Sustentabilidade e performance em adesivos para colchões
Adesivos para colchões estão pautados na sustentabilidade, na oferta do melhor desempenho para a produção e da redução de ruídos no produto acabado
Publicado em 22 de dezembro de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
Reportagem publicada originalmente na Móbile Fornecedores 321
Os processos de aplicação de adesivos na indústria colchoeira tendem a ser cada vez mais automatizados e demandam investimentos constantes. As fabricantes de colchões devem se preparar para as novidades em ferramentas de aplicação para terem melhor desempenho na produção.
Avaliar bem qual o resultado desejado é importante, afinal, de forma geral, os produtos podem ser aplicados de diversas formas. Assim sendo, uma das principais armas para um alto desempenho técnico de colagem é o conhecimento. É importante que a empresa se prepare para utilizar da melhor forma possível a tecnologia escolhida.
Caso seja a tecnologia base água, é importante contar com pistolas e equipamentos de aplicação adequados para cada produto, pois o desempenho do produto é um conjunto formado pela sinergia do tripé: produto, equipamento e conhecimento. Os produtos à base d’água utilizam pistola para uso com compressor, de preferência de inox, para não enferrujar, além de uma mangueira.
– Leia a Móbile Fornecedores 321
Um aspecto relevante nisso é a condição da linha de ar comprimido. Caso a linha esteja contaminada, tal contaminação irá também passar para a colagem. Se a contaminação for com óleo, compromete totalmente o resultado da colagem. Caso seja contaminação com excesso de água, o processo será comprometido com maior tempo de secagem.
Com adesivos hot melt, que garantem processos mais eficientes e limpos, é preciso de uma máquina própria para aplicação para fundir o adesivo (coleiro) e aplicá-lo com uma pistola quente. Hoje, os aplicadores de adesivos hot melt e PSA Tack permanente (adesivo sensível à pressão) são amplamente conhecidos e existem soluções nacionais e importadas destes equipamentos, que proporcionam aplicações precisas independente da velocidade da linha.
Há, no mercado, uma ampla variedade de equipamentos muito eficientes. Os aplicadores elétricos de adesivo hot melt fazem uma interface muito eficiente com os controles de produção, economia de aplicação e flexibilidade nos moldes de aplicação como pontos ou filetes, aplicações em espiral etc. Desse modo, é possível investir em sistemas aplicadores de hot melt envolvendo coleiro, tanque, mangueira, pistola e bico para aplicação.
“Oferecer um portfólio de adesivos desenvolvidos com bases poliméricas mais modernas para alta produtividade e alta performance de colagem se torna imprescindível. Certamente, sem a presença de solventes orgânicos e, se possível, sem água. Até porque os processos de lavagem de embalagens/IBCs de adesivos à base água geram um volume considerável de efluentes líquidos industriais”, aponta Rubens Castro, gerente da unidade de negócios de Adesivos Industriais para Móveis e Construção.
A empresa tem como desafio oferecer aos clientes novas tecnologias de adesivos sustentáveis ao meio ambiente que promovam a redução do consumo excessivo de energia e geração de resíduos nas linhas de produção. “É imprescindível para a companhia contar com parceiros e fornecedores que compactuam dos mesmos valores. Isso é um ponto comum dentro da Henkel no mundo todo”, pontua Castro. O mercado moveleiro é, dentro do industrial, uma importante área da Henkel no Brasil.
Sustentabilidade
Dentro desse tópico cada vez mais em voga quando o assunto é adesivos, ainda mais na indústria de colchões, a Jowat atua com foco nos adesivos hot melt, que são 100% sólidos e não contêm solventes. Também possui adesivos à base de solventes, mas com o uso de tecnologias inovadoras, que permitem um alto teor de sólidos, de mais de 70%.
A Artecola tem como princípio e como pilar de crescimento dentro de seu plano estratégico, liderar as mudanças sustentáveis em adesivos na América Latina. Com isso em mente, possui a linha de produtos sustentáveis chamada Afix Green. “Temos produtos base água que são utilizados para espumas e colchões. Além disso, contamos com uma parceria tecnológica junto à Simalfa. Essa parceria nos permite aumentar ainda mais a gama de aplicações atendidas com nossos produtos sustentáveis”, garante Fernando Cardoso, gerente de negócio B2B da Artecola.
O trabalho da Amazonas com hot melt pallets e adesivo sensível à pressão para colchões, atendem o viés de sustentabilidade por atender as exigências do uso de matérias-primas de fontes renováveis. A demanda por este produto é crescente, de acordo com Júnior de Oliveira, coordenador comercial de móveis da Amazonas.
– Abimóvel apresenta anuário Brasil Móveis
As soluções possuem benefícios como processo de aplicação rápido, geração de alta produtividade industrial, fácil adaptação às condições ambientais na aplicação, adesão a superfícies impermeáveis e de difícil aderência, redução na quantidade de adesivos aplicado em relação a outras tecnologias, não é tóxico, tem vida útil mais longa e tecnologia amplamente conhecida. “Também atende normas técnicas de órgãos certificadores de colchões, inclusive à portaria nº349 de 09/07/2015 do Inmetro”, pontua.
Para o mercado de colchão, além da tecnologia aquosa, a Kisafix conta em seu portfólio com produtos isentos de solventes e que promovem a redução de etapas do processo produtivo, de refugos e da necessidade de recursos hídricos e de energia, como os adesivos hot melts. “O comprometimento da Killing S. A. Tintas e Adesivos com a sustentabilidade segue uma trajetória de crescimento, a empresa se atentou às novas possibilidades e foi pioneira no desenvolvimento e na implantação de adesivos base água, com sua marca Kisafix, na indústria calçadista brasileira, ainda em 1994”, enaltece Rangel Martins, Supervisor Técnico Comercial da Killing.
Inovações em adesivos para colchões
Para a melhor performance produtiva e qualidade do colchão, a Kisafix aprimorou o adesivo hot melt PSA. “Suas características são de um produto 100% sólido, com alto rendimento, poder de colagem superior, alta resistência à temperatura, com propriedades de adesão e coesão, permitindo um alto desempenho na colagem”, assinala Martins. Além disso, ele não tem cheiro, não carboniza e não gera ruído no produto. “Outra questão importante a ser citada é que os produtos da Kisafix mantém um padrão em suas matérias-primas e o que resulta em alto desempenho e garantia ao cliente”, acrescenta.
A tecnologia mais recente desenvolvida pela Amazonas é a CHL 30, com resinas metalocênicas para a fabricação de molas pocket. “Essa tecnologia, por apresentar baixa densidade, gera rendimento 30% maior quando comparada com outros tipos de adesivos convencionais como base EVA, APAO, etc.”, diz Oliveira. O adesivo reduz os gastos com limpeza e a descarbonização dos aplicadores de adesivos hot melt, reduz também o consumo energético por trabalhar em zonas de aquecimento mais baixa, oferecendo um melhor custo-benefício, de acordo com ele. Na linha de espumas, o AM7165 é um adesivo PSA secativo, indicado para colagem de capa de colchões. “Esse PSA busca minimizar o problema de barulho nos colchões, que muito incomoda os clientes e fabricantes de colchão”, destaca.
A Artecola se beneficia da parceria tecnológica com a Simalfa, empresa global de adesivos aquosos para espumas e reconhecida por deter tecnologias especiais em soluções para colagem. “A Simalfa aporta para as empresa brasileiras a mesma tecnologia encontrada em outros países”, frisa Cardoso. Por isso, além dos adesivos Artecola Simalfa 311 e Artecola Simalfa 301, a empresa lança a linha base água bicomponente. “Essa tecnologia traz os benefícios dos adesivos base água, alta performance de colagem e na nova versão bicomponente tem ainda a velocidade de secagem e melhoria do processo. É uma evolução sustentável e rentável à disposição de todos os clientes do segmento no Brasil e em toda América Latina”, ressalta o gerente.
A tecnologia mais recente desenvolvida pela Jowat para o setor colchoeiro são os adesivos PUR hot melt da linha Jowatherm Reaktant®. “Uma qualidade extraordinariamente alta pode ser alcançada com esses adesivos reativos que se caracterizam por excelente resistência ao calor, ótima resistência à umidade e outros meios no colchão acabado, além de excelente adesão a uma variedade crescente de substratos”, evidencia Andreas Weymann, líder da equipe de gestão de produtos na Jowat.
Conforme ele pontua, os adesivos PUR hot melt oferecem uma vantagem significativa em comparação com dispersões adesivas à base de CR porque os colchões ficam prontos para o processamento posterior ou embalagem pouco tempo depois da colagem. “Em comparação com adesivos hot melt termoplásticos, a linha Jowatherm-Reaktant® impressiona pelo baixo consumo de energia devido às temperaturas de processamento consideravelmente reduzidas. Além disso, um critério importante para a seleção do adesivo é se ele vai causar ruído no produto acabado durante o uso. Os adesivos PUR Jowatherm-Reaktant® para a fabricação de colchões claramente estão em vantagem no que refere a essa exigência e fornecem resultados superiores”, assegura o dirigente da Jowat.
A Henkel oferta à indústria colchoeira sua mais nova linha, o hot melt Technomelt® AS 4999, que entrega a possibilidade de aplicação com sistemas já consagrados, automáticos ou da forma tradicional em spray. Destacam-se como diferenciais a ausência de track residual e, por consequência, zero de ruídos da linha de adesivo durante a vida útil do colchão, de acordo com Castro. “Por ser um produto sustentável, tem menor índice de carbonização de coleiros, portanto menor consumo de energia elétrica, assim como menor custo de manutenção e limpeza”, aponta o gerente.
O adesivo também possibilita o reposicionamento das partes na fase inicial da montagem e visa ter maior resistência ao calor comparado com a tecnologia PSA atual. “Além de melhor performance e resistência inicial de colagem que atende aos processos bed-in-a-box e roll pack – colchões em caixas ou colchões enrolados”, frisa Castro, que acrescenta: “Além da alta produtividade e baixa emissão de vapores, outra característica de destaque no Technomelt® AS 4999 pode ser notada nos pós-venda. Por se tratar de um adesivo de alta performance com foco diferenciado na qualidade da ligação entre os substratos, a possibilidade de assistência por descolamento e ruídos residuais cai próximo a zero para processos de aplicação automatizados e manuais por spray devidamente executados”.
Divisão de produtos
Amazonas
Atua em diversas áreas e divide suas soluções de adesivos; móveis de madeiras e recobrimentos de perfis, colchões e mola pocket, embalagens, calçados e construção civil.
Artecola
Espumas: hot melt Artemelt 4268, Artemelt 7010 e Artemelt 4241; base água (linha Green) Afix Green Contato, Afix Artecol Simalfa 311;
Pocket: hot melt Artemelt, Artemelt 7010 e Artemelt 4241;
Box: Artecol 1095, Artecol 1060 e Artecol 239.
Jowat
As soluções para o mercado de colchões estão divididas em montagem de núcleo de molas pocket, produção de colchões de mola pocket e produção de colchões de espuma.
Henkel
Tem soluções à base de borracha sintética e poliolefinas/Apao, com as linhas Technomelt® DM 292 e DM 3200 para espumas, Technomelt® GA 3170 e Technomelt® Supra para molas pocket.
Kisafix
Para a montagem de colchões, adesivo PSA ou adesivo base água. Para a colagem de molas, no caso mola com mola, a indicação é um adesivo secativo, seja a base EVA, metaloceno ou híbrido. A Kisafix oferece soluções para todas as demandas do mercado colchoeiro.