Dia do Marceneiro: profissionais contam suas histórias
Marceneiros contam suas histórias de vida com superação na profissão milenar que é celebrada neste Dia de São José
Publicado em 19 de março de 2023 | 06:00 |Por: Thiago Rodrigo
Em comemoração ao Dia do Marceneiro, celebrado neste dia 19 de março, procuramos histórias de superação na profissão que tem mais de 245 mil empresas registradas. A começar com Marcelo Pereira, gerente da Móveis Schardosim, fundada por seu pai José Schardosim em 1986. Trabalhando na cidade de Torres (RS) e atendendo, além a região metropolitana de Porto Alegre e o litoral gaúcho, Marcelo trabalha na empresa desde os 15 anos de idade.
“Sempre fiz de tudo. Nossa empresa é familiar e trabalhamos com madeiras e MDF. No tempo de meu pai quando se usava muita madeira e as máquinas eram diferentes. Hoje em dia, até a mão de obra é diferente. Temos orgulho de que sempre temos clientes que nos indicam e vários arquitetos que nos conhece por nossos trabalhos. Nós superamos dificuldades financeiras e outros problemas e temos muitos anos de trabalho e superação”, compartilha Pereira.
Por sua vez, Maria José Secon teve sua história com marcenaria iniciada em 1998, alugando uma casa na qual havia um salão na frente do imóvel. “Foi ali que tudo começou. Meu esposo já era marceneiro e resolveu trabalhar por conta, foi onde eu comecei ajuda ele em tudo que ele fazia”, diz. Anteriormente, trabalhou em vários lugares, como em uma fábrica de manequim onde aprendeu a laminar, lixar, pintar e fazer o manequim por completo.
Maria descobriu realmente o gosto pela marcenaria quando teve as experiências de administrar uma. “Comecei na administração, aí fiz vendas, compras, contato com cliente e fornecedores. Quando levantei o volume de clientes, passei a pôr a mão na massa, na madeira, na tinta, nas máquinas. Cada dia eu aprendia coisas novas. Agradeço aos colaboradores que lá estavam e me ajudaram muito na minha evolução”. Nesse aprendizado, Maria também fazia entregas com os móveis dos clientes.
Para aprofundar seus conhecimentos, de 23/05/2022 até 10/06/2022, Maria participou do curso Montador Convencional presencial, oferecido pela Escola da Marcenaria, iniciativa do Leo Social, entidade mantida pela Leo Madeiras. O curso Montador Convencional foi um boom em seu currículo. “Fiz o curso de montador convencional na Leo social, foi e está sendo muito proveitoso, os colaboradores da Leo são nota 10 todos muitos atenciosas e preparados”, compartilha.
Maria tinha uma pequena marcenaria junto com a filha, a Marcenaria Decora, que fica localizada em Cotia (SP) e está crescendo dia após dia. Após o curso, ambas conseguiram mais projetos. Por outro lado, também ajudou Maria a ser contratada por uma empresa de embarcações. Desse modo, deixou sua marcenaria para administração de sua filha, que exerce a função de projetos, visitas ao cliente, orçamento, fornecedores, compradores, e tem o genro de Maria como marceneiro, com o neto como ajudante geral. Ofício passado de mãe para filha e sendo passada também para o neto.
Ela conta que também aprendeu mais sobre a profissão na prática, com mão na massa sempre ajudando os marceneiros e mostrando interesse. “Me apeguei com unhas e dentes, cada dia aprendendo mais e mais. Minhas maiores conquistas são muitas. Só tenho a agradecer todos os marceneiros que fizeram e fazem parte da minha história. A maior de todas as conquistas foi ter conhecidos pessoas maravilhosas que muito me ensinaram”, agradece a marceneira.
Leia a última história nas páginas da Móbile Fornecedores 325.