Rotocrom: cilindros para linhas de pintura de móveis
Conheça como funciona o processo de gravação de cilindros utilizados na pintura de painéis de madeira da indústria de móveis
Publicado em 30 de novembro de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
O móvel já não é mais produzido de madeira maciça como antes. Atualmente, o painel de madeira de MDF ou MDP é o material utilizado para a composição do mobiliário. Esse substrato pode ser revestido de diferentes formas, seja com papel decorativo, laminado de alta pressão ou com pintura utilizando tintas e vernizes, por meio de cilindros para linhas de pintura de móveis.
Nesse último revestimento, o processo é executado por máquinas de pintura que somadas formam uma longa linha de pintura com diferentes equipamentos. Em um deles, a aplicação da tinta na madeira é efetuada por cilindros, transmitindo o desenho do cilindro para a chapa de madeira. A Rotocrom é uma das principais empresas gravadoras de cilindros para rotogravura e flexogravura do setor moveleiro.
Marcelo Fechio Santos, representante comercial da Rotocrom, por meio de sua empresa MFS Serviços, explica que os clientes industriais moveleiros possuem o equipamento com a base da ferramenta e manda para a Rotocrom gravar. “Eles escolhem o desenho que querem produzir e imprimir no produto dele e nós reproduzimos. Para casos em que ele não tem ideia, a gente apresenta as opções que temos, no qual ele coloca qualquer cor que ele deseja, mais escuro, mais avermelhado, por exemplo, no desenho aplicado no cilindro de impressão”, explica.
O que muda nesse processo são os equipamentos que a Rotocrom tem para agilizar ou gravar melhor, algo que não é visto no mercado. Uma transformação deste segmento é que o equipamento, que sempre foi o cilindro de ferro, passou a ser também o cilindro de borracha, que oferece uma impressão (como é chamado o processo de pintura) melhor, embora o cilindro de borracha tenha uma durabilidade mais baixa.
“A durabilidade é relativa, mas levando em consideração que a máquina é a mesma, com uma lâmina raspadora em cima da borracha a durabilidade é menor. Se a de ferro dura um ano, a de borracha dura oito meses”, explica. A PCR, por exemplo, é uma empresa que produz o cilindro de borracha para a indústria moveleira que compra a borracha da marca e manda para a Rotocrom fazer a gravação.
Pintura direta e indireta
Essa gravação possibilita a impressão/pintura do painel de madeira ser direta ou indireta. Na impressão indireta, a pintura vai de um cilindro de metal para um cilindro de borracha que passa na peça de madeira. A direta tem a gravação executada pela Rotocrom na borracha com a aplicação da pintura diretamente no substrato da madeira.
Em ambos os casos, é a indústria de móveis que escolhe a cor que quer aplicar, com os contrastes dos veios das madeiras ou com qualquer tipo de desenho, que no caso a Rotocrom pode fazer. “Até dinheiro, ou seja, qualquer imagem que tenha digital pode aplicar em um cilindro, com o mesmo princípio de uma gráfica, mas para madeira”, enaltece Marcelo.
– Grupo Arpiaspersul inova com pintura modular
Normalmente, é o fabricante de móveis que sabe qual é o desejo do cliente dele que manda a imagem para a Rotocrom desenvolver. “Se não tem imagem nenhuma ele vem buscar nosso portfólio”, diz Marcelo. Um exemplo, é que na Região Sul gostam de um tipo de madeira, no Nordeste gostam de veios mais marcados.
“Depende muito da região, do que vai produzir, por isso que parte mais do cliente o que está no desenho. Na América Central e na Argentina, eles gostam de veios mais marcados, madeiras mais pesadas”, assinala o representante comercial da marca.
Já o tipo de desenho de fantasia é para quem faz roupeiro na parte interna, com prateleiras com imitação de linho ou tecido e as pedras são mais demandadas por quem faz cozinhas.
Tempo de gravação
O tempo de trabalho da Rotocrom no desenvolvimento da imagem até chegar no que o cliente moveleiro almeja não é demorado, se é algo simples ou gostar de uma imagem do portfólio da empresa, em até quinze dias está pronto. “Se ele quer desenvolver uma mostra, digitalizamos isso e demora até 20 dias no máximo, com o cilindro em posse do cliente”, diz.
Para a indústria moveleira, a Rotocrom aplica cerca de 30 cilindros por mês, mas são 900 a mil cilindros por mês contando os outros mercados que a empresa atua. A empresa tem capacidade para aplicar desenhos em mais cilindros do mercado moveleiro. “Agora o mercado está mais retraído e temos uma queda considerável na produção, o que está impactando”, conta Marcelo.
A empresa atende mais clientes de móveis seriados, pois em móveis planejados ainda não vale o investimento para que se possa ter um equipamento e fazer o móvel. “Uma Todeschini que faz móvel planejado, trabalham com várias empresas que fornecem para eles. Esses outros fornecedores dele, gravam conosco para produzir para eles, isso acontece também com relação à fita de borda e acabamos vendendo indiretamente à indústria de móvel planejado”, explica.