Como aplicativos para marcenaria podem ajudar no gerenciamento de negócios
Soluções de gestão para marcenaria como Canvas do Sebrae (PR) e o Contabilizei, são alternativas para ajudar na gestão do negócio
Publicado em 6 de outubro de 2018 | 08:00 |Por:
Atualmente, o digital é sinônimo de solução, interatividade e relacionamento. Não apenas no projeto do móvel, mas todo o processo de produção e gestão pode estar na palma da mão tanto de grandes empresas, como de autônomos e microempresários. Nessa linha de raciocínio, mais baratos que um escritório de contabilidade e mais simples do que gerenciar a parte financeira de uma empresa sozinho, diversos soluções de gestão para marcenaria se apresentam como auxílio para esse profissional. Uma ferramenta é o Canvas, realizado em conjunto com o Sebrae (PR).
Segundo a consultora e coordenadora regional de startups do Sebrae (PR), Marielle Rieping, o Canvas é uma ferramenta para planejamento estratégico. “O usuário pode criar um novo modelo de negócios para um negócio já existente. Pode inovar analisando todas as partes do Canvas, ou, pra quem vai abrir uma empresa, é muito útil porque o usuário pode entender onde está seu ponto forte, o que seu segmento de cliente pede, qual a proposta de valor para entregar para esse cliente, entre outros”, explica.
Esgotados com um acúmulo de funções, microempreendedores acabam deixando de lado detalhes importantes devido a uma sobrecarga causada por outras funções. Com o crescimento nas vendas de smartphones, também surge a necessidade de tornar os profissionais mais eficientes, e é nesse pensamento que soluções em gestão para marcenaria entram como reforço. Vale lembrar que o número de brasileiros que utilizam os aparelhos para acessar a internet passou de 68 milhões no primeiro semestre de 2015, 10 milhões a mais que no semestre anterior, salientando a importância de aplicativos como o Canvas.
Contabilidade
Com mais de 30 mil usuários cadastrados, o Contabilizei é um escritório de contabilidade virtual que oferece diversos serviços especializados com pessoal treinado para auxiliar quem não entende nada de contabilidade. Soluções como essa, que também auxiliam profissionais da marcenaria, estão sendo desenvolvidos em praticamente todos os estados brasileiros com auxílio do Sebrae.
“Realizamos todas as obrigações legais para nosso cliente. É com ela que os clientes controlam a contabilidade de seus negócios. A tecnologia desenvolvida pela nossa equipe de TI faz com que seja possível oferecer uma contabilidade online, inteligente e econômica, que possui boa parte dos processos automatizados e supervisionados por uma equipe fanática por contabilidade”, aponta o fundador e CEO da Contabilizei, Vitor Torres.
De acordo com Torres, a tecnologia nunca esteve tão presente na vida dos empresários como hoje e não somente do lado dele, o governo também está se modernizado e a cada dia que passa as informações estão mais disponíveis e a margem de erro está mais limitada. “Isso significa dizer que, manter a empresa em ordem, tanto com o controle financeiro quanto com as obrigações, utilizando a tecnologia, é mais que uma ferramenta para auxiliar do empresário, é um dever”, comenta.
– Qipu: como usar este aplicativo do MEI na marcenaria
Para Marielle Rieping, soluções em gestão para marcenaria significam principalmente redução de custos, geralmente os aplicativos e as start ups têm valores mais baixos do que uma empresa tradicional. A ferramenta Conta Azul, por exemplo, consegue fazer toda a parte financeira por meio de seu sistema, o usuário consegue visualizar a empresa e trabalhar sua gestão e a melhor forma de decisão. Conta com relatórios online, consegue ter um controle financeiro, integração bancária. “É uma questão de hábito. O uso de aplicativos acaba se tornando parte do dia a dia e da rotina”, assinala a consultora.
Reportagem originalmente publicada na edição 96 da Móbile Sob Medida