Saiba o que são os radiômetros de monitoramento de cura UV

Radiômetros são essenciais no monitoramento e controle dos processos de cura UV das linhas de pintura da indústria moveleira; veja por que ter e opções no mercado

Publicado em 10 de agosto de 2021 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

É preciso saber cuidar bem de cada passo da fabricação de móveis. Nas linhas de pintura da indústria moveleira, o monitoramento e controle de qualidade da cura UV é um ponto importante para isso. Para ter controle sobre o resultado dos processos produtivos, é preciso monitorá-los, uma função dos radiômetros de monitoramento de cura UV.

“Por mais simples e óbvia que essa afirmação possa parecer, ainda hoje em dia muitas empresas não monitoram corretamente seus processos”, afirma o diretor da BRCHEMICAL, Sérgio Medeiros. Com isso, os processos produtivos incidem em baixa eficiência, qualidade final inferior ao que o processo pode alcançar e significativo aumento nos custos devido perdas de produtos e clientes, retrabalhos, devoluções, má utilização dos insumos e da planta produtiva em si.

O processo de cura das tintas e vernizes UV consiste em uma reação química em que os fotoiniciadores presentes nas tintas e vernizes absorvem radiação UV em comprimentos de onda definidos, que por sua vez geram radicais livres dando início a reação de polimerização e que resulta na película seca.

Desse modo, para que essa reação aconteça de forma satisfatória a se obter os resultados esperados de cura, formação da película, brilho, adesão ao substrato, resistência química, resistência física, etc., o sistema deve emitir radiação UV dentro dos valores de Dose (mJ/cm2), Intensidade (mW/cm2) e comprimentos de onda no qual os fotoiniciadores necessitam para reagir adequadamente e iniciar a reação de polimerização.

Na indústria moveleira, a única forma de monitorar essas variáveis de forma segura e confiável é com o radiômetros de monitoramento de cura UV e a BRCHEMICAL é especialista nesse equipamento. Leia mais em reportagem na edição 309 da Móbile Fornecedores. Confira a seguir os diversos modelos oferecidos para diferentes aplicações.

Radiômetros de monitoramento de cura UV

O UV Power Puck II monitora os valores de Dose (mJ/cm2) e Intensidade (mW/cm2) nos comprimentos de onda UVA (320 à 390nm), UVB (280 à 320nm), UVC (250 à 260nm) e UVV (395 à 445nm), utilizado em sistemas de cura UV que utilizam lâmpadas de mercúrio (Hg) e gálio (Ga).

BRCHEMICAL

Linhas de pintura da indústria moveleira

UV Power Puck II

Por sua vez, o radiômetro LEDCure é utilizado em sistemas de cura que utilizam lâmpadas LED UV, informando os valores de Dose (mJ/cm2) e Intensidade (mW/cm2) em sistemas de cura LED UV de 365nm, 385nm, 395nm e 405nm.

BRCHEMICAL

radiômetros de monitoramento de cura UV

LEDCure

O UviCure Plus II é uma versão simplificada do UV Power Puck II. Também informa os valores de Dose (mJ/cm2) e Intensidade (mW/cm2), porém fixo em um único comprimento de onda.

BRCHEMICAL

Linhas de pintura da indústria moveleira

Uvicure Plus II

“Em geral os usuários optam pelo UviCure Plus II UVA (320 à 390nm) para monitoramento de linhas de Cura UV que utilizam somente lâmpadas de mercúrio (Hg). Em geral é a escolha das indústrias que trabalham somente com vernizes UV, qualquer que seja a aplicação, ou então para utilização em linhas gráficas, tanto para as tintas quanto vernizes”, explica Medeiros.

O Microcure é o radiômetro mais compacto da linha da BRCHEMICAL. Tem medidas de 3,30cm de comprimento x 2,41cm de largura e 0,65cm de altura. Monitora os valores de Dose (mJ/cm2) e Intensidade (mW/cm2) na faixa UVA (320 à 390nm).

“É utilizado em sistemas de cura UV onde não se tem espaço suficiente para utilização dos demais radiômetros do nosso portfólio. O Microcure é afixado ao substrato e exposto à lâmpada UV para coleta dos valores que estão sendo emitidos pelo sistema. Exemplos de aplicação: embalagens, componentes eletrônicos, autopeças de menor porte, celulares, etc”, assinala o diretor.

BRCHEMICAL

radiômetros de monitoramento de cura UV

Microcure Starter Kit – Marca d’agua

Linhas de pintura da indústria moveleira

O UV Power Map II é o radiômetro mais completo da linha da BRCHEMICAL. Além das mesmas funções do UV Power Puck II, informa a temperatura interna do sistema de cura UV e, ao ser conectado ao computador via software próprio, apresenta as curvas de irradiância do sistema permitindo o mais completo nível de controle de Cura UV do mercado.

STI oferta qualidade de máquinas importadas para o setor moveleiro

“É bastante utilizado, principalmente, por fabricantes de autopeças, aplicações de maior complexidade e aplicações onde o substrato possui maior sensibilidade ao calor uma vez que se faz necessário um perfeito balanço e controle entre a temperatura do sistema versus a maior Dose e Intensidade possível que se pode atingir sem ultrapassar o limite de temperatura afeta o substrato”, afirma Medeiros. Tal qual o UV Power Puck II em relação ao LEDCure, o UV Power Map II também possui uma versão correspondente para sistemas de cura LED UV, chamada de LEDMap.

Versões Profiler

Os radiômetros UV Power Puck II, UviCure Plus II e LEDCure possuem suas versões Profiler correspondentes. Em relação as versões padrão, as versões Profiler agregam a função de conectividade ao computador via software próprio, apresentando as curvas de irradiância do sistema permitindo um controle bastante completo do sistema de Cura UV. É indicado para casos em que, além dos valores de Dose (mJ/cm2) e Intensidade (mW/cm2) do sistema de Cura UV, também se faz necessário obter das curvas de irradiância do sistema. Além dos radiômetros, a BRCHEMICAL está presente no setor moveleiro com fotoiniciadores para os fabricantes de tintas.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646