Sustentabilidade no topo das prioridades de adesivos e selantes
Presidente Executivo da Artecola confirmou tendência ao participar da ASC 2024 – Adhesive & Sealant Convention, em Louisville (KY), nos Estados Unidos
Publicado em 2 de maio de 2024 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
A Sustentabilidade segue no topo da lista de prioridades do setor de adesivos e selantes. É o que o Presidente Executivo da Artecola, Eduardo Kunst, confirmou ao participar da ASC 2024 – Adhesive & Sealant Convention, realizada em Louisville (KY), nos Estados Unidos. “Um dos principais assuntos foram os novos desenvolvimentos para acompanhar a mudança tecnológica provocada pela eletrificação da mobilidade”, destacou o empresário.
Entre as conferências, o tema da inovação em adesivos para veículos e baterias automotivas teve grande espaço, além de matérias-primas de fonte renovável para o segmento de adesivos e selantes em geral. “As emissões de carbono também foram assunto de várias apresentações, mostrando que, mais uma vez, estamos alinhados com as tendências da indústria química mundial”, avalia. A Artecola alcançou a condição de empresa Carbono Neutro no final de 2023, e segue desenvolvendo inovações com matérias-primas de fonte renovável, com atenção especial aos adesivos hot melt e à base d´água.
A ASC 2024 – Adhesive & Sealant Convention ocorreu de 15 a 17 de abril. Nas sessões técnicas simultâneas, foram abordados temas com foco no desenvolvimento de negócios e tendências, regulamentações, segmentos de mercado e novas tecnologias e aplicações.
Sustentabilidade Artecola
A companhia passou a adotar a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol para mapear as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e o padrão IPCC (Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas) para cálculo do sequestro de Carbono.
O levantamento de 2022 mostra uma emissão direta de 1.909,4 toneladas de Dióxido de Carbono equivalente (tCO2e) na produção das nove plantas, no Brasil e América Latina. No mesmo período, a empresa sequestrou 15.263,09 tCO2e a partir de áreas florestais de sua propriedade, neutralizando as emissões nos escopos 1 e 2.
A Artecola também foi reconhecida em 2023 com o Selo Diamante, a mais alta categoria do programa Origem Sustentável. A certificação é a única de ESG e sustentabilidade do mundo voltada para a cadeia calçadista.
Criado pela Abicalçados – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados e pela Assintecal – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, o programa Origem Sustentável avalia 104 indicadores nas dimensões econômica, social, cultural, ambiental e de gestão da sustentabilidade.