Fusão de opostos foi o destaque da Lamigraf durante a ForMóbile 2018
Conceito Zoom Out proporciona a combinação de elementos aparentemente díspares como o urbano-rural e o individual-coletivo
Publicado em 19 de julho de 2018 | 12:00 |Por:
Especializada na produção de papéis decorativos para móveis e pisos, a Lamigraf destacou entre seus lançamentos na ForMóbile 2018 o conceito Zoom Out, cuja proposta é ampliar o ponto de vista do consumidor e permitir a combinação de elementos aparentemente opostos dentro de um único produto.
Neste sentido se sobressaíram as quatro novas coleções para 2018/2019, que são o Urban Harverst, Single Collective, Perfect Mess e Innovative Roots. Respectivamente cada um deles remete a união entre temas contraditórios a um primeiro olhar: urbano-rural, individual-coletivo, perfeição-caos e a inovação-raiz.
– Confira as principais tendências apresentadas na ForMóbile 2018
São vinte e cinco novos projetos de papéis decorativos para móveis e pisos que a fabricante lançou no início do ano, concluídos com algumas novidades apresentadas em junho de 2018 e destacados na feira em São Paulo entre os dias 10 e 13 de julho. As coleções se traduziram em quatro novos espaços de trabalho dinâmicos e multidisciplinares, que representam formas contemporâneas de se relacionar, trabalhar e viver.
A ideia central com a coleção é como conceitos, objetos, espaços e arquiteturas, mesmo parecendo contraditórios a um primeiro olhar, podem dialogar e se complementar, combinando-se na criação de ambientes inovadores. Para isso é preciso um Zoom Out – que significa um afastamento do olhar, uma visão mais ampla e abrangente, com foco quase generalista – que justamente acolhe as supostas diferenças e funde estilos diversos em novos espaços criativo.
Segundo Helena Paternain Jimenez, do marketing da Lamigraf, esse mix de conceitos distintos é um reflexo de novos comportamentos culturais e necessidades de trabalho das pessoas no mundo moderno. “Novas formas de consumir pressupõem diferentes estilos, bem como suas misturas. Por exemplo, você pode ver em Nova Iorque a fusão do urbano com áreas naturais. Já a junção entre individual e coletivo transparece nos espaços de coworking e coabitação. Os locais de trabalho, atualmente, não servem apenas para trabalhar, mas também para se divertir e relaxar. Um exemplo é o Google, onde as pessoas trabalham e aproveitam momentos de lazer”, diz Helena.
O estande da fabricante de papéis decorativos para móveis e pisos na ForMóbile, projetado com as quatro áreas temáticas da coleção, inspirou os visitantes a descobrir novas combinações de desenhos e unicolores. O Zoom Out da Lamigraf destacou-se também pela variedade de materiais, na qual pode-se encontrar uma vasta gama de madeiras mais calmas e naturais misturadas com outros materiais mais frios, como cimentos, óxidos ou pedras. Um dos principais focos da coleção foram os desenhos híbridos, como o Concrete Illusion, uma estrutura têxtil irregular combinada a uma matriz de concreto.
“Estamos destacando também um design mais neutro, que cria uma atmosfera tranquilizante, com destaque para as cores pastéis. Essa mistura de têxtil com concreto é um dos nossos highlights, pois esse híbrido é uma tendência. Aplica-se muito bem em móveis de madeira, em ambientes de trabalho e salas de estar, por exemplo”, explica Helena.
A Lamigraf transferiu as operações industriais antes localizadas em Curitiba (PR), para uma sede própria situada em São José dos Pinhais (PR). De acordo com a companhia, isso permitirá não somente ampliar e modernizar as instalações da Lamigraf, como também dobrar a capacidade produtiva de papéis decorativos para móveis e pisos a partir da instalação de uma segunda linha de impressão até o término do ano.