Formica Brasil anuncia showroom em São Paulo (SP)
Cocriado em parceria com 9 importantes escritórios de arquitetura, o Studio by Formica® tem inauguração prevista para o primeiro semestre de 2025
Publicado em 27 de novembro de 2024 | 09:15 |Por: Thiago Rodrigo
Distribuído sobre uma área total de 770 m², o Studio by Formica® está estrategicamente posicionado na região dos Jardins, epicentro paulistano da arquitetura e decoração, potencial que a marca pretende explorar para impulsionar a presença e experiência de marca. O espaço vai concentrar as ativações de relacionamento com públicos estratégicos para a marca, além de ser um espaço interativo com mostra de produtos
“O showroom se junta a uma série de investimentos que realizamos ao longo dos últimos anos para fortalecer a marca Formica® no Brasil. É um espaço pensado para estreitarmos relacionamentos e, a partir deles, fomentar nosso ecossistema de negócios”, explica Ricardo Wolff, diretor de operações da Formica® Brasil.
Em entrevista ao Portal eMóbile, Wolff conta que a escolha pelo showroom se deu porque o mercado caminha cada vez mais para experiências atreladas às marcas, não mais se sustentando em uma simples relação de compra e venda de produtos.
“É preciso gerar identificação, um sentimento de pertencimento e comunidade em torno dos negócios. O showroom, portanto, é uma peça central da estratégia de investimentos do Grupo para fortalecer a marca Formica® no Brasil”, diz e acrescenta:
“É um espaço que nos permite proporcionar experiências customizadas para clientes e parceiros, amadurecendo relacionamentos que certamente vão trazer impactos positivos para o nosso negócio. Queremos demonstrar neste showroom, entre aplicações fixas e mostras temporárias, toda a versatilidade das nossas soluções”.
Arquitetos renomados
Para atingir este objetivo da forma mais inspiradora, a Formica® firmou parceria com arquitetos renomados de diferentes regiões do país. A diversidade de origens e conceitos, inclusive, é um dos grandes diferenciais deste projeto, ressaltando o compromisso da Formica® em valorizar a riqueza cultural e criativa do nosso país.
Ao todo, 9 escritórios participaram da criação das áreas internas e externas do showroom, agregando a ele ideias que enriquecem o projeto. São eles: Studio Arquitetônico (fachada e living); Bia Abreu (paisagismo); Camila Fleck (sala de jantar); Studio Ro+ca (Biblioteca); David Bastos Arquitetos (lounge); Duda Senna (display); Anik Mourão (toaletes); Levy Netto (auditório); Ana Weege (exteriores e cozinha) e Studio Kaju (coworking e oficina).
Cada um à sua maneira e estilo, os profissionais trouxeram uma personalidade única para ambientes que, embora distintos em termos criativos, integram-se de forma harmoniosa para transmitir uma experiência Formica® unificada.
Elaborado por arquitetos e construído por marceneiros, o showroom é para todos esses públicos que fazem parte do mundo da arquitetura e design. “Marceneiros, arquitetos, designers… Todos! Queremos que eles se sintam em casa! Além de abrir as portas para profissionais que eventualmente não conhecem a Formica®, o showroom será uma excelente visita para quem deseja se atualizar sobre as nossas últimas novidades, além de conhecer produtos e aplicações que podem se somar a atual oferta de serviço”, declara Wolff.
Portfólio de produtos
Com o showroom, o mercado de móveis, seja alto padrão, planejado ou sob medida, pode consumir os produtos da Formica® vistos nele da mesma maneira que ocorre atualmente por meio da rede comercial da marca de revestimentos laminados de alta pressão, mas uma diferença:
“Por ser um espaço próprio e criado dentro do que desejamos experimentar e demonstrar aos clientes, acreditamos que há um grande potencial inspiracional, despertando na indústria e nos profissionais um olhar criativo, principalmente para soluções da Formica® que eventualmente ainda não conheciam ou nunca tinham visto a aplicação”, assinala o diretor de operações.
A aplicação criativa de praticamente todo o portfólio de laminados, painéis (Formplac® TFL) e adesivos da marca promete surpreender os visitantes, tamanhas as possibilidades de especificação, inspirações e versatilidade trazidas por ela.
“Procuramos fazer uma mescla entre design e performance, de modo que os visitantes possam ver na prática como é possível revestir tudo com Formica® sem renunciar a nenhum aspecto. Temos produtos instalados do piso ao teto, da bancada das pias à fachada do imóvel, cada superfície tem uma necessidade diferente e vamos mostrar que temos excelentes soluções para cada uma delas”, explica Roger Rodrigues, gerente de marketing corporativo da Formica® Brasil.
A ideia é mostrar que a marca vai muito além de laminados decorativos aplicados como revestimento de marcenaria, fortalecendo a imagem e, consequentemente, a reputação da Formica® como uma solução completa para o acabamento de superfícies, entregando desde o revestimento até o adesivo.
Essa correlação entre soluções e possibilidades de aplicação permeia todo o imóvel de dois pavimentos, que prevê espaços de convivência, coworking, atendimento e apresentação de produtos em aplicações reais e criativas, da fachada aos ambientes internos.
A estrutura permite a concepção de experiências gastronômicas diferenciadas tanto em ambientes fechados quanto ao ar livre, flexibilidade mais do que bem-vinda para a criação de diferentes perfis e estilos de eventos.
Lançamentos e experiências
Além de aplicações e interações reais, o showroom também prevê espaços específicos para apresentar lançamentos em primeira mão, além de contextualizar os visitantes com as últimas coleções para que possam acompanhar a evolução de design.
O local também se propõe a abrigar jornadas valiosas de conhecimento com oficinas, treinamentos e workshops em ambientações que permitem à Formica® mesclar apresentações teóricas com atividades práticas.
Outro diferencial para atrair especificadores é o coworking de acesso gratuito com setup completo, desde espaços compartilhados até salas de reunião, incluindo uma sala de descompressão.
“O showroom marca um novo capítulo da história da Formica®. É uma brand experience sem precedentes na história da nossa marca no Brasil e, a partir dela, queremos estar muito mais próximos e proporcionar momentos valiosos para os nossos clientes e parceiros”, acrescenta Roger Rodrigues, gerente de marketing corporativo da Formica® Brasil.