Projeto Fornecedor da Abimóvel movimenta indústria nacional

Primeira edição ocorreu nos dias 6 e 7 de abril com acesso a matérias-primas de empresas brasileiras e participantes se dizem 100% satisfeitos

Publicado em 20 de abril de 2021 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

A primeira edição do Projeto Fornecedor ocorreu de forma on-line nos dias 6 e 7 de abril de 2021. O evento visa promover a integração da cadeia, movimentando negócios no mercado brasileiro e encurtando distâncias. Teve como resultado 100% de satisfação dos participantes com a organização, o ambiente de negócios e o atendimento da equipe do projeto. A edição de estreia reuniu cerca de 40 empresas, entre compradores e fornecedores nacionais.

O Projeto Fornecedor foi idealizado pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) com apoio e participação da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e da Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).

O evento proporcionou com que fabricantes de móveis tivessem acesso ao fornecimento de insumos e matérias-primas essenciais provenientes de empresas brasileiras. Dessa forma, visa fortalecer a indústria nacional ao possibilitar alternativas mais práticas e economicamente sustentáveis de vencer a supervalorização do frete internacional. Assim como a falta de insumos e a variação cambial desfavorável para a importação, que vêm causando escassez e crise no abastecimento da indústria moveleira em todo o País.

Resultados do Projeto Fornecedor

Ao todo foram realizadas 210 rodadas de negócios virtuais. Desse número, em 94% delas os fabricantes de móveis tiveram acesso a novos fornecedores. Com efeito, concretiza os grandes objetivos do projeto que são justamente fazer novas conexões, potencializar os negócios entre as indústrias locais e gerar novas oportunidades comerciais para todos os participantes.

Aliás, todos os fornecedores foram muito bem avaliados pelos compradores. O que demonstra o sucesso em outro importante ponto na concepção do Projeot Fornecedor: a assertividade no processo de matchmaking, graças à integração das entidades setoriais apoiadoras na curadoria desses compradores e fornecedores.

ForMóbile anuncia adiamento

A avaliação sobre preços também foi muito positiva: 100% dos compradores informaram que identificaram bons preços nas ofertas. Com isso, projeta-se uma média de R$ 4 milhões em volume de negócios a serem gerados a partir dessas rodadas nos próximos seis meses. Confirmando a relevância e a necessidade do projeto que, ainda em sua edição piloto, trouxe resultados acima do esperado para pelo menos 60% das empresas.

De forma geral, todos esses números revelam, sobretudo, a força, a pluralidade e a versatilidade da indústria nacional. Bem como a competência da Abimóvel e entidades parceiras – Assintecal, Abit e CICB —, em propor tal evento. Pontos que abrem caminho para a consolidação do Projeto Fornecedor no calendário de ações no setor moveleiro. Segundo a Abimóvel, a próxima edição está sendo planejada envolvendo ainda mais participantes e segmentos.Projeto Fornecedor


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646