Realidade aumentada na venda de móveis

Ferramenta possibilita melhores vendas nas lojas online e índices de logística reversa

Publicado em 10 de janeiro de 2023 | 09:20 |Por: Thiago Rodrigo

Simular como ficarão instalados os móveis dentro de casa por meio da tecnologia de Realidade Aumentada não é uma tecnologia nova, mas que ganhou bastante mercado durante o incremento do e-commerce durante a pandemia de coronavírus.

Segundo dados do Statista, empresa alemã especializada em dados do mercado e consumidores, para 63% dos consumidores a Realidade Aumentada melhora a experiência de compra. Além disso, até 2023 cerca de 2,4 bilhões de pessoas vão usar essa tecnologia no celular.

A tecnologia ganhou adeptos no mercado varejista para transformar a jornada de compra e a experiência do consumidor, algo que a indústria moveleira deve ficar de olho.

Desse modo, o e-commerce Mobly, e a loja online de artigos de decoração Wood Prime aderiram à ferramenta da empresa R2U, que fornece soluções de realidade aumentada e virtualiza milhares de produtos para vendas online. A Leroy Merlin, do setor de materiais de construção e decoração, e a Electrolux, de eletrodomésticos, também são clientes da R2U.

Realidade aumentada nas vendas de móveis

A R2U começou em 2016, com um óculos de 3 mil reais. A ferramenta fornecia o que é chamado de Realidade Virtual, no qual o óculos transporta a pessoa para o mundo virtual. A RA, como descrito, coloca um objeto virtual no mundo real, ajudando na visualização de tamanho, cores, decoração, entre outros.

“A R2U quer aumentar e melhorar o mundo real e facilitar o processo de compra”, diz Caio Jahara, CEO da R2U. “Não quero que o consumidor vá comprar online e que fique na dúvida como vai ficar ou vá na loja física vê o produto na vitrine e fique pensando como vai ficar”, acrescenta.

O e-commerce brasileiro cresceu 73,88% em 2020, segundo dados do MCC-Enet (indicador de mercado online fruto da parceria entre Compre & Confie e a camara-e.net), enquanto foi faturado R$ 41,92 bilhões.

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Atualmente, o varejo online representa 21% do varejo no Brasil. Com o crescente interesse na tecnologia, a R2U registrou um aumento de 153% no faturamento no primeiro semestre de 2021 e contabiliza 35 clientes, sendo 32 varejistas.

O principal case de RA é o jogo para smartphone Pokémon Go que popularizou a tecnologia em 2016. Segundo Jahara, o que aconteceu desde mais de um ano atrás foi que as pessoas passaram a trocar de celular e hoje mais de 85% dos celulares do Brasil conseguem utilizar a experiência. Ele conta que a empresa consegue criar um produto 3D na hora, exporta para o site do e-commerce e de lá para a casa das pessoas. “É importante fazer isso funcionar bem sem precisar baixar um aplicativo”, diz.

“Nós somos a única empresa do Brasil focada na jornada de consumo. Nós vivemos, estudamos e acompanhamos o consumidor brasileiro, olhando para o exterior, em como transformar a jornada de compra do varejo olhando para a tecnologia. Até para trabalhar junto com os varejistas, em sites e páginas de produtos em oferecer diferentes resultados que esperavam”, afirma.

Ikea

realidade aumentada na venda de móveis

Realidade Aumentada fornece grande diferencial para a venda de móveis na loja online e física e indústria deve participar desse processo

Realidade aumentada na indústria

Jahara enxerga que a Realidade Aumentada está muito mais democrática para o varejo, com todos os canais de vendas promovendo mais resultados com menos investimento.

Para o varejo ter os produtos na ferramenta, é preciso que a indústria ajude, é claro. É ela que fica responsável pela modelagem dos produtos que já tem, enquanto a R2U utiliza os blocos industriais do produto, ou seja, o arquivo 3D industrial, para deixar disponível em assets de alta qualidade para o varejo. “E o varejo viabiliza a jornada de experiência que passa pelos seus canais de forma rápida, justa do qual quem ganha é o consumidor”, destaca Jahara.

Diego da Wood Prime conta que, conforme novos produtos vão surgindo, são enviadas fotos e peças piloto para a R2U. “Eles elaboram a matriz do produto em 3D e com a expertise deles, eles fazem a técnica e colocam o personalizador para rodar e a partir que foi criado com eles, essa biblioteca de cores e tecidos, fica muito mais fácil para aplicar em outros produtos que temos”, explica. A empresa conta que tem como meta criar o maior banco de imagens de produtos do varejo.

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“É um grande pensar de trazer a indústria para este jogo, ela tem que participar dessa jornada de consumo ajudando a transformar e gerar preferência. Em vez de irem só com as fotos, irem já com o bloco 3D, e no caso além das fotos oferecer essa funcionalidade fácil e prática”, destaca Valéria Carrete, CCO da R2U.

Valéria destaca que a tecnologia também ajuda a driblar o espaço da loja física. “É possível fazer projeto de vitrines expandidas dentro de loja porque se consegue, através da realidade aumentada, dar experiência para o consumidor como se ele estivesse em exposição. Ou seja, a Realidade Aumentada na loja dá a possibilidade do cliente experimentar aquilo que não existe na loja”.

Case Wood Prime

A Wood Prime é uma loja online de móveis de decoração. Desde o início de atuação da marca, um grande pilar do negócio foi a personalização das peças produzidas, mas que esbarravam na dificuldade de mostrar isso ao cliente digital. “Quando conhecemos a R2U foi um grande avanço de colocar os produtos em 3D e realidade aumentada”, conta Diego Soledade, CEO da WoodPrime.

Segundo ele, trabalhar com e-commerce de móveis tem a dificuldade de trabalhar à distância e o cliente tem muita dúvida de como vai ficar o móvel na casa dele, principalmente na personalização, do qual a marca trabalha com mais de 5 mil diferentes opções. Com a tecnologia, isso mudou completamente porque as pessoas conseguem visualizar com fica o móvel e como ficará na casa dele.

“Pega um produto como cadeira ou poltrona ele muda o encosto, o tecido, o acabamento”, conta. Um grande problema da empresa estava na devolução dos produtos. “A R2U veio agregar no índice de logística reversa, diminuindo o arrependimento, então o cliente fica muito à frente, pois ele usa e coloca a peça no local com a realidade aumentada e melhora nossa logística reversa”, assinala.

Além disso, um QRCode nos produtos facilita a omnicanalidade da loja. “Isso facilita muito a escolha dos tecidos. Com o QRCode ele visualiza, vai na página e em um mundo físico isso funciona também”, afirma. Confira como funciona a tecnologia no e-commerce da loja em www.woodprime.com.br/inspire-se/personalizador-3d.

Enquanto a média de crescimento do e-commerce de móveis e decoração brasileiro em 2020 foi de 53%, segundo pesquisa ebit|Nielsen, a Wood Prime teve aumento nas vendas de 102%. Além da realidade aumentada, foi criada uma solução de customização online: o Personalizador Wood Prime, que possibilita a escolha de diferentes revestimentos, pinturas e tecidos sem sair da página do produto, além da visualização no ambiente real, com alta fidelidade.

“A pandemia da COVID-19 e o consequente receio do consumidor em ir a uma loja física aumentou o desafio dos nossos clientes em visualizar como um móvel personalizado ficaria em seus espaços, indicando que a operação da Wood Prime se tornaria cada vez menos viável, dados os altos custos para oferecer uma boa experiência”, comenta Diego.

R2U

realidade aumentada na venda de móveis

Web AR e Customizador 3D são as soluções da R2U para incrementar a conversão de vendas

Outros casos de RA na venda de móveis

A multinacional sueca especializada em móveis e decoração para casa e mundialmente conhecida no setor moveleiro, Ikea, criou um aplicativo para facilitar a vida dos clientes. A Ikea Place funciona com realidade aumentada, permitindo ver os produtos inseridos no ambiente da casa. O objetivo do lançamento feito em 2017 é facilitar a decisão de compra e inspirar os clientes a testar vários produtos, estilos e cores diferentes em espaços reais.

No Brasil, a loja de móveis e de artigos de decoração online Mobly também conta com o suporte do Visualizador 3D da R2U. Com os recursos, a Mobly aumentou em 82% a taxa de conversão de compra e em 115% o tempo que os clientes passam na página.

“A solução da R2U proporciona aos nossos clientes uma experiência de compra diferenciada, além de gerar fidelização, aumento de vendas, agilizar os processos de compras e reforçar a integração dos universos físico e digital, ampliando, assim, nosso conceito de omnichannel”, pontua Eduardo Soares, gerente de produtos da Mobly.

No caso da Leroy Merlin, os clientes podem testar mais de 3 mil produtos em ambientes como banheiro, cozinha, escritório, jardim e quintal, lavanderia, oficina de trabalho, quarto, sala e varanda.

“A tecnologia da R2U permitirá oferecermos uma experiência única e revolucionária aos nossos clientes, que sem sair de casa conseguirão visualizar em realidade aumentada como uma pia, um vaso sanitário ou um lustre ficarão ao serem instalados no ambiente. É um recurso inédito que ajudará na decisão de compra e, certamente, irá impulsionar nossas vendas online”, assinala Elias Rodrigues, diretor de experiência cliente e marca da empresa.

Reportagem publicada originalmente na Móbile Fornecedores 312

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