Sindmóveis comemora aumento de 13% nas exportações

Desempenho de janeiro a agosto comprova a relevância do mercado internacional para a retomada do setor moveleiro

Publicado em 26 de setembro de 2019 | 08:45 |Por: Everton Lima

O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) divulgou dados animadores sobre o polo moveleiro de Bento Gonçalves. Com base em uma análise dos dados do Ministério da Economia e da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), a instituição constatou que houve um crescimento no volume de móveis exportados.

Assim, com um acréscimo de 13% em relação ao ano passado, o polo moveleiro de Bento Gonçalves apresentou um aumento significativo. As indústrias da região cresceram, percentualmente, mais do que a soma da indústria moveleira gaúcha (2,5%).

O levantamento considerou os oito primeiros meses deste ano para realizar a análise.

– Black Friday 2019: omnichannel é palavra de ordem no varejo
– Não basta o móvel ser bonito. Ele precisa ser bom para a postura!

Estados Unidos se tornam segundo destino das exportações

Neste ano, os Estados Unidos passaram de quarto para segundo lugar na lista dos principais importadores de móveis de Bento Gonçalves. O principal comprador ainda é o Uruguai.

Todavia, outros países latino-americanos, como México, Colômbia, Paraguai e Panamá também estão entre os compradores dos produtos produzidos pela indústria moveleira da região de Bento Gonçalves.

Assim, o polo moveleiro de Bento Gonçalves contribui para a que o desempenho das exportações brasileiras alcance resultados mais expressivos. Inclusive, os números da indústria gaúcha (crescimento 2,5%) foram na contramão da nacional. Em suma, entre janeiro e agosto, a exportação brasileira de móveis caiu 1,6%. Atualmente, a participação brasileira no mercado mundial de móveis é de apenas 0,5%.

Certamente, trata-se de um mercado muito atrativo. Estima-se que ele movimente cerca de US$ 170 bilhões por ano. “Existe um grande potencial para as exportações e muitas exigências de preparação e investimento para realizar negócios com o mercado externo, muito em função da alta concorrência e exigência de competitividade internacional”, afirma o presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini.

Sindmóveis: treinar para exportar

Aliás, o Sindmóveis oferece treinamento para que seus associados consigam exportar seus produtos com facilidade. No dia 2 de outubro, os consultores de exportação, Ana Cristina Schneider e Eduardo Santarossa, falarão sobre barreiras comerciais, riscos apresentados pelo país-alvo e custos de frete. O treinamento, com duas horas de duração, acontecerá no Sindmóveis, é gratuito e voltado a empresas do setor moveleiro. As inscrições devem ser feitas até dia 30 de setembro.

(com informações de assessoria)


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646