Veja como está cenário e soluções para Indústria 4.0

Saiba como está o conceito que possibilita empresas moveleiras se tornarem mais ágeis, inovadoras e produtivas com a produção conectada

Publicado em 20 de dezembro de 2022 | 12:50 |Por: Thiago Rodrigo

A Indústria 4.0 é a combinação e integração de máquinas com diferentes tecnologias e plataformas tais como Internet das Coisas (IOT), inteligência artificial, computação em nuvem promovendo a automação e a digitalização de cadeias de produção, melhorando processos e aumentando a produtividade.

Teorizada no início da década passada, também é chamada de manufatura avançada, é a quarta revolução industrial, propondo fábricas inteligentes com uma produção toda conectada por sistemas físico-cibernéticos ligando objetos reais com informações de objetos virtuais e processos por meio de informações em rede.

“Estamos passando por rápidas mudanças de tecnologia e processos, em que somos diariamente desafiados a elevarmos nossa produtividade, enxugarmos processos e melhorarmos resultados. Logo, é uma questão de sobrevivência ingressar na Indústria 4.0”, considera o area manager da Biesse, Alberto Luparia. Segundo ele, a empresa italiana se preocupa há anos no constante desenvolvimento de soluções que possibilitam as empresas moveleiras se tornarem mais ágeis, inovadoras e produtivas perante o mercado ao implementarem as tecnologias e soluções da Indústria 4.0.

Afinal, a automação pode transformar a produtividade de uma empresa com a otimização de processos. “É um dos primeiros objetivos dos projetos na indústria 4.0. Em outras palavras, é reduzir custos e perdas industriais, aumentando a lucratividade por meio da redução das paradas na produção, automatizando para prevenção de erros e atrasos, aumentando a velocidade da produção otimizando o uso das máquinas presentes nos diversos processos e reduzindo tempos de fabricação”, assinala Luparia.

Recursos

A Biesse procura contribuir para a melhoria da eficiência e produtividade dos processos com um conjunto de soluções capazes de viabilizar a fabricação de móveis de maneira autônoma, utilizando pouquíssimo recurso humano e integradas ao conceito de Indústria 4.0.

Para tal, a Biesse desenvolveu um departamento próprio para as novas exigências, chamado “System” e que tem no Brasil um manager dedicado. “Entendemos que cada empresa possui necessidades individuais e específicas, logo, tornam-se projetos customizados. Realizamos análise sistêmica dos processos, do ambiente e dos aspectos do mobiliário a ser fabricado”, explica o area manager.

Para a apresentação de um projeto integrado a diferentes etapas de fabricação do móvel, a Biesse pode ofertar desde um gerenciador de chapas, chamado de Winstore, que além de gerenciar e organizar o estoque de chapas, pode realizar a alimentação automática de diversos equipamentos de secção e usinagem; bem como disponibiliza variadas soluções de carga e descarga automáticas para diversas linhas de colagem de bordos e furação, integrando os mais variados processos.

Claro que tudo depende sempre do porte da empresa, da tipologia de produto que fábrica, do segmento de mercado que atua e das pretensões futuras. “De maneira sucinta, tudo começa identificando toda a digitalização já presente nas empresas, desde os softwares de gestão, softwares de projetação e planificação, para depois avançarmos com as interfaces CAD-CAM e, posteriormente, fornecimento de KPI’s das máquinas e processos envolvidos e de atividades importantes como a manutenção preventiva”, pontua Luparia.

Benefícios

As vantagens que a implementação dos conceitos de manufatura avançada para a indústria moveleira são várias, como aumenot de eficiência, redução de erros e imprevistos, redução de acidentes de trabalho, possibilidade de trabalho remoto e facilidade de tomada de decisões.

Aumento de eficiência: a automação envolvida nos diferentes processos gera mais eficiência, que integrada com as tecnologias digitais no ciclo de produção gera por consequência o aumento na competitividade.

Redução de erros e imprevistos: uma linha de produção automatizada por meio das tecnologias digitais identifica falhas e erros antes mesmo deles comprometerem a eficiência da linha de produção, alertando os responsáveis pelas operações sobre possíveis problemas ou erros. Além de prejudicarem a produtividade, os erros ocasionam desperdícios de matérias-primas e, consequentemente, nos custos industriais. Antecipando os erros, é possível evitar estes gastos desnecessários, proporcionando a diminuição dos gastos e desperdícios.

Biesse chega ao Brasil com showroom

Redução de acidentes de trabalho: os processos automatizados evitam acidentes muitas vezes ocasionados por irresponsabilidade do operador. Com as máquinas trabalhando dentro do sistema 4.0, nenhum operador poderá utilizá-la se não estiver seguindo os padrões de uso e segurança. Isso porque se o colaborador não seguir as regras, o equipamento simplesmente não fica habilitado para uso.

Trabalho remoto: visto que as máquinas estão conectadas na mesma rede, o colaborador encarregado de gerenciar a linha de produção pode acompanhar todas as ações e processos remotamente, sem a necessidade de estar fisicamente no ambiente fabril.

Faiclidade na tomada de decisões: a coleta de dados é feita em tempo real, permite a obtenção de histórico confiável e a realização de análises mais acertadas para melhor orientação nas tomadas de decisões estratégicas.

Desafios

No atual cenário da indústria moveleira brasileira, o maior desafio para os fabricantes de móveis é acompanhar a mudança do comportamento e as preferências dos consumidores. “A internet e as demais plataformas digitais transformaram a forma como trabalhamos, compramos e vivemos”, analisa o area manager da Biesse.

Todos vimos que os consumidores estão mais exigentes e demandando soluções cada vez mais personalizadas. Desse modo, a forma como devemos tratar os consumidores mudou. “Antigamente, poucas cores e padrões madeirados ofertados eram suficientes, hoje, se não encontrarem ou identificarem o que anseiam em uma empresa, em pouco tempo encontrarão outra que os atenda”, acrescenta Luparia.

Na visão dele, poucas empresas estão preparadas para enfrentar todas essas mudanças de uma vez, pois envolve desafios que vão desde a forma como elas “conversam” com seus clientes, das plataformas que possibilitem a customização de produtos e do posterior cruzamento de informações que permitam conectar o pedido de compra, a produção e a distribuição de forma autônoma, sem o envolvimento de pessoas para tomada de decisões.

Soma-se a isso a dificuldade da falta de crédito e incentivos para investimentos em equipamentos que incorporem as tecnologias 4.0, a necessidade de mudanças e adequações de layouts e processos, somada com as incertezas político-econômicas, são fatores que levam muitas empresas a, apenas, gradualmente ingressarem na Indústria 4.0 de acordo com suas capacidades financeiras e estratégias.

Software Biesse

Dentro dos conceitos da Indústria 4.0, a Biesse possui há mais de cinco anos o Sophia, plataforma IIoT (Industrial Internet of Things) que visa gerar maior valor para o cliente através da conexão com a máquina, coletando e analisando dados de processamento. “Um projeto que se encaixa totalmente no movimento de transformação digital que caracteriza a quarta revolução industrial”, frisa Luparia.

O Sophia permite detectar, verificar, sinalizar e, se necessário, resolver problemas encontrados pelo usuário da máquina durante seu uso, além de planejar, com base nos dados fornecidos, intervenções técnicas/ de manutenção adequadas e o fornecimento de peças de reposição. Inclui conexão permanente da máquina aos centros de serviço e assistência técnica; equipe dedicada a monitorização de diagnósticos de cada máquina; aplicativo móvel com monitoramento contínuo do status e desempenho da máquina.

Leia o que o aplicativo para celular fornece nesta reportagem

Com diagnóstico remoto, a equipe do “Service” Biesse, através do painel de controle, monitora continuamente a máquina em operação e o fluxo constante de dados fornece e registra cada evento significativo durante todo o período de atividade da máquina.

Os dados são transmitidos pela Internet, criptografados e certificados, para a plataforma em nuvem (cloud) da Biesse e disponibilizados ao atendimento ao cliente para assistência remota. O Sophia IoT também promete otimizar os tempos de intervenção e aumentar sua eficácia, reconhecendo automaticamente as causas mais comuns de inatividade da máquina e ativa imediatamente a assistência técnica. A solução ainda conta com aplicativo para celular com diversas funções.

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