Profissional dá dicas estratégicas para profissionais da marcenaria
Organização das ferramentas e do ambiente do trabalho são alguns dos conselhos do coordenador técnico de produto da Irwin, Dermival Poçan
Publicado em 15 de março de 2018 | 17:32 |Por:
Em 19 de março, na próxima segunda-feira, é celebrado o Dia do Marceneiro, profissional que é responsável por unir criatividade, beleza e técnica no desenvolvimento de objetos em madeira, principalmente de móveis. Com a evolução constante do mercado em que atua, com novas tendências que vem surgindo o tempo todo, o profissional precisa se reinventar em busca de constantes capacitações e atualizações.
Atualmente, escolas de design em marcenaria estão disponíveis para que os profissionais busquem as novidades e possam atender os consumidores que, por sinal, também estão cada vez mais exigentes. Ainda mais quando se trata de móveis, já que as pessoas desejam produtos personalizados e exclusivos. Além da busca por capacitação, outras orientações são importantes para que o marceneiro tenha um dia a dia de trabalho eficiente e, acima de tudo, seguro. Assim, o coordenador técnico de produto da Irwin, Dermival Poçan, dá dicas de eficiência e segurança para o profissional, em celebração ao Dia do Marceneiro.
Dicas estratégicas para o marceneiro
Segundo o profissional, a utilização de equipamentos de proteção individuais (EPI’s), devem ser sempre utilizadas. “É fundamental o uso desses equipamentos, como calçados reforçados, luvas confortáveis, óculos, protetores auriculares e cintos para o transporte das ferramentas menores, sendo elas as trenas, esquadros e material de marcação. Atentando também ao cuidado com as ferramentas elétricas, não se esquecendo de manusear serras e tupias com muita calma, sem pressa, pois o uso incorreto pode ocasionar graves acidentes”, afirma.
A organização é um conceito muito utilizado pelo profissional, que acredita que isso auxilia e facilita a localização de itens e ferramentas. “Saber o local de cada item também ajuda a visualizar possíveis pontas que podem machucar. Lembre-se que a desorganização impacta no desempenho”, diz.
Ter espaços livres para trabalhar e as ferramentas sempre guardadas nos devidos lugares são atitudes que ajudam na praticidade e na eficiência do serviço. “A organização do fluxo de trabalho também é importante. O profissional deve entender como será o processo da produção do móvel, observando quais serão as etapas e identificando quais ferramentas e maquinários serão utilizados”, complementa.
Poçan também salienta que o prazo é importante no planejamento do profissional. “Entregue no prazo e estabeleça uma agenda ou um roteiro para melhor organizar os prazos de entrega, de acordo com o combinado com os clientes”, declara.
Dessa forma, ele salienta que o marceneiro não corre o risco de perder a credibilidade. “É importante respeitar o projeto do cliente, entregando o produto exatamente como foi descrito no projeto. Caso precise fazer alguma alteração, é fundamental alinhar com o cliente para não gerar desconforto”, assinala.
(com informações de assessoria)