Trend Box: Uma nova forma de pensar e fazer design
Nova ferramenta para o levantamento de tendências da Impress Decor Brasil reflete o universo lúdico dos jogos de tabuleiro
Publicado em 9 de outubro de 2020 | 15:01 |Por: Portal eMóbile
Imagine o que um grupo formado por designers, antropólogos, professores e artistas poderia criar. Como parte das ações de comemoração de duas décadas no Brasil, a Impress Decor convidou um time de especialistas de diferentes áreas de inovação para se juntar à equipe criativa da empresa numa verdadeira imersão pela diversidade e versatilidade do mundo contemporâneo. Da sociologia à robótica, os profissionais compartilharam dos mais diversos pontos de vista, fatos e projeções comportamentais e de consumo, desenhando uma ferramenta única e, sobretudo, muito eficiente para o levantamento de tendências para o viver e o morar a partir de agora. Conheça a Trend Box!
“Durante uma semana tivemos a oportunidade de nos reunir em nossa sede, observando o passado e construindo visões de novos cenários para os próximos anos”, conta o gerente de design e marketing da Impress Decor Brasil, Alexandre Chiquiloff. “Entre as várias questões debatidas, três pontos recorrentes chamaram nossa atenção. São eles: tempo, tecnologia e geração. Influências que permeiam tudo o que fazemos e vivenciamos, estando também presentes em todas as ações da Impress ao longo desses 20 anos. Não por menos, os três temas serviram como fios condutores para chegarmos ao resultado da nossa ‘caixa de tendências’.”
Explorando tendências
Com visual e dinâmica que remetem a um jogo de tabuleiro, a Trend Box oferece uma maneira inovadora de pensar e analisar tendências, possibilitando que fabricantes de painéis e pisos, moveleiros, designers e arquitetos, possam utilizar a ferramenta a qualquer momento e da forma como julgarem mais adequada.
Aliás, a Multiversidade, primeira macrotendência levantada pelo jogo, trata justamente da heterogeneidade do mundo atual, abrindo espaço para a coexistência entre diferentes tipos de personalidades, pensamentos e comportamentos. Essas múltiplas alternativas são representadas por peças e cartas, que trazem exemplos práticos de como essas dualidades se apresentam, se encontram e se aplicam na vida real, em variadas indústrias e segmentos.
Trazendo-nos, então, até a segunda grande tendência apresentada pela Trend Box: nosso Lugar de Afeto. Esse “lugar” é a combinação particular que o jogador cria entre todos os cenários apresentados. O espaço em que nos sentimos seguros e confortáveis, ambientes de aceitação e acolhimento. Talvez, hoje, tal lugar seja nossa casa, mas ele pode ir muito além. Pode se tratar tanto de um ambiente analógico como completamente digital. Ou, ainda, quem sabe os dois, agora que as linhas estão cada vez mais tênues.
Não há certo ou errado
Ou seja, não existem regras de como combinar o que faz sentido e traz conforto para determinado grupo ou pessoa. Portanto, longe de indicar parâmetros de certo e errado ou impor padrões, cores e materiais predeterminados, a ideia da Trend Box é mesmo a de possibilitar que marcas e profissionais criem suas próprias conexões e leituras de futuro, delineando seus próximos passos e estratégias de acordo com as necessidades, referências e preferências de seu público-alvo.
Dessa maneira, o ponto-alto do jogo é a criação dos Moodboards Trendbox. Painéis de referência personalizados, contendo sinais das principais influências e exemplos de inovações ao redor do mundo – todos selecionados pelos jogadores! O objetivo é proporcionar um quadro bastante visual e de fácil entendimento. Para que, assim, os profissionais possam combinar conceitos, construir narrativas e compartilhar ideias com a equipe e até mesmo com clientes. Inspirando o desenvolvimento de ações e coleções cada vez mais assertivas e em paridade com os movimentos em ascensão.
Tendo sido apresentada em primeira mão para os clientes do grupo na América Latina, a Trend Box chega também em formato digital com acesso livre e gratuito pela plataforma trendbox.impress.biz. Provando que a coexistência entre o analógico e o digital é mesmo essencial para entendermos o mundo de agora em diante. E o melhor, a ferramenta – tanto a física quanto a virtual – pode ser usada quantas vezes você quiser.