Vidros são um ótimo detalhe no design do mobiliário

Uso de vidros conquistam o design do mobiliário sendo acessório com inúmeras possibilidades de aplicação, acabamentos e cores para peças de todos os ambientes

Publicado em 24 de junho de 2021 | 10:33 |Por: Thiago Rodrigo

O uso de diferentes materiais para compor o móvel junto a madeira é uma característica que tem sido bastante aprofundada nos últimos anos. O design das peças ganham componentes modernos com pormenores que visam encantar as pessoas que utilizarão o mobiliário. O uso de vidros nos móveis é um desses importantes acessórios que criam valor, seja em detalhes das peças para salas de estar, nos tampos de mesas nas salas de jantar ou em outros pontos dos artigos para o lar de quartos e cozinhas.

Fato é que o vidro se torna um item diferencial no móvel devido às suas características de beleza, versatilidade e durabilidade, agregando mais sofisticação ao mobiliário. Entre as vantagens estão a versatilidade, sofisticação, beleza, durabilidade e proteção que o vidro traz para o móvel, garantindo estética surpreendente por sua transparência e transmitindo nobreza.

Colpany Temper

Colpany Temper

Junior Colpany, diretor da Colpany Temper

Junior Colpani, diretor executivo da fabricante de vidros, Colpany Temper, destaca que poucos materiais têm a eficiência do vidro e fator sustentável. “Além de ser um material moderno e multifuncional, também é um material 100% reciclável, o que garante para as indústrias um engajamento socioambiental muito grande”, assinala.

Atualmente, o vidro é uma crescente nas indústrias moveleiras. O principal fator apontado por Colpani é a variação de beneficiamento do vidro, tais como: serigrafia, pintura fria, modelagem, lapidações retas, bisotes, canto hélice, 3OG, 2OG, entre outros.

Vidros nos móveis

O vidro no móvel serve como um acessório para diferentes aplicações. As mais utilizadas são nos tampos de mesa para sala de jantar e os espelhos para roupeiros. No caso dos tampos, há diferentes tipos como os incolores, serigrafados e pintados de várias formas, espessuras, cores e modelos de acabamento. No espelho também há uma gama variada de produtos, podendo ser com ou sem película de segurança. Variam também suas formas, espessuras, acabamentos e tamanhos, ampliando o ambiente dando elegância ao móvel.

Colpany destaca que é na sala de jantar que o vidro é mais utilizado. “As aplicações são extensas. Hoje, com novas tecnologias o vidro é capaz de se adaptar a qualquer projeto, dando uma singularidade ao móvel em vários aspectos. Ou seja, as indústrias têm no vidro um componente extremamente importante e eficaz para o produto”, diz.

Solon Cassal da Arauco fala sobre resgate dos ambientes naturais

Há diferentes maneiras de se utilizar os vidros na sala de jantar. As mais comuns são os vidros totalmente sobrepostos ao tampos de madeira, geralmente serigrafados ou pintados acompanhando as dimensões e formas do tampo de madeira. Outro modo de utilizar o vidro na sala de jantar é apoiado diretamente na base da mesa, dando transparência e leveza. Contudo, o vidro está presente em todos os ambientes da casa, seja nos armários de cozinha ou banheiro, em cristaleiras e aparadores e até mesmo em peças pequenas como saboneteiras.

Cores dos vidros

O vidro incolor é bastante usado, mas outros tipos de vidro tem uma boa fatia do mercado. Além do vidro incolor, os outros vidros mais utilizados nos moveis são: refletivos, pintados e serigrafados. “As cores desses três modelos podem variar de acordo com a necessidade da indústria, mas as mais usadas são, o vidro reflecta bronze, os pintados e serigrafados Off White, preto e branco”, diz Colpany.

vidros nos móveis

O que está bastante em voga é a aplicação dos vidros reflectas. “É muito usado pelos arquitetos e designers de interiores, em seus projetos residenciais e comerciais”, pontua o diretor. Esse tipo de vidro pode ser utilizado em todos os ambientes da casa, por exemplo, em portas de armários e guarda-roupas, closet e painéis e tem caído no gosto dos consumidores.

Greenplac anuncia fábrica de formol

O surgimento do reflecta foi devido a sofisticação e nobreza que demonstra, com a superfície espelhada refletindo o ambiente conforme a incidência da luz. Em outra via, o grau de transparência permite enxergar o que tem dentro agregando um aspecto mais sofisticado e acolhedor a qualquer ambiente. Desse modo, o vidro reflecta agrega um valor nobre ao produto de madeira ou aço.

Além das cores, há acabamentos diferentes para os vidros com pinturas e serigrafias de diversas cores, acabamento de vidros modulados, vidros lapidados temperados e comuns, vidros e espelhos furados, espelhos com película de segurança, espelhos bisotados, entre outro conforme a demanda de cada cliente. “Os mais demandados atualmente são os vidros modulados pintados para sala de jantar e espelhos com películas de segurança”, diz o diretor da Colpany Temper. Com todas essas característica, esse material frio e duro que é o vidro é um ótimo item para se associar ao conforto transmitido pela madeira do mobiliário.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646