SCM inaugura nova Casa Digital de inovação

Empresa abre oportunidade de descobrir como as últimas inovações tecnológicas e digitais da SCM podem auxiliar o cliente no desenvolvimento dos negócios

Publicado em 28 de agosto de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

A SCM se confirma como um grupo sólido que continua crescendo e inovando, investindo em suas unidades industriais na Itália para aumentar sua capacidade produtiva e estreitar ainda mais o relacionamento com os clientes. Um exemplo claro é o novo Centro de Tecnologia criado como parte de um programa de expansão e modernização na sede em Rimini, que será inaugurado de 28 a 30 de setembro de 2023 com uma grande inauguração destinada a empresas e partes interessadas de toda a indústria moveleira em nível global.

O espaço de 4 mil m² é a nova casa digital da inovação da indústria moveleira: cada detalhe foi pensado para oferecer a mais ampla gama de tecnologias e serviços e proporcionar processos integrados, conectados, flexíveis, mais sustentáveis e otimizados em cada etapa do processamento secundário da madeira.

O evento será uma oportunidade para conhecer as mais recentes soluções desenvolvidas que combinam a forte competência tecnológica para a produção de soluções de mobiliário, portas e janelas, construção em madeira e marcenaria artesanal com o desenvolvimento de software e serviços, para acompanhar o cliente em cada etapa de seu processo produtivo.

Entre as novidades estarão algumas aplicadas aos centros de usinagem CNC, que serão objeto de uma ação de formação dedicada: Cargo, um inovador sistema automático de carga e descarga de portas e painéis, e o novo software de programação CAD-CAM, Maestro Lab.

Inovações da SCM

Cargo será apresentado integrado com o centro de usinagem Morbidelli m200: é uma célula totalmente automatizada que não requer supervisão do operador e é única no mercado por sua capacidade de carregar e descarregar peças continuamente em tempo mascarado enquanto a máquina realiza perfurações e operações de roteamento.

Esta solução exclusiva permite a máxima eficiência ao evitar fases de trabalho manual e seus custos associados e tempo improdutivo, além de uma facilidade de uso sem precedentes: tanto o centro de usinagem quanto o Cargo são gerenciados diretamente com a interface HMI ativa Maestro.

No entanto, se é verdade que a tecnologia continua a ser o cerne da experiência da SCM, o software e os serviços são cada vez mais o elemento garante de uma relação contínua e partilhada com o cliente. Maestro lab é o novo software de programação CAD-CAM de última geração para uso em escritórios e máquinas. Intuitivo e dinâmico, permite transformar facilmente uma ideia num produto acabado, graças a funções de programação inteligentes e tecnologicamente avançadas e a mais de 150 aplicações já integradas. Assim, do escritório para a fábrica em um piscar de olhos, por meio de uma experiência de usuário agradável e rápida.

Varejo de móveis e eletros cresce em junho

A troca contextualizada e contínua de informações da máquina para a nuvem, graças à plataforma IoT Maestro Connect, permite que a SCM forneça aos clientes um acesso rápido a respostas e conselhos específicos que apoiarão os operadores e trabalhadores de manutenção em seus desafios e necessidades de autonomia no uso, manutenção e programação da máquina e do software.

Uma área específica criada dentro do Centro de Tecnologia demonstrará como os dados são transformados em atendimentos e assessorias sob medida, de caráter proativo e preditivo, com o objetivo de garantir a continuidade operacional do cliente, graças às mais evoluídas tecnologias digitais e atenção constante da equipe SCM Service.

A SCM continua investindo na excelência do atendimento e, para o evento, abrirá as portas da Autostore, seu novo depósito automatizado de peças de reposição. Essa inovação permitiu que a SCM quintuplicasse a velocidade de coleta dos códigos e aumentasse em 26% o número de pedidos atendidos em 24h. Tudo isso com um consumo de energia inferior a 0,1 kWh por robô, confirmando o foco do Grupo na sustentabilidade.

Sustentabilidade que também significa ergonomia e facilidade de uso, disponibilizada aos operadores de todas as máquinas SCM pelo renovado painel de controle eye-M, que facilita o trabalho do operador e oferece uma programação modular e maior poder de cálculo.

Outras inovações tecnológicas

O novo Centro de Tecnologia SCM terá células flexíveis integradas com os shuttles AMR não tripulados: para serrar, a Gabbiani gt2 com robô para carga e descarga; para colagem, Stefani cell E com sistema de retorno do painel; para furação e, Morbidelli cx220 que pode ser usado apenas com o robô ou parcialmente tripulado.

Também se destaca uma seccionadora e uma célula de encaixe para o lote 1 com Flexstore hp com armazém automático e robô para descarregar as peças acabadas, pequenas peças e desperdícios, uma serra painel Gabbiani p80 e um centro de maquinação Nesting Morbidelli x200 integrados no mesmo armazém.

Na colagem de bordas, merece destaque o novo Olimpic 500plus, que pode alcançar uma produtividade ainda maior, para usinar bordas em madeira maciça de até 12 mm e colar bordas plásticas com tecnologia de ar quente para uma linha de cola invisível.

Na montagem, destacam-se a ação e com um novo sistema de carga e descarga que auxilia muito o trabalho do operador e a ação p carga e descarga da pinça eletromecânica com uma nova HMI que permite programar os programas de trabalho, dados de produção e banco de dados geral importados e exportados.

Tratamento da superfícies

O que há de mais recente no DMC Eurosystem será apresentado para lixar e calibrar para trabalhos de usinagem em painéis brutos e pintados. Isso inclui o novo painel de controle eye-S de 15” para gerenciar todas as funções de lixamento diretamente da tela de toque; a nova IHM de areia ativa Maestro para gerenciar o armazenamento de ferramentas; a nova unidade planetária para um acabamento preciso em qualquer superfície.

Também em exposição estão as novas funções DMC SD 90, uma solução altamente personalizável, disponível em doze versões, para garantir os melhores resultados em painéis de madeira maciça, folheados, lacados e pintados.

Será possível solicitar uma demonstração específica no Surface Lab em Villa Verucchio (Rimini) sobre o novo sistema DMC com unidade de gravação a laser, para produções exclusivas e marcação 3D em pisos de madeira, elementos de madeira maciça, painéis de MDF a serem folheados, fibra painéis de cimento e superfícies sólidas de qualquer comprimento.

Em cooperação com o Superfici Technology Center, também haverá demonstrações das últimas novidades para pintura e acabamento, como o pulverizador compacto XL para produções de alta capacidade e um sistema de recuperação de tinta mais eficiente; o inovador sistema de cura UV led para desempenhos totalmente comparáveis à cura UV convencional, mantendo as vantagens do led; Excimatt, a tecnologia para acabamento de diversos produtos e materiais, capaz de proporcionar efeitos extra opacos de lisura surpreendentemente aveludada sem comprometer a resistência da superfície; os robôs cartesianos e articulados para pintura de esquadrias e painéis, projetados para garantir velocidade e continuidade de produção com altíssimo nível de precisão e qualidade de usinagem.

Janelas e portas e madeira maciça

A inauguração também será a oportunidade de descobrir uma prévia mundial dentro da fábrica expandida em Rimini, a nova linha integrada do sistema 9 para fabricação de janelas e portas, que inclui outra novidade absoluta: a máquina de espiga bilateral de ação Celaschi.

A linha SCM se destaca pela rapidez na troca de setup e pela extrema versatilidade no gerenciamento dos comprimentos das peças, permitindo a produção de até 200 janelas completas por turno de trabalho, mesmo com lotes médios-pequenos.

A nova ação Celaschi, em particular, permite processar dois elementos de comprimentos diferentes simultaneamente, explorando o princípio de usinagem com motores em movimento e peças estacionárias. Entre as vantagens, a presença de 4 eletromandris cada um servido por um trocador de ferramentas de 8 posições.

Produção de móveis cai em junho

Windorflex, a nova célula de usinagem automática para produção de janelas completas que otimiza a produtividade mantendo uma alta flexibilidade e qualidade de usinagem também estará em exibição na fábrica de Rimini.

Novidades também para a moldadora automática Superset NT automatic agora equipada com a plataforma Maestro Connect IoT da SCM, para uma produção inteligente e conectada de perfis para janelas, portas, escadas, esquadrias e móveis.

As novas entradas também incluem Connexus FJ: máquina de espiga-embutimento que atende a todas as demandas de usinagem para diferentes tipos de madeira maciça ou MDF revestido, incluindo juntas complexas como porta de esquadria, moldura frontal e junta francesa em portas de armários e persianas.

Construção em madeira

Amplo espaço também será dedicado às últimas novidades em construção em madeira, apresentadas em formato digital. Entre eles está o Oikos XL plus, um novo centro de usinagem CNC para processamento de painéis modulares e pilares estruturais de seção transversal máxima de 1.250×610 mm, utilizado na construção de edifícios de vários andares.

A presença de uma unidade de lâmina de serra independente, além da unidade de operação de 6 eixos, permite realizar cortes passantes mesmo nas espessuras mais altas.

Também em exibição: o centro de usinagem CNC Oikos XS que garante máxima velocidade, precisão e pegada reduzida no processamento de vigas de madeira laminada ou maciça com seção transversal máxima de 450×240 mm; DMC System XL, lixadeira automática altamente modular, capaz de processar painéis CLT de até 3700 mm de largura e 500 mm de espessura.

Máquinas de marcenaria

Em exposição às máquinas de marcenaria SCM mais representativas, soluções autônomas, mas também integradas como as da célula integrada Smart&Human Factory. Essas tecnologias para serrar, colar e furar permitem flexibilidade e custo produção omitida desde a matéria-prima até a peça de mobiliário acabada e aprimorada pela integração com o software MES.

Outras novidades incluem: “blade off”, o inovador sistema de segurança da SCM aplicado a serras circulares que, graças aos sensores inteligentes, evita o contato acidental entre o corpo humano e a lâmina; e Startech cn k, centro de usinagem NC compacto de 3 eixos para roteamento de qualquer tipo, decorações, gravação, produção de letreiros e prototipagem de modelos 3D.

Para mais informações e inscrições clique neste link.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas