Cinco passos para organizar melhor a cozinha sob medida
Masutti Copat dá dicas de acessórios que, combinados a simples hábitos, facilitam a rotina no cômodo mais integrador da casa
Publicado em 4 de abril de 2019 | 09:54 |Por: Thiago Rodrigo
Manter a cozinha em ordem não é apenas uma questão estética, mas também de facilidade de uso, conforto e higiene. O hábito de categorizar utensílios e mantimentos torna as experiências culinárias menos bagunçadas e mais fluidas, podendo até mesmo motivar o preparo das refeições. Para isso, o marceneiro não precisa especificar produtos de grandes investimentos aos clientes. A fornecedora de aramados e acessórios para móveis, Masutti Copat, dá cinco dicas-chave sobre como organizar o cômodo mais integrador e saboroso da casa.
Louças ao alcance dos olhos
Copos, xícaras e taças são usados diariamente e precisam ser guardados com delicadeza, pois quebram facilmente. A dica é organizar esses itens de acordo com seus tamanhos, colocando os maiores para o fundo e os menores para a frente – assim, quando abrir os armários terá uma visão panorâmica de toda a louça.
Outras soluções eficientes são suporte para taças (fixado em uma prateleira do armário) ou porta-xícaras com ganchos (pode ser instalado tanto no interior ou exterior do mobiliário quanto na parede sobre a bancada).
Quanto aos pratos, o segredo é agrupar as peças semelhantes. Por exemplo: pratos de sopa com pratos de sopa, pratos de sobremesa com pratos de sobremesa. Se necessário empilhar, organize os maiores mais embaixo e os menores mais em cima, sempre evitando acumular muitos na mesma pilha.
Talheres e utensílios sem confusão
Muitas pessoas têm mais de um conjunto de talheres, como para uso diário, para churrasco e para ocasiões especiais – mas deixa-los todos juntos só gera confusão. Portanto, conserve os talheres mais utilizados em um local de fácil acesso, preferencialmente na primeira gaveta da bancada. Os demais podem ser acondicionados nas gavetas inferiores, dentro de caixas organizadoras devidamente identificadas.
Quem gosta de cozinhar geralmente possui vários modelos de panelas, caçarolas, formas e travessas. Para evitar o transtorno de não encontrar a tampa de cada utensílio quando mais precisa, vale recorrer a acessórios organizadores para mobiliário. Os modelos mais práticos são acoplados no interior de gavetas ou fixados em aéreos componíveis no interior do móvel.
Mantimentos bem conservados
Guardar os mantimentos no local correto é vantagem para a organização da cozinha, para as propriedades nutricionais dos alimentos e para a saúde dos consumidores. Por isso, é muito importante estar atento às indicações de conservação de cada produto e armazená-los nos locais apropriados. Na geladeira, nos armários ou na prateleira, o ideal é separar os itens por categorias, como por exemplo: setor de enlatados e conservas; seção de farináceos; adega para garrafas; área de frutas e legumes; suporte para condimentos e assim por diante.
Liberdade na bancada
Que tal otimizar o espaço disponível sobre a bancada? Esse simples hábito oferece mais mobilidade a quem prepara as refeições e reforça a sensação de organização e higiene no cômodo – valorizando o décor. Em seu portfólio, a Masutti Copat apresenta acessórios que conseguem desempenhar muito bem esse papel para diversos estilos de projeto, como escorredor de louças para gavetas ou armários (ideal para quem quer ocultar os utensílios) ou escorredor aéreo componível (perfeito para cozinhas compactas). Já as lixeiras de bancada podem ser substituídas por um modelo suspenso – o da Masutti Copat, por exemplo, garante mais higiene e praticidade por meio do acionamento por toque da tampa click.
O hábito compensa
Incluir pequenos cuidados de organização na cozinha reflete diretamente na praticidade da rotina. Com tudo no seu devido lugar, os moradores conseguem usar melhor seu tempo para preparar as receitas e limpar os utensílios sem transtornos – é uma questão de hábito, mas que compensa.