Como obter eficiência na colagem de borda
Bárbara Coelho, analista de marketing da Allparts, fabricante de fitas de borda, conta como a marcenaria pode obter eficiência na colagem de borda
Publicado em 20 de setembro de 2024 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
No processo de fabricação de móveis, o acabamento do topo das peças de madeira é essencial. Feito com fitas de borda, elas garantem a continuidade do revestimento de madeira da chapa escolhida pelo cliente. Nesse processo dentro da marcenaria, ter eficiência na colagem de borda é importante para ter produtividade, consequentemente finalizar antes o trabalho e gerar mais negócios e lucro.
Existem diferentes tipos de fitas de borda, como PVC, PS, ABS, PP, melamínicas, entre outras. Cada uma possui usinabilidade específica. Por isso, as ferramentas e processos precisam ser ajustados de acordo com a fita de borda escolhida, garantindo assim uma boa produtividade na linha. No que tange a velocidade e flexibilidade de cada uma dessas fitas de borda, a analista de marketing da Allparts, Bárbara Coelho, conta que quanto à colagem, não há alterações significativas.
– Leia a edição 340 da Móbile Fornecedores
Segundo ela, para o marceneiro obter eficiência na colagem de borda com um processo estável, alguns pontos precisam ser garantidos, como temperaturas, velocidades, pressões, desgaste das ferramentas e, claro, variações dos insumos como hotmelt, fita de borda e chapa, além da padronização na execução da atividade. “Também recomendamos, no caso das fitas de borda, um bom armazenamento para evitar poeira e umidade, que podem comprometer o desempenho do processo”, diz.
Somado aos adesivos e maquinário, para ter eficiência e qualidade na colagem da fita de borda, é algumas variáveis ao longo desse processo devem ser consideradas, como:
– A qualidade do material utilizado: sempre escolher fitas, colas e chapas de alta qualidade no mercado, além de ter um bom maquinário para realizar o processo;
– A compatibilidade entre fita, cola e chapa: sempre verificar as recomendações necessárias que cada um desses segmentos utiliza em seus produtos;
– A garantia de uma boa aplicação: considerar as condições do ambiente onde o trabalho é realizado. Manter as máquinas em bom estado de funcionamento, realizando regularmente manutenção preventiva, limpeza e lubrificação dos componentes, além de substituir peças desgastadas;
“Durante o processo, tem de estar sempre atento às indicações recomendadas para cada componente da máquina em relação ao tipo de fita a ser aplicada, como temperatura, cola, pressão dos rolos, tempo de prensagem e de cura, entre outros”, acrescenta Bárbara.
Tendências em fitas de borda
De acordo com a profissional da Allparts, as tendências em fitas de borda para a indústria moveleira estão constantemente evoluindo para atender às demandas do mercado e às necessidades dos consumidores. “Algumas das tendências atuais incluem: variedades de cores e texturas; fitas de bordas metalizadas; fitas de borda sustentáveis; fitas de borda de alta resistência e durabilidade; tecnologia de aplicação avançada, entre outros”.
Marca top of mind
A fabricante de fitas de borda Allparts é uma empresa top of mind, isto é, conquistou o prêmio de marcas mais lembradas na categoria do prêmio Top Móbile. A empresa foi seis vezes a segunda e outras seis vezes a terceira mais lembrada da prêmiação.
Segundo Bárbara, a Allparts executou algumas estratégias que contribuíram para ocuparmos esta posição. São elas: qualidade do produto, inovação contínua, atendimento ao cliente, presença e fortalecimento de marca, relacionamento com stakeholders, participação em feiras e eventos, feedback e melhoria contínua, personalização e flexibilidade.
“A combinação dessas ações nos ajudou a construir uma reputação sólida e a aumentar a conscientização e preferência pelos produtos da empresa no setor levando-nos a ser uma marca top of mind na categoria de fitas de borda”, enfatiza Bárbara.
Entre as estratégias e planejamento a empresa tem para ser relevante no mercado e seguir alcançando uma alta lembrança de marca na mente dos clientes, estão o compromisso contínuo com a qualidade e inovação, marketing direcionado até uma abordagem centrada no cliente e parcerias estratégicas.
“Cada aspecto desempenha um papel crucial na construção e manutenção de uma presença robusta e de alta lembrança no mercado. Ao examinar essas estratégias, torna-se evidente como a empresa não apenas se adapta às demandas do mercado, mas também define o padrão para o sucesso sustentado no competitivo universo moveleiro”, diz Bárbara Coelho.