Especial adesivos hot melt: Amazonas
Grupo Amazonas vem se destacando durante os últimos 20 anos com diversos lançamentos disruptivos no setor moveleiro em adesivos hot melt
Publicado em 25 de dezembro de 2025 | 08:00 | Por: Thiago Rodrigo

As colas hotmelt apresentam uma série de vantagens para esta aplicação e o Grupo Amazonas vem se destacando durante os últimos 20 anos com diversos lançamentos disruptivos no setor. “Inclusive atualmente além dos adesivos a base de EVA, iniciamos a produção da linha de adesivo Hotmelt PUR em nossa planta de Franca (SP)”, destaca André Luis Abrão, gerente comercial da Amazonas. A empresa também iniciou o processo de homologação da nova tecnologia para colagem de fitas de bordo, trata-se de um material a base de Poliolefina. Desta forma o Grupo Amazonas se destaca em oferecer três opções químicas para colagem de fita e todas com produção no Brasil.
Primer: opção do CL TAPE, trata-se de um primer para fitas homologado e com produção nacional.
Base PUR: opção do HM PUR FB é um material robusto e que não contém carga na formulação.
Base Poliolefina: opção do AM PO 2578, trata-se da revolução do mercado com produção nacional.
Base EVA: opção ECO, trata-se da referência “AM 7545” que trabalha com temperatura menor, proporcionando assim economia de energia e diminui a necessidade da limpeza dos coleiros;
Colagem de bordas com hot melt
Um dos principais pontos de atenção na colagem de bordas com adesivos hot melt é sobre a limpeza dos coleiros e regulagem das maquinas. “Neste ponto trabalhamos sempre com a quantidade ideal entre cargas e polímeros, garantindo assim maior rendimento e atendendo diferentes velocidades de colagem”, afirma.
Um dos principais problemas no processo de colagem das fitas de bordas está na forma de regular o equipamento e nas quantidades e qualidade das cargas utilizadas no processo de fabricação dos adesivos. Por isso, Abrão conta que a Amazonas tem uma linha completa com foco em alta performance e recomenda que para executar bem a colagem de bordas com adesivos hot melt para não ter desperdícios do produto, as marcenarias sigam as temperaturas indicadas nas fichas técnicas dos adesivos.
“Um dos pontos mais importantes de ressaltar é que a quantidade de adesivo não necessariamente precisa ser alta para garantir uma boa colagem, como trabalhamos com materiais de alta performance buscamos sempre entregar mais com menos”, assinala. Para ter ótimos processos de colagem, o gerente aponta que o foco deve ser trabalhar com produtos de alta performance. “Fazemos um trabalho para avaliar o custo final da operação, esta ação demonstra na pratica qual a importância e ganhos de trabalhar com produtos de alta qualidade”, define.







