Sistema de monitoramento fabril é apresentado na Fimma Brasil
Solução de digitalização industrial implementada pela Dalca Digital permitiu aumento de 30% na produtividade em processos fabris do Grupo Genialflex
Publicado em 30 de agosto de 2023 | 10:00 |Por: Thiago Rodrigo
O investimento em tecnologia industrial tem se apresentado como o principal caminho para negócios mais competitivos e eficientes. Com a digitalização fabril, indústrias dos mais diversos segmentos obtém ganhos importantes em produtividade e, consequentemente, melhoram seu posicionamento no mercado em que atuam. No ramo moveleiro, sistemas que permitam um monitoramento de processos têm rendido bons resultados. Exemplo disso pode ser visto no parque fabril do Grupo Genialflex, de Garibaldi (RS).
A empresa implementou o sistema FlexMES da Dalca Digital, referência em soluções para a Indústria 4.0. Com a tecnologia, a Genialflex e a Vivatto, braço da produção de móveis planejados do grupo, já vislumbram um aumento de cerca de 30% na produtividade. Isso porque, até o momento, boa parte da fábrica já conta com o monitoramento, apresentando excelentes indicativos.
“Estamos há 18 anos no setor moveleiro, buscando sempre as melhores tecnologias, pois nosso DNA é vender soluções em mobiliário. Nesse propósito, monitorar todos os custos e processos é determinante. Por isso, desde que implementamos a digitalização junto à Dalca, todas as nossas decisões de investimento são baseadas nos dados que recebemos da medição dos processos. Conseguimos avaliar a real capacidade de produção, nosso lead time e o custo exato do processo”, destaca o CEO do Grupo Genialflex, Basilio Vivan.
– Sayerlack exibe soluções inovadoras na Fimma Brasil 2023
O processo de implementação também proporcionou uma conscientização coletiva sobre a importância do monitoramento para a sustentabilidade da empresa. “Começamos com reuniões com lideranças, trabalhadores e operadores, engajando todos nesse processo. Além de implementar rapidamente, os dados já começaram a ser compilados no momento que o sistema iniciou seu funcionamento. Ao longo desses oito meses de parceria, alcançamos bons números e, graças à verificação da disponibilidade de máquina, já conseguimos essa perspectiva de aumento de 30%”, reforça o Gerente de Engenharia do Grupo, Maisson Canterle.
O processo iniciou em 2022, a partir de uma constatação da própria empresa sobre a necessidade de monitoramento – por conta do trabalho de acompanhamento mais manual que era feito até então. “Os resultados já podem ser vistos mesmo com apenas uma parte das máquinas monitoradas – já está acertada a ampliação da parceria para o restante do parque fabril. Podemos afirmar que, agora, a Genialflex está no mais alto nível de digitalização, com análise e monitoramento dos processos em tempo real”, explica o Gerente de Projetos da Dalca Digital, Bernardo Sganzerla.
Pelo sucesso já apresentado pelo projeto, há a certeza de que essa é a alternativa mais assertiva quando o assunto é o futuro da indústria. “Na atual situação econômica globalizada, concorremos com produtos de todo o mundo, por isso a eficiência e o custo competitivo são essenciais. Muitas empresas querem ser mais competitivas, mas não se dispõem a investir para ter o resultado, e nós damos um passo à frente nesse sentido, pois esse é o caminho”, ressalta o CEO do Grupo.