Dia do Marceneiro: marcenaria tem motivos para celebrar
Texto escrito por Vitor Cybis, gerente de marketing da Cascola, aponta os novos hábitos de consumo que beneficiam o profissional
Publicado em 19 de março de 2022 | 07:00 |Por: Thiago Rodrigo
O segmento de marcenaria se diferencia dos demais por ser um trabalho de certa forma até artesanal, pois permite entregar resultados únicos e personalizados, diferentemente do setor moveleiro, com produção padronizada e em larga escala. O Dia do Marceneiro, celebrado em 19 de março, simboliza a importância desses profissionais ao mercado nacional.
O modelo milenar da marcenaria na transformação da madeira jamais se desprenderá de suas raízes, mas nem por isso pode ficar preso ao tempo: o setor precisa caminhar nos mesmos passos do mercado, que vive período de intensas modificações, muitas delas positivas no aspecto econômico.
Uma das maiores mudanças dos hábitos das pessoas no Brasil e no mundo foi a redescoberta do lar. A necessidade de isolamento social fortaleceu a relação com a casa, permanecendo mesmo com a flexibilização das regras voltadas ao combate da Covid-19.
Esse comportamento “mais caseiro” aqueceu o setor de marcenaria, assim como todo o setor ligado à construção, e redefiniu a maneira de enxergarmos a residência, que não é mais somente a moradia, se tornando também espaço para trabalho, realização de cursos online e lazer.
Estudo feito pela Casa do Construtor e pela AGP Pesquisas com 400 pessoas em todo país revelou que 68% delas fizeram algum tipo de reforma doméstica de outubro de 2020 a outubro de 2021. O levantamento acrescenta que 38% dos entrevistados que fizeram alguma reforma apontaram os novos hábitos decorrentes da pandemia como principal motivo pela reforma.
Pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising) mensura o boom do setor de móveis e vendas de construção na pandemia. O setor de casa e construção foi o que mais atraiu novos empreendedores. O número de unidades de redes franqueadas ligadas a lojas de materiais de construção, móveis e itens de decoração cresceu 36,5% no primeiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020.
– Curso de Montagem de Móveis para Mulheres
Mesmo com a flexibilização no controle ao vírus, o mercado mantém seus olhares direcionados para investimentos em reformas e reparação. A lógica é que em vez de consumir novos produtos, muitos optam por restaurar os seus bens e a marcenaria tem dado valiosa contribuição neste processo.
Na esteira do crescimento da construção e reforma em geral na pandemia, os profissionais do ramo marceneiro dispõem de novas tecnologias de produtos e softwares capazes de prover serviços com otimização de custos e tempo, gerando um melhor aproveitamento de forma geral.
Soluções adesivas de qualidade disponíveis pelo País apresentam eficiência na união de diferentes substratos, com durabilidade e aderência superiores. Investir na aquisição das melhores soluções traz resultado direto na performance e qualificação da imagem profissional, gerando fidelização e recomendação.
O marceneiro, de forma geral, é um profissional talentoso, com profundo conhecimento sobre todos os tipos de madeira e que trabalha de forma autônoma na grande maioria dos casos. Por isso, recomendo que esse profissional invista no gerenciamento de sua carreira, organizando cuidadosamente sua rotina diária para atender as demandas com excelência e segurança, selecionando as ferramentas, itens de segurança e as tecnologias e softwares que permitirão entregar serviços diferenciados e de qualidade.