WMS na indústria moveleira

Angela Gheller, diretora de produtos de Logística da TOTVS, explica sobre o uso do WMS na indústria moveleira

Publicado em 27 de março de 2024 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

O WMS (Sistema de Gestão de Armazéns) é um sistema de software projetado para gerenciar, de forma mais eficiente as operações de um armazém ou centro de distribuição, auxiliando em processos como: controle e gestão de estoques, movimentação de mercadorias e otimização do espaço de armazenagem. Angela Gheller, diretora de produtos de Logística da TOTVS explica sobre o uso do WMS na indústria moveleira.

Farben lança linha de stains e vernizes

“A ferramenta melhora os processos internos, uma vez que automatiza tarefas e aumenta a precisão das ações, minimizando erros, evitando desperdícios ou níveis de estoques desregulados. A agilidade propiciada pelo WMS, consequentemente, gera o aumento da eficiência no atendimento ao cliente”, explica Angela. Leia reportagem sobre o assunto na revista Móbile Fornecedores 335.

Totvs

Totvs

Angela Gheller, diretora de produtos de Logística da TOTVS

Móbile Fornecedores | Como o WMS realiza o controle e registro das mercadorias? Por que garante maior controle sobre o que entra e sai do depósito?
Angela Gheller | O WMS utiliza tecnologias como código de barras, RFID (Identificação por Radiofrequência) e sistemas de gestão de inventário para rastrear e registrar todas as movimentações de mercadorias dentro do depósito. Isso garante maior controle sobre o estoque pois permite acompanhar em tempo real as entradas e saídas de produtos, evitando perdas, extravios e inconsistências nos registros.

Fornecedores | Como o WMS proporciona maior agilidade e produtividade na logística das indústrias?
Angela | Como o WMS registra as informações precisas sobre a localização dos produtos, o abastecimento dos caminhões (ou outros veículos utilizados no processo logístico) fica mais ágil, reduzindo o tempo de pátio e, também, na liberação de documentos e notas. Esses aspectos reduzem os custos da operação de forma significativa e aumentam a produtividade em toda a operação.

Fornecedores | De que maneira o WMS pode ser implantado por uma indústria moveleira?
Angela | A aplicação de um WMS na indústria moveleira se dá de forma similar a outras indústrias. A implantação envolve análise e mapeamento dos processos existentes, de forma a parametrizar e configurar o sistema de acordo com as necessidades e especificações da empresa.

Fornecedores | Quais especificidades desse setor produtivo que o WMS resolve e potencializa?
Angela | O WMS pode ajudar a gerenciar o grande volume e a variedade de itens no estoque, entendendo e direcionando de que forma é possível otimizar o espaço de armazenagem, o controle de produção e, também, garantindo a rastreabilidade de toda a cadeia, da entrada da matéria-prima até o item manufaturado. Assim como nas demais aplicações, a solução amplia a produtividade da empresa, reduzindo custos, otimizando espaços e agregando valor às tarefas.

Fornecedores | Por que uma indústria de móveis deve pensar no sistema WMS para a logística interna de sua empresa?
Angela | Acredito que uma indústria de móveis precisa pensar em toda a sua digitalização, avançando sua infraestrutura, a fim de obter os melhores resultados e uma operação otimizada. Com certeza, isso também passa pela intralogística e gestão de armazenagem, com ferramentas como o WMS, que automatizam e melhoram essa organização e controle.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas