Sistema ERP no setor moveleiro: por que investir?
Otimiza operações e promete simplificar cada etapa da cadeia produtiva de móveis, como o planejamento de controle de produção
Publicado em 1 de julho de 2019 | 10:34 |Por: Larissa Bartoski de Sena
Adquirir insumos, acompanhar processos de fabricação, controlar o estoque, monitorar o relacionamento com fornecedores e compradores são apenas alguns dos processos que compõem a rotina de qualquer gestor. Implementar sistema ERP no setor moveleiro, além de otimizar todos esses processos, promete maximizar resultados.
Visando facilitar o trabalho dos principais envolvidos nesse esforço gerencial, a Nasajon Sistemas lança cinco novas soluções totalmente integradas ao ERP Nasajon. De acordo com a empresa, o objetivo é simplificar cada etapa da cadeia produtiva de móveis. Como por exemplo o “Planejamento de Controle de Produção”, ou “PCP”. Em suma, o novo sistema foi desenvolvido para indústrias que desejam ter o controle total das suas operações.
– Vendas online: fabricantes faturam R$ 2,5 bi em 2018
De acordo com o diretor de desenvolvimento da Nasajon, José Manuel, o PCP permite que uma fábrica de móveis, por exemplo, integre todos os seus processos. “O sistema apresenta roteiros de produção que orientam as demandas de compras de insumos e geram, automaticamente, ordens de serviço. Elas, por sua vez, apresentam todos os custos envolvidos, otimizando o trabalho e facilitando a entrega de resultados”, afirma.
“Na prática, o PCP automatiza desde a gestão fiscal de uma indústria moveleira, até a última etapa do processo de produção de sofás e poltronas, por exemplo. E ainda pode ter seu modo de utilização segmentado em produção. Ideal não apenas para empresas que transformam matérias-primas em produto final ou intermediário; como também em projetos. Além de também ser ideal para empresas que desejam gerenciar conjuntos de ações e tarefas”, complementa Manuel.
Sistema ERP no setor moveleiro
Para as empresas que trabalham com locação e/ou venda de mobiliário, também há atrativos. As novidades no sistema ERP ficam a cargo das soluções “locações” e “pedidos Mobile”, também desenvolvidas pela Nasajon Sistemas. A primeira permite um controle completo da operação de uma locadora (contratos, status dos bens locáveis e relatórios). Evitando, portanto, problemas com inadimplência, inventário e de relacionamento com clientes.
Já o “pedidos Mobile”, aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis, promete ser um dos principais aliados das equipes de vendas. Em suma, conta com controle de agenda integrada, painel de pedidos interativo, acesso ao estoque da empresa em tempo real e geração simplificada de orçamentos. A nova funcionalidade permite a troca de informações financeiras como lançamentos de contas a receber, além de lançar pedidos diretamente para a expedição.
(com informações de assessoria)