Qualidade e eficiência em tintas e vernizes
Poliuretanos, acrílicos, base água, cura ultravioleta (UV) e até a combinação dos produtos base água com cura UV são algumas das evoluções em tintas e vernizes para móveis que garantiram melhor qualidade no móvel e eficiência no processo
Publicado em 24 de novembro de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
Ao longo dos mais de 20 anos deste século, o setor moveleiro evoluiu em diversas áreas. No design, as linhas, curvas, revestimentos, acabamentos, entre outros, tiveram transformações consideráveis, algo que o segmento de tintas e vernizes para a pintura e acabamento do mobiliário acompanhou, na verdade, fomentou muitas das mudanças vivenciadas pela indústria moveleira para oferecer mobiliários ainda melhores para o consumidor.
Marcelo Cenacchi, diretor geral da fabricante de tintas e vernizes, Sayerlack, afirma que a evolução foi constante, acompanhando e antecipando tecnologias não só nos produtos como nos processos de pintura. “Muitas delas foram impactadas pelo design do mobiliário que ao longo dos anos foi ganhando a devida importância nas indústrias, em todo o seu conceito: combinando funcionalidade e estética para atender as demandas dos consumidores”, assinala.
Entre as inovações, estão as linhas de produto UV que têm alta tecnologia embarcada nos processos de pintura, o grau superior de acabamento das superfícies para todas as linhas de móveis, além do alto padrão aos processos de impressão dos móveis seriados. De acordo com Cenacchi, os produtos que compõem o processo são os mais inovadores do mercado, proporcionando alta estabilidade nas linhas de pintura, uniformidade na cura e fino acabamento.
– Tudo sobre tintas e vernizes para a indústria moveleira
Muitas das inovações nas aplicações de tintas e vernizes pelas indústrias moveleiras também em 20 anos foram incorporadas nas mais diferentes tecnologias: poliuretanos, acrílicos, base água, cura ultravioleta (UV), a combinação dos produtos base água com cura UV e o sistema de cura UV LED. “Podemos dizer que a evolução trouxe eficiência na pintura, melhor aproveitamento, melhoria da qualidade e menor desperdício. Tudo isto com tecnologias mais modernas e amigáveis ao meio ambiente”, garante o diretor.
A Sayerlack inovou e cooperou com indústrias de máquinas de pintura para impulsionar e atender as mudanças. Isso percorre desde linhas de pintura a rolo com cura UV, totalmente automatizadas, aos robôs de aplicação à pistola. Desse modo, a evolução foi bastante acentuada e proporcionou muitas opções de acabamentos, aprimorou a qualidade e possibilitou a aplicação de peças planas, curvas, tridimensionais, bordas e tudo que a fabricação do mobiliário necessita. “A evolução é conjunta na tecnologia das tintas e vernizes aliados aos sistemas e máquinas de aplicação”, frisa Cenacchi.
Continue lendo a reportagem na Móbile Fornecedores 332