Grossl ensina 10 mandamentos para colagem
Grossl apresenta 10 mandamentos da colagem perfeita com os produtos Tibebond, do qual comercializa no Brasil
Publicado em 7 de dezembro de 2022 | 11:22 |Por: Thiago Rodrigo
A colagem eficiente das peças de madeira é fundamental para o sucesso dos projetos de marcenaria e para evitar prejuízos e retrabalhos. Além de usar produtos de qualidade, como os adesivos Titebond, há uma série de cuidados na aplicação da cola. Para não errar nessa tarefa, acompanhe o passo a passo da colagem perfeita elaborado pela Grossl, parceira oficial da Titebond no Brasil.
Esquadro da peça
O esquadro precisa estar perfeito para não prejudicar a eficiência da colagem e a qualidade do móvel. Se uma das peças de madeira estiver fora do esquadro, elas não ficarão paralelas e homogêneas, impossibilitando uni-las.
Eliminar as marcas das ferramentas
O próximo passo é eliminar as marcas que a sequência de tratamento sobre a madeira provoca na superfície a ser colada. Essas marcas são as micro-ondulações na peça de madeira que se formam após o uso de plainas e de serras. Se não forem removidos, esses pequenos vãos prejudicam a colagem de uma peça na outra porque não haverá o encontro das fibras que compõem a madeira.
– Alternativa mostra seus produtos em 360 graus
Aliás, atenção às fibras soltas na madeira. Elas também criam pequenos vãos nas peças, impedindo a colagem com excelência. Depois de aplainar, lixar e preparar a madeira, você tem 24 horas para fazer a colagem. Após esse período, a umidade da própria madeira ou do ambiente pode contaminar a resina, prejudicando a fixação.
Cuidado no lixamento
O terceiro mandamento da colagem perfeita é o lixamento eficiente. Com ele, você deixará a peça equalizada, uniforme e homogênea, removendo as micro-ondulações. Atenção para não tirar a peça do esquadro durante o lixamento. A lixa ideal para esse caso deve ter entre os grãos 40 a 80. Não esqueça de tirar toda a poeira da peça, após o lixamento.
Elimine fibras soltas
Não use no seu projeto madeiras com rachaduras ou com fibras soltando. Essas peças não são indicadas para um bom processo de colagem.
Quantidade de cola
É fundamental a aplicação de uma camada fina e uniforme de cola para que a madeira absorva bem e que as duas superfícies se unam adequadamente. Para saber se a quantidade de cola usada foi adequada, junte as superfícies e coloque pressão. O ideal é supitar pequenas bolinhas na linha de colagem. Se não soltar, provavelmente foi usada pouca cola. Se escorrer, vazar, criar uma única linha de cola, você exagerou na quantidade.
Atenção: as peças não podem estar lustradas, nem polidas ou com qualquer tipo de cera ou selante. Esses materiais inviabilizam a penetração da cola na madeira.
Umidade adequada da madeira
Para a penetração ideal da cola, a madeira não pode estar muito seca, nem úmida demais. Os adesivos curam com a perda de água, conforme ocorre a sua evaporação ou absorção pela madeira. Sendo assim, o processo de secagem do adesivo fica mais lento quando o conteúdo de umidade na madeira é alto, retardando o processo de absorção e evaporação da cola. De modo geral, a umidade sugerida é de 8% a 12%.
Além disso, a umidade da madeira deve estar uniforme para assegurar uma adesão das juntas. A diferença de umidade entre uma ripa e outra não deve ser superior a 1%, caso contrário, podem ocorrer problemas de junta em degrau no pós-secagem. Com um medidor de umidade, é possível aferir a concentração de umidade por toda a madeira e verificar se a peça está estabilizada e uniforme.
Respeite o tempo em aberto da cola
O tempo em aberto é medido pelo período em que a cola é aplicada na madeira até a junção das peças. Você tem de 3 a 4 minutos para realizar essa operação. Se passar desse tempo, a cola seca e o processo de colagem não será ideal.
Pressão adequada
Não existe uma medida exata para a pressão a ser exercida no momento de colar duas peças de madeira. O que vale é o bom senso. Exerça uma pressão mínima até supitar pequenas bolinhas na superfície da linha de cola. Se pressionar demais há risco de entortar a madeira.
Respeite o tempo de prensagem
O tempo de prensagem varia de 30 minutos até 4 horas. Deve-se levar em consideração a espécie e densidade da madeira, além de fatores climáticos.
Respeite o tempo de cura
O tempo de cura para a completa absorção e evaporação da água que compõe a cola é de no mínimo 24 horas. Não faça os acabamentos ou usine a peça colada antes desse prazo, porque a cola não estará completamente seca.