Projeto Brazilian Furniture promove ações em Nova York

Indústrias moveleiras brasileiras marcam presença em feira em Nova York após participação na High Point Market pelo projeto Brazilian Furniture

Publicado em 5 de novembro de 2021 | 11:00 |Por: Thiago Rodrigo

O Projeto Brazilian Furniture marca presença neste mês de novembro em um dos mais pulsantes e criativos lugares do planeta. De iniciativa da Abimóvel – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e da Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, o projeto leva 20 marcas e diversos designers brasileiros para Nova York, nos Estados Unidos.

Dando sequência ao êxito alcançado nas exposições e missões comerciais realizadas nos últimos meses na High Point Market, também em território americano, e na Semana de Design de Milão, na Itália, as ações contam com participação de empresas na aguardada ICFF.

The International Contemporary Furniture Fair ou Feira Internacional de Móveis Contemporâneos, ocorre nos dias 14 e 15 de novembro em Nova York e com uma mostra exclusiva entre os dias 11 e 14 deste mês, em um dos mais populares distritos de design da cidade.

Considerada a maior plataforma da América do Norte para a exposição de mobiliário contemporâneo, com ênfase em originalidade e sustentabilidade, a ICFF tradicionalmente oferece uma ampla gama de opções de mobiliário e decoração para ambientes residenciais, corporativos e de hospitalidade.

Somando esforços neste ano com a WantedDesign Manhattan, ambas reúnem cerca de 300 marcas provindas de pelo menos 25 países. Entre o público estão lojistas, arquitetos, designers de interiores, varejistas, fornecedores, especificadores e a imprensa de diversas partes do mundo.

Entre as empresas parceiras do Brazilian Furniture, exporão na ICFF 2021 a Ornare, a Tidelli e a Uultis. As indústrias moveleiras não só expuseram na edição especial de retomada do Salone del Mobile.Milano neste ano, como chamaram a atenção da mídia e de compradores internacionais, levando a originalidade do design com a sustentabilidade e qualidade da indústria brasileira cada vez mais longe.

Espaço Brasil NY by Brazilian Furniture

Aproveitando a ocasião da ICFF e tirando o melhor proveito possível da passagem do Projeto Brazilian Furniture por lá, a Abimóvel e a Apex-Brasil organizarão também o “Espaço Brasil em Nova York”. O evento, que será idealizado em formato de mostra, ocupa uma área de 200 m² no SoHo, um dos principais distritos de design da cidade.

Seguindo o conceito apresentado no circuito Fuorisalone 2021, com a mostra “Brasil – Design em Movimento”, que ganhou o público na Semana de Design de Milão, o espaço é assinado pelo escritório Moreira do Valle, que também é responsável pela curadoria e seleção das peças.

Produção de móveis cai mais uma vez

O objetivo é transformar o local na casa do Brasil em Nova York entre os dias 11 e 14 de novembro, visando facilitar e otimizar o relacionamento das empresas e designers brasileiros com o mercado — compradores americanos e mundiais — e a imprensa internacional.

Dessa forma, destacará a autenticidade da indústria moveleira brasileira e profissionais, bem como das madeiras e outros materiais tipicamente brasileiros com a exposição de mais de 40 peças de 20 empresas, além de diversos designers ligados ao Brasil Design + Indústria, Programa de Design Integrado à Indústria que compõe a estrutura do Brazilian Furniture.

Missão Comercial

Além da exposição, o Espaço Brasil também será palco de Missão Comercial com rodadas de negócios em formato híbrido, presencial e digital, entre 10 empresas brasileiras e cerca de 20 compradores internacionais dos Estados Unidos e do Canadá, mercados-alvos do Projeto Brazilian Furniture.

Os Estados Unidos são o principal importador de móveis brasileiros no mundo, recebendo 35,9% das exportações nacionais no setor, com ainda muito campo para a expansão dos negócios.

Projeto Imagem

Os organizadores do Brazilian Furniture preparam, ainda, uma ação especial de Imagem, em que receberão jornalistas e formadores de opinião dos Estados Unidos e outros importantes países da América do Norte, em uma agenda que inclui a visita aos espaços brasileiros, às rodadas de negócios e uma recepção com autoridades e indústrias.

Na ocasião, além de interagirem e trocarem insights valiosos sobre o mundo do mobiliário, arquitetura, design e decoração, os comunicadores poderão conhecer os produtos, ter acesso a materiais, técnicas e conceitos de sustentabilidade originalmente brasileiros, recebendo uma síntese do que o Brasil tem a oferecer de melhor em móveis contemporâneos.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas