Centros de usinagem para o design sob medida
Centros de usinagem são equipamentos que ajudam no design elaborado nos processos na madeira
Publicado em 9 de novembro de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
O centro de usinagem é uma das máquinas mais interessantes que uma marcenaria pode ter pelas possibilidades que oferece na criação do móvel. Desempenhando um papel significativo no processo de fabricação, seja em indústrias moveleiras de médio e grande porte ou mesmo em marcenarias, isso ocorre devido às diversas funções que pode exercer no processo produtivo – quando bem composto e com bons softwares –, substituindo algumas ferramentas e mão de obra.
Esse maquinário pode fazer com que a marcenaria ofereça melhor design no móvel sob medida. “É capaz de transformar rotinas de trabalho, tornando-as muito mais flexíveis e eficientes, além de elevar a qualidade e a velocidade da produção”, aponta o representante de vendas da Biesse, Sandro Streme.
Design com centros de usinagem
Quando se trata do design de um móvel, há um leque de possibilidades de processos. Eles podem ser mais simples e de fácil execução ou projetos mais complexos com um design arrojado, normalmente desenvolvidos por designers ou arquitetos.
– Verniz PU em aplicação na madeira
Na fase de produção, os centros de usinagem podem contribuir com a flexibilidade e com a eficiência na produção de móveis com design diferenciado. “O que antes era produzido apenas por um marceneiro especializado, hoje pode ser fabricado na indústria, com a segurança de que os detalhes serão bem executados e com um custo mais baixo”, aponta Streme.
As vantagens da união de tecnologia e design para o negócio da marcenaria são formas mais rápidas e eficientes de realizar tarefas e entregar mais qualidade ao cliente. Afinal, o design é necessário, pois eleva o nível dos produtos, saindo do comum para o diferenciado. Unir os dois conceitos pode ser a solução que falta para vencer a concorrência, em especial a diferenciação tecnológica, com softwares, processos e serviços atualizados.
Continue lendo a reportagem na edição 330 da Móbile Fornecedores