajuste sazonal. Foi o terceiro resultado negativo consecutivo, acumulando nesse período queda de 0,6%. Frente a fevereiro de 2022, na série sem ajuste sazonal, houve recuo de 2,4%. Com isso, o acumulado no ano chegou a -1,1% e o acumulado nos últimos 12 meses, a -0,2%.
“Embora a produção industrial tenha mostrado alguma melhora no fim do ano passado, este início de 2023 apresenta perda na produção, permanecendo longe de recuperar as perdas do passado recente”, explica o gerente da pesquisa, André Macedo.